Comunicação é vital para o sucesso das cooperativas
Comunicação é vital para o sucesso das cooperativas
As cooperativas, em razão de sua origem social e de natureza democrática, necessitam de forma vital de um processo de comunicação ágil, permanente e competente. A comunicação passou, nas últimas décadas, a assumir um papel cada vez mais estratégico para o futuro das cooperativas. Essas são algumas das conclusões do 2o Encontro de Assessores de Comunicação das Cooperativas de Santa Catarina, recém-encerrado em Florianópolis, promovido pela Organização das Cooperativas do Estado de SC (Ocesc) e patrocinado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/SC).
Na abertura, o presidente do sistema Ocesc/Sescoop, Neivor Canton, destacou a crescente importância que os administradores estão dando à comunicação como recurso para manter unidos todos os elos da corrente formado por cooperados, funcionários, clientes, governo, imprensa e consumidores. Em seguida, o superintendente técnico da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Ramon Belisário, palestrou sobre a comunicação e o alinhamento institucional do sistema cooperativo nacional, atualmente formado por mais de 7.500 cooperativas e 5 milhões de associados. O modo como a sociedade percebe as cooperativas como organizações humanas e o cooperativismo como doutrina de ação coletiva foi aferido por meio de uma pesquisa que a OCB realizou em julho de 2005. A análise dessa pesquisa levou a OCB a incrementar seu plano de comunicação e a criar uma campanha nacional que, a cada ano, será editada. A primeira, veiculada neste mês, teve como tema “inclusão social e desenvolvimento”.
“A comunicação” – assinalou Belisário – “permitirá a OCB atender os quatro desafios da atualidade e que incluem a profissionalização da gestão, a formação de redes de negócios, o desenvolvimento de projetos sociais e ambientais e a educação permanente para o aperfeiçoamento de competências das cooperativas”.
O escritor, jornalista, e presidente da Associação Catarinense de Imprensa, Moacir Pereira, abordou as virtudes e pecados do Assessor de Imprensa no relacionamento com a mídia. Na visão do palestrante, uma das missões mais importantes do assessor é oferecer informações completas e relevantes para a sociedade, com rapidez e segurança, valorizando os aspectos essencialmente jornalísticos e sem adjetivação valorativa.
Ao final do evento foram discutidas novas abordagens para as edições futuras do Encontro de Assessores de Comunicação, ficando definido que a partir de 2007 será incluída a área de marketing. (Fonte: Ocesc)
"