Castrolada apoia campanha de arrecadação
A responsabilidade social, seja por parte das pessoas ou de instituições, passou a ganhar ainda mais importância no cenário global nos últimos dois anos por conta da pandemia causada pela Covid-19. Sendo assim, o foco do Dia C – Dia de Cooperar – não poderia ser outro neste momento que se não o fortalecimento de ações para o combate ao coronavírus e suas implicações, sejam elas físicas ou emocionais.
Pensando nisso, a Cooperativa Castrolanda participou de uma série de ações alusivas ao Dia C, ao lado de instituições parceiras. O movimento é organizado nacionalmente pela Organização Brasileira das Cooperativas (OCB) e conta com a ajuda das unidades estaduais e de diversas entidades envolvidas no meio para desenvolver trabalhos de responsabilidade social. A proposta deste ano coloca em prática e reforça as ações do cooperativismo e busca auxiliar a sociedade a minimizar os impactos da pandemia a partir do voluntariado.
Uma delas é a campanha Cuidar, Envolver e Amar, realizada pela Castrolanda com o apoio da Associação de Funcionários da cooperativa, a AFCC. A proposta teve início em 2020 e ganhando corpo e se intensificando por conta da pandemia.
“Começamos com uma arrecadação de cestas básicas e kits higiene entre nossos colaboradores e parceiros e, naquele primeiro momento, a campanha acabou atendendo algumas necessidades. Mas a pandemia foi se agravando, as necessidades mudaram e por isso retomamos as tarefas – desta vez de uma maneira mais robusta. O objetivo é arrecadar R$ 2 milhões para auxiliar no combate à Covid-19”, explica o Analista de Cooperativismo, William Santos. A campanha segue até o mês de setembro, convertendo o valor arrecadado em doações de oxigênio, material hospitalar, cestas básicas e kits de higiene. A cooperativa doou R$ 1 milhão para o projeto.
Discussões e palestras
Historicamente o Dia C é uma data marcada pela realização de ações físicas de voluntariado em prol da comunidade. A pandemia fez com que os trabalhos ganhassem novos rumos desde o ano passado, segundo a Supervisora de Relacionamento com o Cooperado da Castrolanda, Roselia Gomes da Silva.
“Com isso, hoje percebemos várias ações de arrecadações e programações on-line que instigassem os participantes a melhorar as relações com as pessoas mais próximas, seguindo a proposta principal do Dia C: ‘Atitudes Simples Movem o Mundo’. Não precisamos reinventar a roda, mas sim realizar atitudes básicas que vão impactar as pessoas a nossa volta”, explica Roselia.
Na última quinta-feira, 01 de julho, a Castrolanda esteve ao lado de outras cinco cooperativas – Agrária, Capal, Frísia e Sicredi Campos Gerais e Novos Horizontes – realizando uma palestra online com o psicólogo Marcos Meier – especialista em discussões que envolvem o aprendizado de crianças e a relação entre família e escola.
“Olhando para atitudes simples, pensamos: os professores têm passado por grandes dificuldades neste mesmo momento de pandemia. Essa mudança na rotina os deixou bastante cansados e reconhecemos a importância dos professores, por este motivo propomos uma palestra com o renomado psicólogo Marcos Meier, que buscou trazer este entendimento e resgatar a autoestima da pessoa que está na linha de frente nas escolas”, conta Roselia.
A segunda palestra, também on-line, aconteceu no sábado, 3 de julho – o Dia de Cooperar. O palestrante Marcos Piangers trouxe discussões sobre as relações familiares e a escolha por aquilo que realmente é importante na relação – outro ponto que acabou sendo deixado de lado por conta da pandemia.
Sobre a Castrolanda
O compromisso com a transformação faz parte do DNA da Castrolanda. Uma cooperativa que transforma vidas, negócios e a comunidade ao redor. Com sete décadas anos de história, a Cooperativa Castrolanda é formada por mais de 1100 cooperados no Estado do Paraná e interior de São Paulo.
Com 4,5 bilhões de reais de faturamento e aproximadamente 3700 colaboradores, possui unidades de negócios divididas em operações agrícola, carnes, leite, batata e administração e industrial - carnes, leite e batata.
O objetivo das áreas de negócio é coordenar, desenvolver e fomentar as atividades dos cooperados, seguir presente em todos os elos da cadeia produtiva, agregar valor através das indústrias e crescer com sustentabilidade. (Fonte: Castrolanda)