Inovação é receita infalível para futuro dos negócios
Brasília (25/11/2021) - A adoção de plataformas digitais nos mais diversos ramos de negócios tem crescido exponencialmente nos últimos anos. Estudo da consultoria McKinsey, por exemplo, prevê um aumento de 28% da receita global desse modelo de negócios até 2025. Atualmente, elas detêm um economy share de 2%.
A tendência também vem sendo adotada pelas cooperativas que aproveitam a oportunidade para se posicionarem na economia digital, principalmente nesse momento de pandemia vivenciado em todo o mundo.
E foi para falar sobre soluções digitais adotadas pelas cooperativas e que contribuem parar transformar o agronegócio brasileiro que a coordenadora de Inovação do Sistema OCB, Samara Araujo, participou nessa quarta-feira (24) de live promovida pelo Canal Rural como parte do projeto Agronomia Sustentável.
“Investir em inovação, aliada a intercooperação e a sustentabilidade, é uma receita infalível para o futuro dos negócios. Esse tem sido o caminho cada vez mais adotado por quem quer se destacar no mercado e será ainda mais recorrente nos próximos meses”, afirmou a coordenadora.
De acordo com ela, a cultura da inovação precisar estar “constantemente pulsando” e ser vista como parte das premissas básicas de qualquer empreendimento. “Seguir na busca por melhorias é fundamental. É preciso destacar que inovação não é necessariamente disruptiva. A inovação incremental, aquela do dia a dia, também é essencial para se manter relevante”.
Ainda segundo Samara, a agilidade é outra característica importante da atualidade. “Muitas vezes você tem uma boa proposta, mas a burocracia acaba atrapalhando o desenvolvimento e quando percebe, seu concorrente já fez melhor. Por isso, agilidade, jogo de cintura e flexibilidade são aliados imprescindíveis da inovação”.
O head comercial e marketing da paranaense Supercampo, Diego Zardo, também participou da live. Ele detalhou a ferramenta de marketplace voltada para o agronegócio desenvolvida pela cooperativa para aproximar cooperados e lojistas, com soluções de produtos e serviços, um case de sucesso em inovação. “As plataformas digitais transformam ações, deixam tudo mais ágil. E é justamente esse o nosso objetivo: facilitar a vida dos mais de 80 mil cooperados que atendemos atualmente”, afirmou.
Para Diego, o modelo de negócios cooperativista é o único capaz de proporcionar um ecossistema completo de inovação, sustentabilidade e governança para atender o campo, principalmente no que diz respeito ao pequeno produtor. “O Brasil produz cerca de 200 milhões de toneladas de alimentos por ano. Pelo menos 50% disso vem das cooperativas. O pequeno produtor não estaria onde se encontra atualmente, sem o suporte desse modelo que já nasce sustentável e oferece capacitação, assistência e todos as demais assessorias necessárias para se desenvolver e se manter no mercado”.
A live promovida pelo Canal Rural encerrou a segunda temporada do projeto Agronomia Sustentável que reúne também documentários e reportagens para aprofundar os rumos do agronegócio no Brasil.
Para conferir a live na íntegra, clique aqui.
E para saber mais sobre como funcionam as plataformas de negócios digitais no cooperativismo, confira a matéria no InovaCoop.