Vencedores do Prêmio Cooperjovem fazem imersão na história do cooperativismo

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Porto Alegre (12/12) - Logo após serem premiados em cerimônia realizada em Brasília na última terça-feira, os seis alunos e três professoras vencedores da edição 2013 dos prêmios Redação e Professor - respectivamente - do programa Cooperjovem seguiram em viagem ao Rio Grande do Sul.

Como parte da premiação, o passeio foi cuidadosamente planejado para oferecer a eles uma verdadeira imersão na história do cooperativismo brasileiro. Para isso, o destino escolhido foi o município de Nova Petrópolis, distante cerca de 150 km da capital gaúcha. Lá nasceu a cooperativa de crédito mais antiga e em funcionamento no País até hoje: a Sicredi Pioneira.

A primeira parada do grupo foi na comunidade de Linha Imperial, onde se localiza a Cooperativa Escolar dos estudantes da Escola Estadual Padre Amstad (Cooeamstad). Nela, alunos do ensino fundamental se uniram para atuar no ramo da confecção de biscoitos caseiros. Em seguida, partiram para a Cooebompa - Cooperativa Escolar dos Estudantes da Escola Bom Pastor, onde, desta vez, foram recebidos por alunos do ensino médio que atuam com artesanato.

Em ambas as cooperativas, o modelo inovador de projeto pedagógico é sinônimo de sucesso total e absoluto. Segundo diretores dos colégios, inclusive o rendimento escolar das crianças e adolescentes em sala de aula foi melhorando após a constituição das cooperativas.

"Foi incrível ver como os alunos se envolvem com o projeto", declarou a professora Daniela Benedet, uma das vencedoras. Para a gerente de Promoção Social do Serviço Nacional d Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Maria Eugênia Borba, o mais interessante é a interdisciplinaridade, trabalhada de forma transversal nas escolas.

"Ao redigir uma ata de reunião, os alunos estão estudando português; ao exercerem a contabilidade da cooperativa, estão colocando em prática a matemática e assim por diante, além de diversos outros conhecimentos. É um crescimento pedagógico sem preço", afirma a gestora.

Ainda segundo Eugênia, a ideia não é replicar o modelo visitado, mas sim aprender com as boas práticas aquilo que pode ser inserido na execução do programa Cooperjovem: "A metodologia da pedagogia por projetos é algo maravilhoso e que, sem dúvida, podemos aproveitar. Essa é a nossa expectativa com relação a este grupo de professores que trouxemos para cá e os demais que já desenvolvem o programa em seus estados".

No período da tarde, o grupo foi recebido na sede da Sicredi Pioneira, onde os participantes tiveram uma visão detalhada sobe o trabalho do padre Theodor Amstad, fundador da cooperativa, ai da no século XIX. "Impressionante!", exclamou entusiasmada uma das jovens vencedoras.

Ao longo desta quinta-feira, o grupo terá a oportunidade de conhecer e visitar, também, a sede da primeira faculdade de cooperativismo, a ESCOOP, localizada em Porto Alegre.

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