Unimed BH cria Centro de Serviços Compartilhados para aprimorar a eficiência, reduzir custos e melhorar a qualidade dos serviços

Imagem Destaque

2023
Sudeste
Saúde
Não
Unimed Belo Horizonte Cooperativa de Trabalho Médico - Unimed-BH
5193
5671
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão
Gestão
O Centro de Serviços Compartilhados (CSC) da Unimed-BH visa aprimorar a eficiência, reduzir custos, melhorar a qualidade dos serviços, além de permitir que as unidades se concentrem em suas atividades principais (assistência ao cliente/paciente), impulsionando assim a competitividade e a garantia do atendimento. Consiste em centralizar em sistema as solicitações de serviços da empresa, de forma padronizada e ágil.

Contexto e desafios

O crescimento da Unimed-BH gerou a implantação de unidades assistenciais e setores onde, individualmente, cada uma criava a sua forma de ser acionada, seja por implantação de sistemas, criações de regras exclusivas, formulários etc.

O processo e as formas de acesso não estavam bem definidos, gerando dificuldades para solicitação de serviços por outras áreas.

Desenvolvimento e metodologia

Após alguns estudos, decidiu-se pela centralização dos serviços possíveis e de uma ferramenta única para abertura de tickets, gerenciando-se o tempo de execução, bem como o quantitativo de chamados por fila (SLA - Service Level Agreement), através de painéis em tempo real.

Este sistema apresenta uma hierarquia de aprovação para os chamados, criando uma responsabilização para as solicitações. As interfaces foram reduzidas e foram interligados os solicitantes diretamente com o colaborador responsável por dar andamento ao chamado (Manutenção Predial e Biomédica, Administração de pessoal, Cadastros e muitos outros).

Atualmente, é utilizado um sistema de Service Now para gerenciar estes chamados com mais assertividade, agilidade e segurança.

A implantação deste sistema foi dividida nas seguintes etapas:

1 – Avaliação no mercado dos sistemas disponíveis para definir o melhor custo-benefício.

2 – Realização de mapeamento de todos as modalidades (Tickets) que justificassem e seriam possíveis de serem implantadas.

3 – Priorização e aprovação das modalidades a serem implantadas.

4 – Elaboração dos fluxos e SLAs de cada modalidade.

5 – Desenvolvimentos das modalidades no sistema escolhido.

6 – Testes e liberação para utilização. 

Na sequência será apresentado um exemplo de Modalidade no Portal de Serviços, referente ao cadastro de fornecedores, onde os Solicitantes iniciam o processo preenchendo os dados no Portal e submetem o chamado para área de cadastro de fornecedores. O Atendente da área analisa se os dados estão preenchidos corretamente. E caso haja alguma pendência, ele envia uma mensagem pelo Portal para o Solicitante informando quais documentos devem ser enviados.

Após o recebimento de toda a documentação e os dados devidamente preenchidos e corretos, o atendente dá o aceite ao chamado, e neste momento, o Portal de Serviços faz a carga dos dados nos dois ERPs da UnimedBH e envia os anexos para o sistema de guarda documental.

Ganhos do processo:

Antes

Depois

Ganho

Os Solicitantes tinham de perguntar na área de cadastro quais documentos eram necessários.

Durante o preenchimento dos dados do fornecedor, são solicitados os dados e os documentos, o que orienta os solicitantes sobre a documentação necessária.

Redução de uma fase de perguntas com o preenchimento direto no sistema

Atendente respondia o e-mail com as informações necessárias

Solicitante envia por e-mail o pedido de cadastro para a área.

Solicitante Emite chamado

 

Atendente recebe documentação e analisa os documentos recebidos.

Atendente analisa se os dados lançados e se os documentos enviados estão ok.

 

Caso aprovado, Atendente preenche todos os dados nos ERPs da UnimedBH.

Caso aprovado, o Atendente clica em Importar. Os dados e documentos são transferidos para os dois ERPs e o Sistema de Guarda de Documentos.

Não há a necessidade dos atendentes digitarem novamente os dados dos fornecedores e enviar os anexos para a guarda de documentos.
Ganho de tempo e assertividade.

Atendente envia os documentos para áreas de digitalização de documentos por e-mail.

Área de Digitalização carrega os documentos no sistema de Guarda de Documentos.

Automaticamente o sistema importa os documentos para o sistema de Guarda de Documentos.

Eliminou-se uma etapa da equipe da Guarda de Documentos.

Resultados e aprendizados

Ao consolidar as funções de suporte foram reduzidos custos operacionais significativos. Isso ocorre através da eliminação de redundâncias, da padronização de processos e da implementação de melhores práticas.

O CSC centraliza atividades operacionais, o que melhora a eficiência e reduz a duplicação de esforços com economias de escala. Isso resulta em um processo mais rápido e consistente, melhorando a qualidade e o tempo de respostas. Além de possibilitar maior segurança e rastreabilidade dos chamados.

Ao transferir funções de suporte para o CSC, os recursos e talentos foram liberados para se concentrarem em atividades centrais e estratégicas.

Após a implantação desta metodologia, também foram percebidos os seguintes benefícios:

  • Facilidade de localização das solicitações de serviços em toda a empresa, indiferente da localização da unidade;
  • Padronização das solicitações e atendimentos;
  • Controle do tempo de atendimento, para promover a melhoria contínua dos chamados;
  • Atualizações dos formulários dos chamados sem a necessidade de divulgação;
  • Direcionamento correto dos chamados para os executores dos atendimentos;
  • Redução de tempo de atendimento, com o envio para alguns fornecedores dos acionamentos de serviços;
  • Implantação de fluxos complexos como, por exemplo, o de Solicitação de contratos, com os registros das aprovações técnicas, jurídicas e dos gestores, feitos em cada etapa do processo sendo arquivados e gerando, no final, um histórico de todas as decisões acordadas;
  • Possibilidade de acompanhamento dos chamados pelos Solicitantes;
  • Redução de ligações e envio de e-mails entre áreas para solicitar serviços.

Contato da Cooperativa

gisele.marques@unimedbh.com.br

thales.carmo@unimedbh.com.br

Você também tem um case ou uma história de sucesso?

Conte-nos sua história

Consectetur adipiscing elit. Suspendisse fermentum quam ut efficitur scelerisque. Ut ultricies diam vitae risus mattis finibus. Sed nibh ante, commodo ut est a, fermentum consectetur purus.Integer lacinia elementum ligula, at egestas elit volutpat sed.

Phasellus maximus ornare porttitor. Morbi non malesuada mauris. Integer elementum, arcu ut tristique consequat, ligula ipsum tristique risus, sit amet pulvinar dolor orci vitae lorem. Praesent in nisl in sapien tristique ultrices a eu enim. Maecenas aliquet, tortor vitae tristique auctor, metus tortor semper arcu, in commodo magna ligula vitae felis

Veja mais

Produção sustentável para manter a floresta em pé
ESGCOOP

Produção sustentável para manter a floresta em pé

Objetivo: Promover e fortalecer as ações de cidadania em áreas ribeirinhas no interior do estado do Amazonas, contribuindo para a preservação da Floresta Amazônica e para melhoria da qualidade de vida das famílias cooperadas. Resultados: Aumento da produtividade: 4 toneladas para 12 toneladas de cacau silvestre. Registro exato dos custos da safra produtiva do cacau silvestre. Melhoria da renda dos cooperados: crescimento de 8% pago às quebradoras, 11% pago aos cooperados comuns e 14% pago aos cooperados com certificação. Agregação de valor com a certificação da produção florestal. Apoio aos núcleos produtivos e associações de moradores e produtores agroextrativistas. Redução do êxodo rural.

Coopfam lidera desenvolvimento da economia circular do café
ESGCOOP

Coopfam lidera desenvolvimento da economia circular do café

Região: Sudeste Categoria: Resíduos Sólidos Ação: Integração da cafeicultura à economia circular, com base no reuso, reciclagem e destinação adequada dos resíduos decorrentes da atividade agrícola. ODSs: 2 - Fome zero e agricultura sustentável 11 - Cidades e comunidades sustentáveis 12 - Consumo e produção responsáveis Resultados: Os resíduos orgânicos gerados na indústria cafeeira da Coopfam são usados pelos produtores cooperados no processo de adubação de suas terras. Materiais recicláveis são coletados e destinados à usina local de reciclagem. Resíduos que não podem ser reutilizados ou apresentam risco de contaminação ao ambiente têm a destinação adequada. Lixo eletrônico é comercializado para empresas especializadas, gerando recursos para outras aplicações ambientais.

Viacredi: pequenas ações podem transformar o mundo
ESGCOOP

Viacredi: pequenas ações podem transformar o mundo

Estado: Santa Catarina Ação: Gestão de Resíduos ODS: 12 - Consumo e produção sustentáveis Resultados: Destinação de 41 toneladas de resíduos para reciclagem Compra de 3 mil livros com recursos da venda de materiais recicláveis Conscientização de boas práticas ambientais e capacitação sobre separação de resíduos para colaboradores Redução do uso de 4 mil copos descartáveis por dia durante campanha “Dia sem copo” Doação de 90 quilos de tampas plásticas para instituição social

Unimed Vitória reestrutura Escritório de Projetos para otimizar execução do planejamento estratégico
Prêmio Somos Coop Excelência em Gestão

Unimed Vitória reestrutura Escritório de Projetos para otimizar execução do planejamento estratégico

A partir do redesenho do Escritório Corporativo de Projetos, a Unimed Vitória melhorou a priorização dos projetos a serem desenvolvidos, reduziu perdas no orçamento e aprimorou o controle dos processos.