Educação cooperativista ajuda escola em Franca a ultrapassar meta do Ideb

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A educação cooperativista, que prioriza o desenvolvimento do aluno como ser humano e não a competição de notas entre os estudantes, tem surtido efeito em algumas cidades do interior de São Paulo, como em Franca. Exemplo disso é a escola EMEB Sueli Contini, que atingiu em 2009 a meta do Ideb (índice de Desenvolvimento da Educação Básica) para 2011, estipulada em 6.0. O índice da escola verificado no ano passado foi de 6.6.
 
A diretora, Fernanda Moreno Peres, também atribui o resultado aos ensinamentos cooperativos vivenciados no dia-a-dia nas salas de aula e que foram trazidos pelo programa Cooperjovem, realizado desde 2008 pelo Sescoop/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em São Paulo). O objetivo é levar a prática da cooperação e o ensino do cooperativismo em escolas públicas. Para tal finalidade, o Cooperjovem forma educadores do ensino fundamental e gestores de cooperativas para que elaborem e executem projetos educacionais cooperativos nas escolas dos municípios onde estão localizadas. Atualmente, é realizado em Franca e Votuporanga.
 
Em Franca, as cooperativas parceiras Cocapec, Credicocapec, Coonai e Unimed Franca iniciaram em 2008 o Cooperjovem na EMEB Sueli Contini, com o tema da educação ambiental. A partir daí, as ações cooperativistas na escola não pararam mais. Um dos frutos é o hino da escola “Cooperjovem Hit”, elaborado a partir de uma gincana com alunos do 5º ano, que também leva como tema a cooperação.
 
Além das ações com os alunos, o Cooperjovem transformou até mesmo a forma dos professores lidarem com os estudantes em dificuldade de aprendizado. “Por meio dos conceitos do cooperativismo, discutimos com os alunos sobre a melhor forma de todos ajudarem um colega de sala que tenha dificuldades em alguma matéria. Assim, a cooperação com o próximo passa a ser muito mais valorizada que a competição”, diz a diretora, que comemora a inclusão da educação cooperativista no planejamento e projeto político pedagógico escolar.
 
A próxima ação do programa Cooperjovem na EMEB Sueli Contini será ampliar o envolvimento das comunidades com a educação cooperativista. “Queremos que as famílias dos nossos alunos também se integrem com os conceitos do cooperativismo, para que a cooperação faça parte da vida dos estudantes, em todas as esferas”, explica Fernanda. (Fonte: Ocesp)
 

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