cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor • cooperativas constroem um mundo melhor

Trabalhos acadêmicos

Título
Problemas Percebidos Pelos Professores Na Docência Em Administração
Autores
  • Rafael Araújo Sousa Farias
  • Marcelo Machado de Freitas
  • Jonatas Dutra Sallaberry
  • Fabrícia Silva da Rosa
  • João Barbosa França
Ano da Publicação
2018
Idioma da Publicação
Português
Revista Publicada
Revista de Ensino e Pesquisa em Administração e Engenharia–REPAE, 4 (2)
Resumo
O objetivo da presente pesquisa é identificar a relevância sobre como os problemas da docência são percebidos pelos professores de Administração. A literatura apresenta muitos trabalhos que debatem as dificuldades dos docentes no exercício da profissão e, para a condução da presente pesquisa, destaca-se a colaboração advinda dos estudos de Veenman (1984), Huberman (2000) e Araújo et al. (2015). Para alcançar o objetivo proposto, optou-se pela Pesquisa Empírica com metodologia survey, pela qual formulouse um questionário eletrônico que foi enviado para 378 docentes do curso de Administração de diversas universidades do Brasil, obtendo-se 68 respostas. Pôde-se evidenciar que o tempo e a experiência acumulados da docência em Administração minimizam os problemas percebidos na prática docente ao longo dos anos. Foram apontadas como as principais dificuldades: (i) a falta de motivação discente; ii) a quantidade de trabalho administrativo; e iii) a falta de tempo. A percepção sobre esses problemas varia conforme o perfil dos docentes, ou seja, conforme a fase do ciclo profissional em que se encontra, a sua vinculação com a instituição, a sua titulação, ser ou não de dedicação exclusiva e a sua formação pedagógica. Conforme os resultados encontrados, compreende-se que uma formação pedagógica complementar é importante para diminuir os problemas percebidos pela prática docente. Por fim, ressalta-se que uma das limitações da pesquisa se deve à característica da amostra, pois 16,2% dos respondentes eram de Instituições de Ensino Superior privadas, o que limita a generalização dos resultados encontrados.
Administração
Dificuldades
Docência
Formação Pedagógica