Sicredi Sudoeste MT/PA melhora a experiência de atendimento dos associados da cooperativa com o projeto Atendimento Expresso
Contexto e desafios:
A prática surgiu da necessidade de aprimorar o serviço de Atendimento Expresso, que enfrentava problemas de perfil, rotatividade e gestão dos colaboradores responsáveis pelo atendimento. Ele foi criado para atender às demandas dos associados por um serviço mais ágil e preciso, com o objetivo de fornecer suporte em dúvidas, transações simples e rápidas, e direcionamento de atendimentos possíveis de serem solucionados via aplicativo ou WhatsApp Entreprise, proporcionando uma melhor experiência de atendimento aos associados.
Mas, mesmo após a implantação do Atendimento Expresso nas agências, notava-se que a sua atuação na prática não estava em conformidade com o projeto inicial, apresentando elevado tempo de espera do associado e, consequentemente, extensa fila para conseguir atendimento. No entanto, o Atendimento Expresso enfrentou desafios, pois a responsabilidade de designar um colaborador para o Atendimento Expresso era do gestor da agência, não havia colaboradores específicos designados para este posto de trabalho, nem mesmo um cargo e descrição específicos.
Isso resultou em colaboradores sem o perfil adequado realizando o atendimento, alta rotatividade e ausências no posto de trabalho, impactando negativamente e gerando resultados diferentes do esperado. Além do mais, os próprios colaboradores relatavam atuar sem um direcionamento e alguns tinham o sentimento de ser um local “de pouca importância”.
Além disso, outro desafio enfrentado pelo Atendimento Expresso foi a gestão do atendimento realizado neste posto de trabalho. Isso ocorreu devido à falta de indicadores, como também padrão e parâmetros de controle, o que dificultou o monitoramento e a avaliação do desempenho do serviço. Portanto, foi necessário estabelecer formas eficazes de gerenciamento do atendimento para garantir a qualidade e a eficiência do serviço prestado aos associados.
Desenvolvimento e metodologia
A partir das análises e identificação dos problemas no Atendimento Expresso, realizou-se um estudo para identificação das dores dos colaboradores, no qual notou-se um sentimento de incerteza quanto às tarefas e responsabilidades na função.
A área de Processos e Inovação analisou os dados de atendimentos registrados pelas agências, identificando que o Expresso não estava sendo efetivo o suficiente e que demandas de baixa e média complexidade, que poderiam ser realizadas de forma mais rápida, estavam sendo direcionadas para o GN do Segmento, impactando negativamente no tempo médio de espera do associado e principalmente na satisfação do atendimento. Foi estruturada, então, uma proposta que pudesse atender os diferentes cenários de atuação da Cooperativa, propondo uma quantidade de colaboradores de acordo com o modelo/ estrutura da agência (atualmente três modelos).
Posteriormente, em conjunto com a equipe de Gestão de Pessoas foi realizada a definição de um cargo específico para o colaborador responsável pelo Expresso, a partir de uma revisão dos cargos de atendimento da cooperativa, com intuito de desenvolver um novo cargo contendo os requisitos, papéis e responsabilidades determinadas para a atuação conforme o objetivo da Cooperativa. A partir disto, a equipe prosseguiu com análise de perfil dos colaboradores das agências, com intuito de verificar a compatibilidade com a função proposta e promovê-los ao novo cargo.
Realizou-se um alinhamento pela área de Processos com o Gestores da agência, para prosseguir com o lançamento do novo cargo, denominado Gerente de Atendimento. Foi realizado um evento "O colaborador promovido é você", com duração de 8h de forma online para os colaboradores promovidos e gestores, com objetivo de ressaltar a importância do cargo, atuação dos colaboradores perante a excelência no atendimento e seu impacto direto na experiência do associado. A área de Comunicação também foi envolvida neste movimento, com intuito de impulsionar a importância do cargo e sua atuação, por meio de registros do evento e divulgações em meios de comunicação internos da cooperativa.
Para garantir que o Atendimento Expresso gere os resultados esperados, como o atendimento ágil, atencioso e assertivo, foi desenvolvido em parceria com a equipe de TI- que auxiliou quanto aos dados de atendimentos, a equipe de BI - para construção de dashboards e a área de Processos – que disponibilizou a ferramenta de Gestão de Filas, contendo dados e indicadores dos atendimentos, possibilitando o acompanhamento por parte da agência e gerenciamento das informações, identificando pontos de melhorias. A ferramenta permite classificar os atendimentos realizados, tempo gasto, perfil de público e automatizando o giro de carteira, fornecendo insumos para ações de melhoria contínua.
Resultados e aprendizados
A partir da definição de modelo de Expresso por agência, definição do cargo com descrição da função, foi possível notar, por meio de depoimentos dos colaboradores, o sentimento de pertencimento maior, dos quais os próprios colaboradores desenvolvem ações com intuito de melhorar e avaliar o atendimento prestado aos associados.
Assim, foi possível melhorar a gestão de filas na agência, utilizando os indicadores e parâmetros disponibilizados, sendo possível notar a evolução no percentual de atendimentos retidos e realizados pelo Expresso. O somatório das agências da Regional apresentou mais de 40% de atendimentos realizados pelo Expresso, com tempo de espera menor que 14 minutos. Ressalta-se que há agência com percentual de atendimentos retidos no Expresso de 80,72% (agência de Breu Branco), com tempo de espera menor que 5 minutos, traduzindo a agilidade que o associado deseja.
Também se nota os resultados das mudanças realizadas através da evolução das notas de NPS, em que o associado informa sua satisfação com o atendimento realizado. Neste indicador, a Regional apresentou aumento no NPS total, em que agências apresentaram aumentos mais significativos, tais como a agência de Concórdia do Pará/PA com incremento de 8,33% e a agência de Goianésia do Pará/PA com incremento de 11,84% no NPS do último ano e 33,34% no último mês.
Os resultados também são observados pelos depoimentos dos associados, que destacam o bom atendimento e a rapidez deste. Tudo isto é um reflexo das melhorias implantadas no Atendimento Expresso.
Contato da Cooperativa
Você também tem um case ou uma história de sucesso?
Conte-nos sua história
Veja mais
Agência verde
Objetivo: Reafirmar o compromisso de responsabilidade socioambiental instalando uma agência 100% sustentável, construída com 22 contêineres, isolamento térmico, infraestrutura verde e todos os demais pré-requisitos sustentáveis. Resultados: Construção de agência sustentável. Diminuição do impacto ambiental por meio da recaptação de água da chuva. Economia por meio da geração de energia elétrica fotovoltaica.
Projeto Brasileira realiza ação apoiada pelo Sicoob Unicentro Br
O Projeto Brasileira é um movimento inspirador que busca dar voz e visibilidade às diversidades do universo feminino. Por meio do cooperativismo, mulheres se unem para inspirar e apoiar umas às outras. É um movimento de força e união, promovendo a solidariedade e a colaboração entre mulheres por meio da realização de diversos eventos solidários.
Água de beber e gerar energia
Estado: Rio Grande do Sul Ação: Projeto Água Viva ODS: Objetivo 6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos Objetivo 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade Resultados Esperados: Promover a preservação e recuperação de nascentes na área de atuação da cooperativa Mobilizar os cerca de 200 estudantes que participarão do projeto para serem "agentes de transformação" em suas comunidades Realização de uma Feira de Conhecimento onde os estudantes poderão mostrar o que aprenderam sobre a importância de preservar as nascentes da região onde vivem. Contribuir para o desenvolvimento social e econômico das comunidades onde atuamos
Para atender mercado de lácteos, Coopmetro investe no transporte de amostras de qualidade do leite
Com o foco em expandir os negócios, a Coopmetro decidiu investir no transporte de amostras de qualidade do leite e torná-lo ainda melhor. A cooperativa contou com a ajuda de uma Central de Cooperativas Agropecuárias e parcerias com laboratórios credenciados à Rede Brasileira de Qualidade do Leite para desenvolver a logística do transporte e capacitar cooperados.