Comunicadores de SC debatem o fortalecimento da imagem do setor
Brasília (30/5/17) – Profissionais de comunicação das cooperativas de Santa Catarina participaram, na última semana, da 13ª edição do Encontro de Comunicadores das Cooperativas Catarinenses. O evento, organizado pelo Sescoop/SC, ocorreu em Florianópolis, teve a duração de dois dias e contou com a participação de mais de 30 pessoas, dentre elas representantes do Sistema OCB.
O objetivo do Sescoop/SC foi promover a discussão de temas que envolvem as mais modernas técnicas de comunicação e, ainda, como essa área técnica pode ser utilizada como uma ferramenta estratégica de fortalecimento da imagem tanto das cooperativas quanto do próprio cooperativismo.
O diferencial do Encontro deste ano foram as oficinas e workshops sobre indicadores de desempenho em comunicação e storytelling, além de apresentação de case sobre sustentabilidade.
A abertura ficou por conta da instrutora Suzel Figueiredo, que abordou conceitos de indicadores de desempenho e mostrou como a área de comunicação pode mensurar resultados e realizar planejamento de ações a partir deles. Suzel promoveu uma oficina com os participantes, demonstrando modelos de indicadores e métricas para diferentes públicos, e identificando, em conjunto, caminhos para uma comunicação mais estratégica.
A palestra sobre storytelling, conduzida por Bruno Scartozzoni, abordou técnicas de contação de histórias aplicadas ao jornalismo, relações públicas, mídias sociais, publicidade e endomarketing. Ao final, Scartozzoni realizou uma atividade prática na qual os participantes tiveram que solucionar um problema de comunicação por meio das técnicas ensinadas.
No segundo dia do evento, Adelita Adiers falou sobre os conceitos e desafios da sustentabilidade, a importância e o posicionamento das cooperativas diante dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs), da Organização das Nações Unidas, e abordou as ações do Dia de Cooperar (Dia C).
O fechamento do evento contou com a participação de Raphael Vinicius Faria, profissional de comunicação e marketing do Sicoob Aracoop, de Minas Gerais, que apresentou o case “Horta Comunitária”, que ficou com o 3º lugar no Prêmio Somoscoop em 2016.
(Com informações do Sescoop/SC)