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Brasília (3/9/21) – O desenvolvimento profissional é uma das estratégias adotadas por quem quer se destacar no mercado de trabalho. E o Sescoop, por meio da Capacitacoop, maior plataforma de desenvolvimento profissional do cooperativismo brasileiro, acaba de ser credenciado como instituição capacitadora pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e suas regionais.
O credenciamento possibilita que os cursos EAD – aqueles inscritos e credenciados pelo Sistema CFC –, sejam pontuados no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC). Na prática, todos os profissionais da área contábil podem fazer um dos cursos disponíveis na plataforma e melhorar sua pontuação de desenvolvimento profissional.
Os cursos credenciados são:
Curso |
Carga horária |
Pontuação PEPC |
Governança Cooperativa - Princípios e Boas Práticas |
4 horas |
4 |
Tributação de Cooperativas para Dirigentes |
12 horas |
12 |
Tributação de Cooperativas para Contadores |
14 horas |
14 |
Contabilidade de Cooperativas para Dirigentes |
14 horas |
14 |
Contabilidade de Cooperativas para Contadores |
14 horas |
14 |
OBRIGATORIEDADE
A contabilidade exige profissionais que buscam constantes atualizações, afinal é uma área que sempre envolve mudanças na legislação e nas obrigações a serem entregues. Por isso, a Norma Brasileira de Contabilidade NBC PG 12 passou a exigir legalmente a atualização de profissionais do setor contábil com a Educação Profissional Continuada, a EPC.
PÚBLICO-ALVO
- Profissionais inscritos no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do CFC, exercendo, ou não, a atividade de auditoria independente.
- Profissionais registrados na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), inclusive sócios, exercendo, ou não, atividade de auditoria independente, responsáveis técnicos e demais profissionais que exerçam cargos de direção ou gerência técnica, nas firmas de auditoria registradas na CVM.
- Profissionais que exercem atividades de auditoria independente nas instituições financeiras e nas demais entidades autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil (BCB), na função de responsável técnico, diretor, gerente, supervisor e qualquer outro integrante, com função de gerência, da equipe envolvida nos trabalhos de auditoria.
- Profissionais que exercem atividades de auditoria independente nas sociedades seguradoras, resseguradoras, de capitalização, nas entidades abertas de previdência complementar reguladas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e nas entidades de previdência complementar reguladas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) na função de responsável técnico, diretor, gerente, supervisor e qualquer outro integrante, com função de gerência, da equipe envolvida nos trabalhos de auditoria.
- Profissionais que exercem atividades de auditoria independente de entidades não mencionadas acima, como sócio, responsável técnico ou em cargo de direção ou gerência técnica de firmas de auditoria e de organizações contábeis. Estão incluídas nessa obrigação as organizações contábeis que tenham explicitamente em seu objeto social a previsão de atividade de auditoria independente.
MAIS DETALHES
Para acessar os cursos disponíveis da plataforma Capacitacoop, é só clicar aqui:
- Certificado: todos os certificados indicam a pontuação do PEPC.
- Eles trazem: linguagem acessível, foco nas especificidades do cooperativismo e rigor na utilização de fontes de referência científica.
- Prazo para realização: após o início do treinamento, o aluno terá 30 dias corridos para finalizar.
Brasília (26/8/21) – A Embrapa Gado de Leite e parceiros da iniciativa privada, como a OCB, lançam nesta sexta-feira (27/8), às 10h, o Silo - Inovação Aberta, um hub que pretende inaugurar uma nova fronteira na pesquisa científica da cadeia produtiva leiteira. O evento, que contará com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Embrapa no YouTube, terá como foco o lançamento do projeto e, também, de uma série de inovações implementadas no Campo Experimental de Coronel Pacheco. Além de autoridades da Embrapa, o evento também contará com a participação do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, e da coordenadora da instituição, Samara Araujo.
O Silo é fruto de uma parceria público-privada entre Embrapa e algumas gigantes do mercado como Microsoft, TIM Brasil, Nestlé do Brasil, Belgo Bekaert, IS Brasil, além da OCB e a aceleradora corporativa Neo Ventures. Sua criação se pauta na busca por soluções para o agronegócio brasileiro, por meio de Inovação Aberta, reunindo competências colaborativas de empresas e instituições, para gerar impacto zero em termos de emissão de gases do efeito estufa, para reduzir as desigualdades sociais em todas as suas dimensões e para assegurar ganhos econômicos aos stakeholders envolvidos com a produção de alimentos, energia e fibras.
“Nenhuma grande empresa faz inovação hoje em dia. Uma grande empresa tem tantos controles que ela mata a inovação. Por isso, ela tem que contratar jovens que pensam fora da caixa”, explica o chefe geral da Embrapa, Paulo Martins. O hub de inovação permitirá a conexão de startups com empresas líderes de tecnologia da informação e comunicação, uma aceleradora, agentes do agronegócio, investidores e todo o corpo técnico da Embrapa Gado de Leite, além das melhores universidades brasileiras.
“Um dos exemplos de aplicabilidade do Silo é o da Nestlé do Brasil. A organização tem o compromisso global de neutralizar as emissões de carbono de suas operações até 2050. Como a Nestlé vai levar seus produtos para a casa das pessoas emitindo carbono zero? As startups estão aí para encontrar essas soluções e o Silo é a grande ponte entre as partes”, esclarece Paulo do Carmo Martins.
COMO VAI FUNCIONAR
O primeiro passo do processo é o challenge, seguido de um workshop para levantamento de desafios e dores internas da empresa, evoluindo para a etapa de categorização e priorização das situações levantadas. A partir dessas informações, é realizada uma chamada pública para a apresentação de rotas de solução para os desafios propostos, seguida de um hunting feito com base no banco de dados da Neo Ventures.
É feita então uma triagem buscando as três melhores rotas de soluções apresentadas e, posteriormente, um bootcamp, para o refinamento da solução entre a startup e a empresa. Na sequência, é desenvolvida uma POC (Prova de Conceito) para verificação da viabilidade da solução. Em caso de validação, o negócio é fechado entre a startup e a empresa demandante. Neste ponto do projeto, existem possibilidades de compartilhamento de resultados durante a trajetória de desenvolvimento e da comercialização com as empresas participantes da iniciativa (Roadshow).
Na reta final, são executadas as etapas de aceleração, com indicação de startups para o programa de aceleração do Silo, e de mentorias com a participação ativa no processo de desenvolvimento das startups indicadas. Fecham a cadeia do programa de inovação às etapas de investimento, na qual é possível aplicar recursos nas startups, e a da colheita dos resultados e soluções desenvolvidas.
FAZENDA 4.0
Além da inauguração do Silo, localizado na sede da Embrapa Gado de Leite em Juiz de Fora em uma unidade com 1.400 m² de área, também ocorrerá o lançamento de uma série de inovações tecnológicas instaladas no Campo Experimental de Coronel Pacheco. As instalações compõem conceitualmente a “Fazenda 4.0” - derivado de Indústria 4.0 - que permitirão ao complexo abrigar os instrumentos necessários para os trabalhos de pesquisa do hub.
Entre as novidades estão as quatro infovias de cabos de fibra ótica, que cortam todo o Campo Experimental, em um total de 9 km, cujos sinais difundem nas áreas de experimentos por meio de antenas de wireless. Sob a ótica da internet das Coisas (IoT), o projeto eleva a pesquisa para uma outra dimensão ao tornar digitais os projetos de pesquisa relacionados à forrageiras e aos plantios de grãos, além de possibilitar a expansão dos experimentos com máquinas, animais no campo e a interação destes com as plantas.
Outros dois lançamentos agendados para o dia são o das placas fotovoltaicas, que alimentarão o primeiro e único Compost Barn instalado em ambiente de pesquisa do país, e a primeira cerca de Biosseguridade em produção de leite, fixada no entorno do composto. (Fonte: Embrapa Gado de Leite)
Brasília (24/8/21) – Inovação! Mais do que algo para pensar depois, essa é uma grande estratégia de mercado para atrair e manter clientes satisfeitos e, claro, conquistar mais e mais mercados. É pensando nisso que o Sistema OCB realizará, entre os dias 13 e 17 de setembro, a Semana InovaCoop, cheia de conteúdos exclusivos que prometem agregar muito valor ao dia a dia das cooperativas do país. Além de palestras, workshops e apresentação de cases, o evento também contará com alguns lançamentos. Para saber mais detalhes acesse o site da Semana InovaCoop: https://semanainova.coop.br
PROGRAMAÇÃO
13/9 SEGUNDA - 14h30 às 16h
Palestra: Competitividade e inovação
Convidado: Maurício Benvenutti
Nosso convidado vem do Vale do Silício para falar da importância da inovação como estratégia. O que fazer para o negócio de sua coop não ficar obsoleto, como desenvolver uma atitude empreendedora e manter-se competitivo num mundo com transformações exponenciais.
14/9 TERÇA - 16h30 às 18h
Palestra: O cooperativismo de plataforma no Brasil
Convidado: Mario de Conto
Na aula inaugural do curso Cooperativismo de Plataforma o professor Mário de Conto mostrará todo potencial desse modelo de negócios para quem já é coop e para quem quer se tornar coop.
15/9 QUARTA - 16h30 às 17h30
Mesa redonda: Transformação digital e novos canais para o cooperativismo agropecuário
Convidados: Marco Fava Neves – Doutor Agro
Leandro Angotti Guissoni - Professor da FGV
Murilo Boccia - Diretor da Natura
Esta mesa redonda vai discutir como a transformação digital impactou o agro. O desenvolvimento dos marketplaces e as transformações na gestão e comunicação.
16/09 QUINTA - 16h às 18h
Workshop: Comunicação e engajamento
Convidado: Mario Rosa
Num contexto acelerado, com multitarefas e um bombardeio constante de informações por todos os lados, é cada vez mais difícil prender a atenção das pessoas. Como inovar na comunicação e gerar engajamento? Como ser relevante em meio à disputa de atenção? Essas questões serão trabalhadas no workshop.
17/9 SEXTA - 10h30 às 12h
Palestra: Construir Futuros
Convidado: Tiago Mattos
O futuro projetado traz impactos nas ações do presente, orientando nossos planejamentos e decisões. Lideranças e times orientados para o futuro reforçam o poder da cooperação para essa construção.
CONEXÃO COM STARTUPS
Um dos momentos mais aguardados da Semana InovaCoop são os pitches das startups, ocasião em que as cooperativas participantes do programa InovaCoop Conexão com Startups vão avaliar as startups selecionadas para solucionar os desafios propostos pelas coops (leia mais aqui).
Durante todos os dias da semana as startups vão se apresentar para as cooperativas. As melhores soluções serão escolhidas para serem executadas pela startup em parceria com as coops. E mesmo se sua coop não estiver no programa será possível acompanhar os pitches. Uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais do ecossistema de inovação!
Brasília (23/8/21) – Se você quer começar uma carreira no cooperativismo, o momento é agora. O Sistema OCB acaba de lançar os nove cursos gratuitos do Programa Universitário Cooperativo, que tem por objetivo qualificar os jovens que desejam estagiar em cooperativas de qualquer ramo. O programa nasceu no Sescoop/PR e tem por objetivo disseminar os princípios cooperativistas no ensino superior, por meio da interação entre cooperativas e universidades.
O público-alvo são estagiários entre 19 e 25 anos, de áreas diversas, com pouco conhecimento de mercado e que atuam ou vão atuar em cooperativas de diversos ramos. O jovem poderá realizar os cursos avulsos, conforme interesse no tema, ou poderá realizar todos os nove cursos gratuitos no formato de trilha. Em ambos os casos o jovem receberá certificado de conclusão. Os cursos são oferecidos na modalidade EAD, disponível na plataforma CapacitaCoop.
APRENDIZADO
Cada curso proporcionará aos estagiários uma visão do que é o cooperativismo e, também, sobre o desenvolvimento de competências que poderão ser aplicados no caminho escolhido. O programa oferece os seguintes cursos:
- Cooperativismo
- Gerenciamento de Projetos
- Inovação e Criatividade
- Governança Cooperativa
- Inteligência Socioemocional
- Comunicação e Pensamento Crítico
- Liderança
- Práticas de Negociação
- Design de Carreira
JORNADA DO ALUNO
A carga horária de cada curso é 8h, exceto o curso de Gerenciamento de Projetos (16h). os nove cursos possuem uma carga horária total de 80h. Ao final da trilha, o aluno vai receber um e-book com todo o conteúdo das aulas, permitindo que a experiência de aprendizagem possa acontecer também offline.
Brasília (17/8/21) – O cooperativismo prova, cada vez mais, sua capacidade em responder à velocidade das mudanças e aos anseios de um mundo em constante transformação. Com certeza, princípios que dão base ao movimento – como formação, educação, informação e interesse pela comunidade – estão fortemente sintonizados com um ideal de mundo conectado, sustentável e humanizado que a sociedade é estimulada a construir.
A superintendente da Confebras, Telma Galletti, é quem dá o tom do evento: “Estamos vivendo em um mundo cada vez mais hiperconectado e proporcionar ao cooperativismo um Congresso virtual - acessível, de qualquer lugar do Brasil - abre uma expectativa enorme em torno de temas relacionados a como devemos nos preparar para o futuro. Será uma vivência imersiva, baseada no tripé compartilhamento, interação e engajamento”.
Por isso, o 13º Concred Digital não poderia se furtar de olhar para o futuro. Os participantes terão a oportunidade única de atualização e de incremento do networking, duas premissas que fazem toda a diferença na construção de resultados. Convidamos cooperativistas de todo o Brasil para participarem desta edição, que será totalmente on-line, entre os dias 18 e 20 de agosto de 2021. O Congresso pode ser acompanhado de qualquer lugar e os conteúdos ainda estarão disponíveis por mais 15 dias, ao final do evento, na plataforma de acesso exclusivo.
É uma programação imperdível, com palestrantes que se destacam pelo conhecimento e pela visão, antevendo cenários, desenhando o futuro e abordando os temas mais inovadores. Seja qual for o ramo do cooperativismo em que você atue, sua percepção de oportunidade será otimizada depois de ouvir quem entende de regulação, ESG (Environmental, Social and Governance), liderança, estratégia, cenários, tendências globais, inovação e diversidade. Se interessou? Conheça mais sobre a programação e a seleção de palestrantes do 13º Concred Digital.
FUTURO DOS JOVENS
O 13º Concred Digital segue a proposta inovadora de projetar o futuro do cooperativismo e que não poderia abrir mão de integrar os jovens, com seu olhar único para o que está por vir. Com esse objetivo, o maior evento do Cooperativismo Financeiro da América Latina terá, pela primeira vez, um espaço especificamente e exclusivamente pensado para o público entre 18 e 35 anos.
Batizado de Integração Juventude, contará com acesso gratuito, oferecendo palestras e momentos de troca de ideias, com interações ao vivo, além de opções de lazer, com jogos e música. O tema norteador de toda essa programação é “Que futuro você quer e pode construir?”
Diante de um cenário em que o mundo se transforma com extrema rapidez, os jovens são instigados e provocados a pensar sobre o que reserva o futuro. E isso, a partir de uma visão questionadora sobre os mais diferentes setores da vida. Estarão em cena os seguintes tópicos:
- Que negócios precisam ser criados para atender às novas demandas?
- Como se manter relevante para o mercado e diversificar capacidades profissionais, elevando o grau de empregabilidade?
- Como aprender de forma ágil e versátil a aprimorar o seu conhecimento por toda a vida?
- Como desenvolver mecanismos de incentivo ao aprendizado sobre finanças e investimentos?
- De que forma assumir e estimular posturas sustentáveis e colaborativas perante o planeta e a sociedade?
- Como trabalhar temas como diversidade, inclusão e respeito, de forma a construir uma cultura acolhedora e humana?
INSCREVA-SE
Quer nos ajudar a responder à pergunta Que futuro você quer e pode construir?, então participe gratuitamente do espaço Integração Juventude, que acontece nos dias 19 e 20 de agosto no 13º Concred Digital. Envolva a sua cooperativa nesta jornada de construção de conhecimento: faça a sua inscrição no 13º Concred Digital!
Brasília (13/8/21) – Ainda dá tempo de as cooperativas de crédito se inscreverem na seleção que resultará no Reconhecimento Inovação com Propósito Brasil, realizado pela Federação Nacional dos Bancos (Fenasbac) e apoiado pelo Sistema OCB e Banco Central. O objetivo é estabelecer referenciais e orientar a gestão das cooperativas para a inovação. As inscrições vão até o dia 22 de agosto.
Segundo a Fenasbac, o Reconhecimento Inovação com Propósito, que também conta com o apoio da Bureau Veritas e do FGCoop (Fundo Garantidor das Cooperativas de Crédito), foi criado para comunicar o valor do cooperativismo financeiro para a comunidade brasileira e aumentar as capacidades de gestão e inovação das cooperativas financeiras para expansão do setor, atentando-se aos propósitos do cooperativismo.
O objetivo é mapear a capacidade de inovação do setor de cooperativismo financeiro; estabelecer referenciais, de modo a orientar a gestão das cooperativas para a inovação; provocar a reflexão do setor de cooperativismo financeiro sobre a necessidade de inovar, seguindo sempre os propósitos do cooperativismo; e contribuir com a expansão do cooperativismo financeiro no Sistema Financeiro Nacional.
A iniciativa vai reunir os grandes cinco sistemas de crédito do país, sendo eles, Sicoob, Sicredi, Unicred, Ailos e Cresol, para identificar as capacidades de inovação das cooperativas.
COMO PARTICIPAR
Basta que a coop interessada preencha o instrumento de avaliação. E aí é só aguardar as próximas fases do programa. A relação de finalistas será conhecida em setembro e a entrega do prêmio Reconhecimento Inovação com Propósito está programada para março do ano que vem, quando a instituição fará o lançamento do segundo ciclo da avaliação.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, essa é uma excelente oportunidade para que as cooperativas de crédito se consolidem como players essenciais no mercado financeiro nacional.
“As coops de crédito são aliadas do Banco Central no que diz respeito à educação e à inclusão financeira. Além da capilaridade delas, há, também o interesse pela comunidade, um dos princípios do modelo de negócios cooperativo. É por isso que convido todas as coops a participarem dessa seletiva que certifica a competência das cooperativas de crédito em atender bem o seu cooperado, sempre com qualidade, criatividade e excelência”, estimula Freitas.
Segundo ele, é necessário destacar que essa primeira edição do Reconhecimento da Fenasbac é um processo que vem para somar aos prêmios que o Sistema OCB já realiza. “Quanto mais iniciativas que certifiquem o esse compromisso com a inovação e com a excelência das cooperativas, melhor! É por isso que somos parceiros desta edição, pois acreditamos será uma parceria de muitos ganhos para as coops”, enfatiza o presidente do Sistema OCB.
DIMENSÕES
O questionário que as cooperativas deverão preencher leva em consideração os cinco indutores da Inovação com Propósito, todos eles ligados direta ou indiretamente aos princípios do cooperativismo. Confira:
* Inovação Participativa: diz respeito à participação da comunidade no processo de inovação e se compõe de aspectos como: relacionamento com o cooperado, discussão de novas ideias e compartilhamento de conhecimento e redução da resistência a novos produtos.
* Desenvolvimento de capacidades, estruturas e recursos: tem a ver com a alocação de recursos para inovação. Essa dimensão é composta por: qualificação e desenvolvimento profissional, estruturas organizacionais voltadas para o desenvolvimento de novos produtos e desenvolvimento e aquisição de sistemas de informação.
* Comportamento inovador: avalia a liderança, a orientação estratégica e o estímulo para fomentar a inovação. Possui os seguintes eixos: estímulo ao corpo técnico para a busca de soluções e desenvolvimento de novos produtos e objetivos e indicadores estratégicos voltados à inovação.
* Inovação colaborativa: abrange a colaboração com atores externos à cooperativa e está relacionado ao princípio do cooperativismo de intercooperação.
* Inovação com propósito: são as iniciativas voltadas para a comunidade. Por exemplo, as focadas na redução de custos e impactos ambientais, na inclusão social, nas soluções de problemas da comunidade como a melhoria da qualidade de vida e, por fim, em novos mercados.
INSCREVA-SE
Para garantir a participação da sua coop na seletiva, clique aqui.
Brasília (9/8/21) – O programa Inovacoop Conexão com Startups está a todo vapor. Nesta segunda-feira, a Innoscience, empresa de consultoria e parceira do Sistema OCB no desenvolvimento do programa, apresentou às coops participantes a ferramenta Connection, por meio da qual vão conhecer as startups pré-selecionadas para o desenvolvimento do projeto piloto.
A ideia é que as coops iniciem a avaliação para que, durante a programação da Semana de Inovação, que vai ocorrer de 13 a 17 de setembro, possam ter até três boas opções para o Pitch Day, que é quando as startups se apresentam para as coops.
“Essa reunião é essencial para nortear o trabalho da nossa parceira que, além de receber a inscrição de startups interessadas no programa, também estão em busca ativa de outras opções que possam atender a necessidade das coops. Vale ressaltar que as startups com as melhores soluções serão escolhidas para seguir à próxima etapa do programa no Pitch Day. E as startups selecionadas farão parceria com as coops para desenvolvimento de um piloto”, comenta a coordenadora de Inovação do Sistema OCB, Samara Araujo.
O objetivo do programa é que, com base na inovação aberta, ou seja, que ocorre com parcerias ou intercooperação, as coops possam solucionar seus desafios, aumentar a eficiência de seus projetos, reduzir custos e riscos, aumentar o retorno sobre os investimentos a ampliar as oportunidades e fontes de receita.
BREVE HISTÓRICO
Ao todo, 30 desafios foram inscritos. A seleção foi feita pela OCB junto com a parceira Innoscience, levando em conta os seguintes critérios: regularidade da coop junto à OCB, relevância da solução do desafio para o ramo, possibilidade de aplicação da solução em pelo menos cinco coops, capacidade de investimento da coop no projeto piloto, disponibilidade de pessoal para desenvolver o piloto junto à startup e o perfil do desafio adequado para o ecossistema de startups.
CONFIRA OS DESAFIOS SELECIONADOS
Prontuário eletrônico e informações em tempo real (Unimed Vitória): A grande quantidade de usuários e unidades de clínicas dificulta a consolidação de informações do Prontuário do Paciente entre sistemas clínico-assistenciais das Cooperativas que utilizam diferentes ERPs. Além disso, o sistema carece de um barramento tecnológico padrão que permita a troca de informações sobre os pacientes tratados.
Agenda eletrônica unificada e informações em tempo real (Uniodonto Paulista): Os usuários enfrentam dificuldades no agendamento de consultas e exames médicos, lidando com um sistema burocrático e pouco eficiente de agendamento, causando desistências e comprometendo a experiência do usuário.
Gestão de acessos a áreas restritas no hospital (Unimed Vitória): A minimização da contaminação e transmissão cruzada que é transmitido principalmente pelas mãos dos profissionais da saúde, é um dos principais itens que necessitam de ser atacados dentro dos hospitais. Por não haver nenhuma forma de controle sistêmico, todos EAS's (Estabelecimento Assistencial de Saúde) recorrem a campanhas e vigilâncias manuais que acabam apresentando baixa adesão e consequentemente baixa eficácia.
App de oferta de serviços (marketplace) (Fetrabalho/RS): Como podemos disponibilizar ao público todo o portfólio de serviços das cooperativas em uma única plataforma? Hoje os cooperados têm dificuldade na oferta própria de seus serviços e não fazem parte da chamada “economia de plataforma”.
Gestão e rastreabilidade da produção de café (Cooperativas de café do ES): Produtores têm dificuldade de fazer a gestão da sua propriedade. A partir disso, oportunidades de obtenção de certificações e melhorias em termos de custo e produtividade são perdidas com a falta de registro de informações.
Gestão de dados (FECOERMS): A grande quantidade de usuários do sistema dificulta a gestão e atualização de dados pessoais de cada perfil, tornando a operação menos eficiente. Além disso, com a nova lei geral de proteção de dados, se faz ainda mais necessária a organização e validação de dados dos associados e clientes em função da autorização do uso de dados e comunicação.
App para solução em transporte de cargas (FetransCoop): As cooperativas de transporte de cargas carecem de um modelo de atuação capaz de atender o público consumidor do transporte, efetivando a integração das cooperativas e promovendo a capilaridade para uma atuação mais competitiva no mercado.
Gestão de ações sociais (data view) (Central Ailos + Sicoob Central ES): O desafio está no registro, mensuração e histórico de ações sociais e patrocínio. A ferramenta será um importante aliado para organização, gestão e mensuração das demandas de ações sociais e patrocínio, além de proporcionar rapidez e transparência na consolidação de dados para prestação de contas aos cooperados e comunidade.
Pesquisa de satisfação e relacionamento (Sicoob Central Crediminas): Atualmente não há uma ferramenta padrão que possibilite às cooperativas singulares avaliarem o atendimento prestado pela cooperativa Central e nem para que os associados avaliem os serviços prestados pela cooperativa.
Comunicação interna e rastreabilidade de informações (Sistema OCB): Precisamos conectar os dados, informações, ações em uma rede única e intuitiva de comunicação, fazendo circular o conhecimento em todo o Sistema OCB.
Belo Horizonte (13/8/21) - Com o objetivo de despertar o interesse pela prática do esporte e pelo cooperativismo e, estimular a integração de dirigentes, funcionários e cooperados das cooperativas do Estado de Minas Gerais, o Sistema Ocemg promove a 17a edição do Coopsportes - Esportes Cooperativos de Minas Gerais. Em 2021, o maior evento esportivo cooperativista mineiro será realizado em formato digital, devido aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19. Além de inovar ao realizar o Coopsportes em novo formato, pela primeira vez o Sistema Ocemg permitirá a participação de cônjuges e filhos de cooperados. As inscrições para o evento vão de 16 a 30 de agosto, pelo site.
MODALIDADES
O 17o Coopsportes contará com dez modalidades: Sinuca Online, FIFA 20, Truco Online, Xadrez Online, Dama Online, Free Fire, Just Dance Now, Retrô Pac-Man, Retrô Space Invaders e Retrô River Raid. Poderão participar do evento até 1000 jogadores, distribuídos entre as atividades, com limite de cinco participantes de cada cooperativa, por modalidade.
A etapa qualificatória será realizada entre os dias 24 de setembro a 08 de outubro. A grande final ocorrerá no dia 23 de outubro, será transmitida ao vivo e com narração para alguns jogos.
MESA REDONDA E-GAMES
No dia 30 de setembro, o Sistema Ocemg realizará um webinário especial, em formato de mesa redonda, que contará com presenças especiais da área de E-Games e abordará o avanço das partidas, debates sobre o mundo digital, streaming de vídeo, profissões do futuro e outros temas relacionados. Mais informações e a programação completa sobre a mesa redonda serão divulgadas em breve. (Fonte: Sistema Ocemg)
Brasília (4/8/21) – Durante Live realizada na tarde de 26 de julho, com a participação do presidente da Ocesp, Edvaldo Del Grande, a Uniodonto do Brasil lançou o Capacita Uniodonto, portal de qualificação profissional dedicado às cooperativas do Sistema Uniodonto. A plataforma disponibiliza 78 cursos gratuitos dirigidos para todos os públicos das cooperativas: dirigentes, cooperados e colaboradores.
“Foram doze meses de grande dedicação das diretorias e equipe técnica da Uniodonto do Brasil e da Faculdade Unimed para a entrega deste site. Este portal foi concebido como um portal permanente para a melhoria contínua do nosso Sistema, transformando-se em polo de capacitação e desenvolvimento de nossas cooperativas. Trata-se de uma ferramenta versátil que poderá receber cursos sobre LGPD no futuro”, destacou o Diretor Presidente da Uniodonto do Brasil, Dr. José Alves de Souza Neto, em sua fala na abertura da Live.
“Vivemos um momento em que formação, educação e informação são muito importantes. E a Pandemia veio pra demonstrar que a educação online funciona, e que veio para ficar. Nossas cooperativas precisam se preparar para enfrentar um mercado cada vez mais complexo, com concorrentes competitivos”, ressaltou o presidente da Ocesp, parabenizando a Uniodonto pela iniciativa.
“Certamente, todo dirigente de cooperativa, já sentiu que sua equipe precisa se capacitar. A configuração do portal permite a criação de trilhas de carreiras profissionais a partir da demanda de cada cooperativa.”, explicou o Diretor Político Institucional da Uniodonto do Brasil, Dr. Pedro Rogério Teixeira Júnior.
Cada cooperativa poderá cadastrar o número de pessoas que desejar com login e senha individuais, terão estatísticas de cursos e cada aluno, individualmente terá seu próprio relatório de aproveitamento. As cooperativas poderão baixar aplicativo para acesso ao site pelo celular. (Fonte: Sistema Uniodonto
Florianópolis (13/7/21) – Os mitos e as verdades que envolvem a inovação e as lições trazidas pela pandemia foram os temas da primeira de uma série de palestras voltadas às cooperativas de Santa Catarina, promovida pelo Sescoop/SC, para enfatizar o contexto da inovação em seus diferentes aspectos. O melhor caminho para se obter um processo inovador dentro das cooperativas foi o assunto da apresentação do palestrante e especialista em Gestão Estratégica da Inovação, Thiago Martins Diogo.
O princípio cooperativista da intercooperação foi defendido por Thiago com um dos facilitadores no processo de inovação das cooperativas, por promover a integração de pessoas e o trabalho em conjunto. Entre os mitos da inovação, o palestrante destacou o chamado “Momento Eureka”, que é a falsa ideia de achar que súbitos insights possam dar espaço para a inovação.
“Os esforços inovadores não fracassam por falta de ideias, mas por falta de acompanhamento cuidadoso e atencioso”, destacou ao explicar que, além de ser ter boas ideias, a inovação exige supervisão e exato conhecimento do problema a ser resolvido.
Outro mito desmistificado por Thiago é o fato da chamada Inovação Bottom Up ser vista como a melhor maneira de se inovar. O termo significa “debaixo para cima”, que representa dizer que o processo inovador deve seguir esse fluxo. Por outro lado, Thiago destaca que não deve ser apenas assim.
Segundo ele, os esforços de inovação de baixo para cima se beneficiam de altos níveis de engajamento dos funcionários; já os esforços de inovação de cima para baixo se beneficiam do alinhamento direto com os objetivos da empresa. Por isso, segundo ele, as corporações inteligentes usam ambas as abordagens.
“Os altos executivos não estão próximos o suficiente da ação para serem capazes de apresentar ou implementar novas ideias, portanto, eles precisam empurrar a responsabilidade pela inovação para dentro da organização”, ponderou.
AGENDE-SE
A próxima palestra voltada ao tema da inovação será realizada nesta terça-feira (13), intitulada Inovação: para processos, produtos e serviços, voltada aos profissionais das áreas comercial, vendas, compras e RH. As inscrições podem ser feitas no site do SESCOOP/SC: http://www.sescoopsc.org.br/secao/treinamento
(Fonte: Sistema OCESC)
Brasília (5/7/21) – A OCB acaba de divulgar a lista dos 10 desafios que participação da primeira edição do programa Inovacoop Conexão com Startups. A ideia é que, com base na inovação aberta, ou seja, que ocorre com parcerias ou intercooperação, as coops possam aumentar a eficiência de seus projetos, reduzir custos e riscos, aumentar o retorno sobre os investimentos a ampliar as oportunidades e fontes de receita.
Ao todo, 30 desafios foram inscritos. A seleção foi feita pela OCB junto com a parceira Innoscience, levando em conta os seguintes critérios: regularidade da coop junto à OCB, relevância da solução do desafio para o ramo, possibilidade de aplicação da solução em pelo menos cinco coops, capacidade de investimento da coop no projeto piloto, disponibilidade de pessoal para desenvolver o piloto junto à startup e o perfil do desafio adequado para o ecossistema de startups.
PERFIL DAS SELECIONADAS
Crédito: 2 desafios
Saúde: 3 desafios
Agro: 1 desafios
Infra: 1 desafio
Trabalho: 1 desafio
Transporte: 1 desafio
Sistema OCB: 1 desafio
CONFIRA OS DESAFIOS SELECIONADOS
Prontuário Eletrônico (Unimed Vitória): A grande quantidade de usuários e unidades de clínicas dificulta a consolidação de informações do Prontuário do Paciente entre sistemas clínico-assistenciais das Cooperativas que utilizam diferentes ERPs. Além disso, o sistema carece de um barramento tecnológico padrão que permita a troca de informações sobre os pacientes tratados.
Agenda Eletrônica (Uniodonto Paulista): Os usuários enfrentam dificuldades no agendamento de consultas e exames médicos, lidando com um sistema burocrático e pouco eficiente de agendamento, causando desistências e comprometendo a experiência do usuário.
Gestão de acessos a áreas restritas (Unimed Vitória): A minimização da contaminação e transmissão cruzada que é transmitido principalmente pelas mãos dos profissionais da saúde, é um dos principais itens que necessitam de ser atacados dentro dos hospitais. Por não haver nenhuma forma de controle sistêmico, todos EAS's (Estabelecimento Assistencial de Saúde) recorrem a campanhas e vigilâncias manuais que acabam apresentando baixa adesão e consequentemente baixa eficácia.
Marketplaces de serviços (Fetrabalho/RS): Como podemos disponibilizar ao público todo o portfólio de serviços das cooperativas em uma única plataforma? Hoje os cooperados têm dificuldade na oferta própria de seus serviços e não fazem parte da chamada “economia de plataforma”.
Gestão e rastreabilidade do café (cooperativas de café do ES): Produtores têm dificuldade de fazer a gestão da sua propriedade. A partir disso, oportunidades de obtenção de certificações e melhorias em termos de custo e produtividade são perdidas com a falta de registro de informações.
Gestão de dados (FECOERMS): A grande quantidade de usuários do sistema dificulta a gestão e atualização de dados pessoais de cada perfil, tornando a operação menos eficiente. Além disso, com a nova lei geral de proteção de dados, se faz ainda mais necessária a organização e validação de dados dos associados e clientes em função da autorização do uso de dados e comunicação.
Solução em transportes (FetransCoop): As cooperativas de transporte de cargas carecem de um modelo de atuação capaz de atender o público consumidor do transporte, efetivando a integração das cooperativas e promovendo a capilaridade para uma atuação mais competitiva no mercado.
Gestão de ações sociais (Central Ailos + Sicoob Central ES): O desafio está no registro, mensuração e histórico de ações sociais e patrocínio. A ferramenta será um importante aliado para organização, gestão e mensuração das demandas de ações sociais e patrocínio, além de proporcionar rapidez e transparência na consolidação de dados para prestação de contas aos cooperados e comunidade.
Pesquisa de satisfação (Sicoob Central Crediminas): Atualmente não há uma ferramenta padrão que possibilite às cooperativas singulares avaliarem o atendimento prestado pela cooperativa Central e nem para que os associados avaliem os serviços prestados pela cooperativa.
Comunicação interna e rastreabilidade de informações (Sistema OCB): Precisamos conectar os dados, informações, ações em uma rede única e intuitiva de comunicação, fazendo circular o conhecimento em todo o Sistema OCB.
PRÓXIMOS PASSOS
Agora, a parceira Innoscience vai buscar e selecionar as startups com potencial para desenvolver os projetos escolhidos. E, durante a Semana InovaCoop, a ser realizada pelo Sistema OCB entre os dias 13 e 17 de setembro, as coops verão as apresentações das startups selecionadas. As startups com as melhores soluções serão escolhidas para seguir para a próxima etapa de conexão e parceria com as coops para desenvolvimento de um projeto piloto.
Brasília (29/6/21) - A partir desta quinta-feira, as cooperativas de crédito poderão se inscrever na seleção que resultará no Reconhecimento Inovação com Propósito Brasil, realizado pela Federação Nacional dos Bancos (Fenasbac) e apoiado pelo Sistema OCB e Banco Central. O objetivo é estabelecer referenciais e orientar a gestão das cooperativas para a inovação. As inscrições vão até o dia 22 de agosto.
O evento de lançamento, que acontece neste 1º/7, às 10h, ao vivo pelo Youtube, conta com a participação do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, do diretor de Fiscalização do Banco Central, Paulo Souza, do chefe do Departamento de Supervisão de Cooperativas e de Instituições Não Bancárias do Banco Central, Harold Espínola, do presidente do Sistema OCB Márcio de Lopes Freitas e de dirigentes das cooperativas de crédito do país.
Segundo a Fenasbac, o Reconhecimento Inovação com Propósito, que também conta com o apoio da Bureau Veritas e do FGCOOP (Fundo Garantidor das Cooperativas de Crédito), foi criado para comunicar o valor do cooperativismo financeiro para a comunidade brasileira e aumentar as capacidades de gestão e inovação das cooperativas financeiras para expansão do setor, atentando-se aos propósitos do cooperativismo.
O objetivo é mapear a capacidade de inovação do setor de cooperativismo financeiro; estabelecer referenciais, de modo a orientar a gestão das cooperativas para a inovação; provocar a reflexão do setor de cooperativismo financeiro sobre a necessidade de inovar, seguindo sempre os propósitos do cooperativismo; e contribuir com a expansão do cooperativismo financeiro no Sistema Financeiro Nacional.
A iniciativa vai reunir os grandes cinco sistemas de crédito do país, sendo eles, Sicoob, Sicredi, Unicred, Ailos e Cresol, para identificar as capacidades de inovação das cooperativas.
COMO PARTICIPAR
Basta que a coop interessada preencha o instrumento de avaliação. E aí é só aguardar as próximas fases do programa. A relação de finalistas será conhecida em setembro e a entrega do prêmio Reconhecimento Inovação com Propósito está programada para março do ano que vem, quando a instituição fará o lançamento do segundo ciclo da avaliação.
Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, essa é uma excelente oportunidade para que as cooperativas de crédito se consolidem como players essenciais no mercado financeiro nacional. “As coops de crédito são aliadas do Banco Central no que diz respeito à educação e à inclusão financeira. Além da capilaridade delas, há, também o interesse pela comunidade, um dos princípios do modelo de negócios cooperativo. É por isso que convido todas as coops a participarem dessa seletiva que certifica a competência das cooperativas de crédito em atender bem o seu cooperado, sempre com qualidade, criatividade e excelência”, estimula Freitas.
Segundo ele, é necessário destacar que essa primeira edição do Reconhecimento da Fenasbac é um processo que vem para somar aos prêmios que o Sistema OCB já realiza. “Quanto mais iniciativas que certifiquem o esse compromisso com a inovação e com a excelência das cooperativas, melhor! É por isso que somos parceiros desta edição, pois acreditamos será uma parceria de muitos ganhos para as coops”, enfatiza o presidente do Sistema OCB.
DIMENSÕES
O questionário que as cooperativas deverão preencher leva em consideração os cinco indutores da Inovação com Propósito, todos eles ligados direta ou indiretamente aos princípios do cooperativismo. Confira:
* Inovação Participativa: diz respeito à participação da comunidade no processo de inovação e se compõe de aspectos como: relacionamento com o cooperado, discussão de novas ideias e compartilhamento de conhecimento e redução da resistência a novos produtos.
* Desenvolvimento de capacidades, estruturas e recursos: tem a ver com a alocação de recursos para inovação. Essa dimensão é composta por: qualificação e desenvolvimento profissional, estruturas organizacionais voltadas para o desenvolvimento de novos produtos e desenvolvimento e aquisição de sistemas de informação.
* Comportamento inovador: avalia a liderança, a orientação estratégica e o estímulo para fomentar a inovação. Possui os seguintes eixos: estímulo ao corpo técnico para a busca de soluções e desenvolvimento de novos produtos e objetivos e indicadores estratégicos voltados à inovação.
* Inovação colaborativa: abrange a colaboração com atores externos à cooperativa e está relacionado ao princípio do cooperativismo de intercooperação.
* Inovação com propósito: são as iniciativas voltadas para a comunidade. Por exemplo, as focadas na redução de custos e impactos ambientais, na inclusão social, nas soluções de problemas da comunidade como a melhoria da qualidade de vida e, por fim, em novos mercados.
Serviço
Lançamento do 1º Reconhecimento Inovação com Propósito
Informações pelo link: http://bit.ly/ReconhecimentoInovaçaocomProposito
Evento online, pelo canal do Youtube: http://bit.ly/InstitutoFenasbac
Dia 1° de julho, às 10h.
Vivemos em um mundo absolutamente conectado, onde a internet faz parte de praticamente todas as nossas atividades diárias. Somos apresentados às tecnologias do Agro 4.0, falamos sobre a chegada do 5G, estamos no início da era da “Internet das Coisas”, mas ao mesmo tempo, 70% das propriedades rurais no Brasil não possuem acesso à internet, de acordo com o último Censo Agropecuário do IBGE.
Este universo de famílias rurais que está “offline” não consegue se utilizar das ferramentas de comunicação na internet para apresentar suas demandas. O setor cooperativo já viu este filme uma vez. No roteiro, estava a questão da eletrificação rural. Na década de 60, o acesso à energia elétrica no interior era tão ou mais deficitário que a questão da internet nos dias atuais. O cooperativismo foi a chave que abriu as porteiras do campo para o desenvolvimento proporcionado pela energia elétrica. As cooperativas de eletrificação rural buscaram financiamentos e tiveram a participação dos seus associados. O setor agropecuário gaúcho se desenvolveu de forma expressiva nas décadas seguintes pois as cooperativas do Sul se destacaram em sua atuação.
Atualmente, os mesmos atores (famílias rurais e cooperativas) unem esforços e buscam recursos para viabilizar o acesso à internet de qualidade no campo. No entanto, os desafios parecem ainda maiores, e iniciam pela própria regulamentação das atuações das cooperativas no setor de telecomunicações. Hoje, as cooperativas não possuem segurança jurídica para atuarem no setor, e a solução encontrada para atender às reivindicações dos associados foi a criação de empresas limitadas com capital social controlado pelas cooperativas, a fim de viabilizar a realização de projetos de internet rural.
No caso da Coprel, estamos em diálogo constante com as prefeituras, sindicatos e outras cooperativas, em uma atuação conjunta para viabilizar a construção de redes de fibra ótica no interior. Já construímos projetos com cooperativas de crédito para financiar a instalação de internet rural com juros menores, e subsidiados pela Coprel. Muitas prefeituras já incluíram programas de acesso à internet rural em seus projetos de governo e estão dando passos importantes na universalização do acesso em seus municípios, como é o caso de Ibirubá, Marau, Passo Fundo, Gentil, Tapera, Quinze de Novembro, Fortaleza dos Valos, Selbach e Soledade. No entanto, para viabilizar e efetivar projetos mais abrangentes, precisamos de uma política de Estado, com destinação de recursos do orçamento da União para projetos de interiorização do acesso à internet de qualidade em todo o país, de forma semelhante ao que foi realizado com a eletrificação rural na década de 70.
A importância da internet de qualidade para o interior é indiscutível, mas não podemos deixar de elencar os pontos primordiais da necessidade por comunicação de qualidade no campo. A educação e formação à distância é uma realidade, e não somente em função da pandemia. Realizar uma formação universitária à distância é a alternativa de muitos jovens que, durante o dia trabalham na propriedade e à noite se dedicam aos estudos (o que é determinante para a permanência dos jovens no interior). A nota fiscal eletrônica, que já é uma exigência para muitos produtores, precisa muitas vezes ser emitida em escritórios contratados quando não há acesso à internet no campo. Outro aspecto é a segurança: redes de fibra ótica permitem a instalação de robustos sistemas de videomonitoramento.
Em meio a todos os desafios do setor de telecomunicações, a Coprel e o setor cooperativista estão deixando a sua contribuição, com recursos próprios, participação dos associados/cooperantes e por meio de parcerias público-privadas. Estes esforços conjuntos já possibilitaram que mais de 9 mil famílias rurais tenham acesso à internet da Coprel. Mas ainda temos um universo de famílias que aguardam ansiosas a chegada da internet em suas propriedades. Sabemos que o acesso à comunicação é fundamental para a sucessão familiar e o investimento em melhorias nas atividades para agregar e gerar mais renda. O futuro do agro é online. E o cooperativismo está conectado para fazer este futuro acontecer.
Jânio Vital Stefanello
Presidente da Coprel Energia, Geração/Desenvolvimento e Telecom
Presidente da Infracoop – Confederação Nacional das Cooperativas de Infraestrutura
Brasília (10/6/21) – Ainda dá tempo de sua cooperativa ser inscrita para participar do programa Inovacoop Conexão com Startups. O prazo foi prorrogado e termina nesta sexta-feira, dia 11/6. O objetivo da iniciativa é fortalecer a cultura da inovação no ambiente cooperativista.
A ideia é que, com base na inovação aberta, ou seja, que ocorre com parcerias ou intercooperação, como dizemos no cooperativismo, as coops possam aumentar a eficiência de seus projetos, reduzir custos e riscos, aumentar o retorno sobre os investimentos a ampliar as oportunidades e fontes de receita.
Como o programa funciona? Simples. As cooperativas inscrevem seus desafios e com base no regulamento os melhores desafios são selecionados para o programa. Os critérios de seleção são:
- Regularidade da cooperativa junto à OCB;
- Relevância da solução do desafio para o ramo;
- Possibilidade de aplicação da solução do desafio em pelo menos cinco cooperativas. Todas deverão estar cientes da inscrição com seus dados no formulário de inscrição;
- Capacidade da cooperativa de investimento no piloto, com disponibilidade de investimento referente a 30% do valor do projeto piloto. A OCB irá apoiar com os outros 70%;
- Disponibilidade de pessoal para desenvolver o piloto junto à startup;
- Perfil do desafio adequado para o ecossistema de startups.
Os desafios selecionados são divulgados para o ecossistema de inovação e as startups se inscrevem para apresentar ideias para solucioná-los. À partir daí iniciam-se as conversas para a conexão entre as coops e as startups em um projeto piloto.
“Assim, aproximando essas duas pontas e combinando o que cada uma pode oferecer de melhor, o Sistema OCB pretende contribuir com o desenvolvimento da cultura da inovação dentro do setor, consolidando as iniciativas de sucesso e disseminando as oportunidades de inovação. Aliás, vale ressaltar que esses aspectos fazem parte das diretrizes estabelecidas no Congresso Brasileiro do Cooperativismo, realizado em maio de 2019”, comenta a coordenadora do núcleo de inovação do Sistema OCB, Samara Araujo.
DESAFIO
Para se inscrever, as coops interessadas vão precisar definir um desafio, afinal de contas, inovação é movida a ideias e bons problemas a serem resolvidos. Para compreender melhor sobre o que é um desafio e como ele pode ser identificado e até solucionado, clique aqui.
PARCERIA
O programa conta com a parceria das unidades estaduais do Sistema OCB, que tem o papel de contribuir com a identificação dos desafios, apoiar as coops na busca por outras coops interessadas em participar (mínimo de 5 coops por desafio) e potencializar a intercooperação. O programa InovaCoop Conexão com Startups também conta com a parceria da Innoscience.
COMO PARTICIPAR
Para participar, é fácil. Basta que as coops interessadas sigam os seguintes passos:
1. Acesse a área exclusiva do programa para entender melhor;
2. Procure sua unidade estadual para facilitar a intercooperação;
3. Cadastre o desafio de sua cooperativa;
4. Comece a torcida para o desafio de sua coop ser selecionado!
Brasília (7/6/21) – O Sistema OCB prorrogou o período de inscrições para que as cooperativas brasileiras participem do programa Inovacoop Conexão com Startups. A nova data é 11 de junho. O objetivo da iniciativa é fortalecer a cultura da inovação no ambiente cooperativista.
A ideia é que, com base na inovação aberta, ou seja, que ocorre com parcerias ou intercooperação, como dizemos no cooperativismo, as coops possam aumentar a eficiência de seus projetos, reduzir custos e riscos, aumentar o retorno sobre os investimentos a ampliar as oportunidades e fontes de receita.
Como o programa funciona? Simples. As cooperativas inscrevem seus desafios e com base no regulamento os melhores desafios são selecionados para o programa. Os critérios de seleção são:
- Regularidade da cooperativa junto à OCB;
- Relevância da solução do desafio para o ramo;
- Possibilidade de aplicação da solução do desafio em pelo menos cinco cooperativas. Todas deverão estar cientes da inscrição com seus dados no formulário de inscrição;
- Capacidade da cooperativa de investimento no piloto, com disponibilidade de investimento referente a 30% do valor do projeto piloto. A OCB irá apoiar com os outros 70%;
- Disponibilidade de pessoal para desenvolver o piloto junto à startup;
- Perfil do desafio adequado para o ecossistema de startups.
Os desafios selecionados são divulgados para o ecossistema de inovação e as startups se inscrevem para apresentar ideias para solucioná-los. À partir daí iniciam-se as conversas para a conexão entre as coops e as startups em um projeto piloto.
“Assim, aproximando essas duas pontas e combinando o que cada uma pode oferecer de melhor, o Sistema OCB pretende contribuir com o desenvolvimento da cultura da inovação dentro do setor, consolidando as iniciativas de sucesso e disseminando as oportunidades de inovação. Aliás, vale ressaltar que esses aspectos fazem parte das diretrizes estabelecidas no Congresso Brasileiro do Cooperativismo, realizado em maio de 2019”, comenta a coordenadora do núcleo de inovação do Sistema OCB, Samara Araujo.
DESAFIO
Para se inscrever, as coops interessadas vão precisar definir um desafio, afinal de contas, inovação é movida a ideias e bons problemas a serem resolvidos. Para compreender melhor sobre o que é um desafio e como ele pode ser identificado e até solucionado, clique aqui.
PARCERIA
O programa conta com a parceria das unidades estaduais do Sistema OCB, que tem o papel de contribuir com a identificação dos desafios, apoiar as coops na busca por outras coops interessadas em participar (mínimo de 5 coops por desafio) e potencializar a intercooperação. O programa InovaCoop Conexão com Startups também conta com a parceria da Innoscience.
COMO PARTICIPAR
Para participar, é fácil. Basta que as coops interessadas sigam os seguintes passos:
1. Acesse a área exclusiva do programa para entender melhor;
2. Procure sua unidade estadual para facilitar a intercooperação;
3. Cadastre o desafio de sua cooperativa;
4. Comece a torcida para o desafio de sua coop ser selecionado!
Brasília (25/5/21) – No dia 27 de maio, às 18h, será realizado o 1º Diálogos com o AGRO, talk virtual que antecede o FITS AGRO 2021 (Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade). Em pauta, os rumos e oportunidades do agro sustentável, com o propósito da segurança alimentar, pela visão de: Alysson Paolinelli, presidente da Abramilho e indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2021; Marcio Lopes de Freitas, presidente do Sistema OCB; Mauro Mendes, governador do estado de Mato Grosso; e Roberto Rodrigues, coordenador do Centro de Agronegócio da FGV e embaixador especial da FAO para as cooperativas.
AGENDE-SE
1º Diálogos com o AGRO - FITS AGRO 2021 - Fórum Global de Inovação e Tecnologia em Sustentabilidade
27 de maio, quinta-feira, às 18h (horário Brasília)
On-line, em www.fitsglobal.com.br
Gratuito. Participe. Basta se inscrever.
SOBRE FITS AGRO 2021
O FITS AGRO será realizado nos dias 25 e 26 de agosto de 2021, em formato on-line para o público em geral e presencial, para grupo restrito de convidados, na sede da Fiemt | Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, Cuiabá – MT.
A programação do FITS AGRO tratará da sustentabilidade do agro, segurança alimentar, futuro da produção de alimentos, conexão alimentos | água | energia | comércio, agenda EESG no agro, reformas para a competitividade do agro, cooperativismo, conectividade no campo como salto para a produtividade sustentável, tendências e perspectivas das agritechs, impacto da comunicação do agro da produção ao consumo, capacitação, empreendedorismo, diversidade e inclusão. O FITS AGRO 2021 lança o Brasil como centro do debate, em consonância com os rumos e experiências internacionais.
SOBRE O FITS
O FITS é um espaço de diálogo, de avaliação de cenários e de construção de rumos a partir da interface de atores distintos. Empresariado, governo, investidores, órgãos de fomento, instituições de pesquisa e desenvolvimento, academia, empreendedores, startups, aceleradoras, incubadoras, sociedade, todos juntos em prol do desenvolvimento sustentável. Realizado desde 2018, o FITS, em anos pares, conta com edições de temáticas diversas. Em anos ímpares, são promovidas edições sobre temas específicos. Em agosto de 2021, conta com sua primeira edição dedicada somente ao AGRO e, em outubro, também será organizado o FITS Cidades Inteligentes e Sustentáveis, no RJ.
O Fórum visa a ser um ambiente de fomento à inovação e à tecnologia, com atenção ao processo produtivo, à competitividade, às políticas públicas e ao desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: econômica, ambiental e social. Aborda os desafios e oportunidades à luz do cenário global relacionados a essas questões e possibilita amplo debate com agentes nacionais e do exterior.
Contribui para a cadeia de inovação, por meio da disseminação de conceitos, processos, tendências e tecnologias alinhados à cultura da sustentabilidade. Promove o diálogo, a integração e cooperação dos stakeholders das áreas afins à sua temática e propicia troca de informações, experiências e conhecimento, por meio de debates, interfaces e apresentações de casos, ao longo de sua realização.
Ao longo de suas três edições, de 2018 a 2020, sendo esta somente on-line, o FITS atraiu cerca de 1.100 participantes presenciais e contou com mais de 6.500 visualizações. Foram ambientes de amplo debate com 163 renomados palestrantes do Brasil e do exterior (Alemanha, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, Irlanda, Itália, México, Moçambique, Noruega, Reino Unido e Suécia).
Contaram com 63 sessões, entre painéis, palestras e apresentações de casos, que abordaram temáticas como arquitetura financeira e investimentos sustentáveis; produtividade; competitividade, regulação; concessões; PPPs; agronegócio; direito; bioeconomia; transformação digital; ambientes de inovação; empreendedorismo; conectividade: novas plataformas de negócio; infraestrutura; educação; diversidade e inclusão; esporte; gestão de resíduos; logística reversa; economia circular; impacto social; liderança e gestão.
Informações:
21 3902 2020
21 99789 1717
Brasília (10/5/21) – Inovação é a melhor estratégia das cooperativas para acompanharem ou estarem à frente em seus mercados. Por isso, fortalecer a cultura da inovação dentro da sua coop não é algo para depois, mas para já! É pensando assim que o Sistema OCB abre hoje (10/5) o processo de inscrição para o programa Inovacoop Conexão com Startups.
A ideia é que, com base na inovação aberta, ou seja, a que ocorre com parcerias ou intercooperação, como dizemos no cooperativismo, as cooperativas possam aumentar a eficiência de seus projetos, reduzir custos e riscos, aumentar o retorno sobre os investimentos a ampliar as oportunidades e fontes de receita.
Como o programa funciona? Simples. As cooperativas inscrevem seus desafios e com base no regulamento os melhores desafios são selecionados para o programa. Os critérios de seleção são:
- Regularidade da cooperativa junto à OCB;
- Relevância da solução do desafio para o ramo;
- Possibilidade de aplicação da solução do desafio em pelo menos cinco cooperativas. Todas deverão estar cientes da inscrição com seus dados no formulário de inscrição;
- Capacidade da cooperativa de investimento no piloto, com disponibilidade de investimento referente a 30% do valor do projeto piloto. A OCB irá apoiar com os outros 70%;
- Disponibilidade de pessoal para desenvolver o piloto junto à startup;
- Perfil do desafio adequado para o ecossistema de startups.
Os desafios selecionados são divulgados para o ecossistema de inovação e as startups se inscrevem para apresentar ideias para solucioná-los. À partir daí iniciam-se as conversas para a conexão entre as coops e as startups em um projeto piloto.
“Assim, aproximando essas duas pontas e combinando o que cada uma pode oferecer de melhor, o Sistema OCB pretende contribuir com o desenvolvimento da cultura da inovação dentro do setor, consolidando as iniciativas de sucesso e disseminando as oportunidades de inovação. Aliás, vale ressaltar que esses aspectos fazem parte das diretrizes estabelecidas no Congresso Brasileiro do Cooperativismo, realizado em maio de 2019”, comenta a coordenadora do núcleo de inovação do Sistema OCB, Samara Araujo.
DESAFIO
Para se inscrever, as coops interessadas vão precisar definir um desafio, afinal de contas, inovação é movida a ideias e bons problemas a serem resolvidos. Para compreender melhor sobre o que é um desafio e como ele pode ser identificado e até solucionado, clique aqui.
PARCERIA
O programa conta com a parceria das unidades estaduais do Sistema OCB, que tem o papel de contribuir com a identificação dos desafios, apoiar as coops na busca por outras coops interessadas em participar (mínimo de 5 coops por desafio) e potencializar a intercooperação.
COMO PARTICIPAR
Para participar, é fácil. Basta que as coops interessadas sigam os seguintes passos:
1. Acesse a área exclusiva do programa para entender melhor;
2. Procure sua unidade estadual para facilitar a intercooperação;
3. Cadastre o desafio de sua cooperativa;
4. Comece a torcida para o desafio de sua coop ser selecionado!
PRAZO
As cooperativas interessadas têm de hoje, dia 10 de maio até o dia 4 de junho para se inscreverem. O programa InovaCoop Conexão com Startups é desenvolvido em parceria com a Innoscience.
Brasília (5/5/21) – A partir da próxima segunda-feira (10/5) as cooperativas do país poderão se inscrever no processo de seleção que possibilitará a participação no programa InovaCoop Conexão com Startups, a ser realizado pelo Sistema OCB. O objetivo é criar um ambiente para que a cultura da inovação cresça cada vez mais e, para isso, um dos ingredientes será a intercooperação, já que as coops que quiserem participar do programa deverão se inscrever junto com, pelo menos, outras quatro.
Na tarde desta quarta-feira o programa foi apresentado às unidades estaduais, que terão um papel fundamental. Elas conhecem bem a realidade das cooperativas de seus estados e poderão potencializar a intercooperação conectando coops com desafios comuns. E para estimular as cooperativas a participarem as unidades vão receber um pacote de peças publicitárias e um cronograma de divulgação desse material.
O superintendente do Sistema OCB, Renato Nobile, e a gente geral da OCB, Tânia Zanella, reforçaram que a atuação sistêmica em prol do fortalecimento da cultura da inovação é uma das diretrizes estabelecidas como prioridade pelas cooperativas, no 14º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, realizado em maio de 2019.
COMO PARTICIPAR
Para participar, é fácil. Basta que as coops interessadas sigam os seguintes passos:
1. Acesse o InovaCoop e conheça, na área exclusiva, o programa;
2. Procure sua unidade estadual para facilitar a intercooperação;
3. Cadastre o desafio de sua cooperativa (a partir do dia 10/5) nesse link;
4. Comece a torcida para seu desafio ser selecionado.
PARCERIA
As cooperativas interessadas terão do dia 10 de maio até o dia 4 de junho para se inscreverem. O programa InovaCoop Conexão com Statups é desenvolvido em parceria com a Innoscience.
Belo Horizonte (28/4/21) – No próximo sábado, dia 1o de maio, Dia do Trabalhador, o Sistema Ocemg convida o público para conhecer e se conectar ao cooperativismo e ao Dia de Cooperar 2021. O lançamento oficial do Dia C, maior movimento de voluntariado cooperativista do país, será realizado em um evento exclusivo, em parceria com a Rádio 98FM, que dedicará sua programação para divulgar o cooperativismo e as atividades do setor em prol do desenvolvimento dos municípios mineiros e de todo o Estado.
A partir das 9 horas os ouvintes poderão conferir muito conteúdo, - entrevistas, reportagens e bate-papo sobre as ações sociais realizadas pelas cooperativas mineiras -, produzido especialmente para demonstrar à sociedade como é possível transformar o mundo por meio de ações simples e de cooperação. No evento, também será lançado o projeto MinasCoop Energia, uma iniciativa de sustentabilidade do Sistema Ocemg em prol do desenvolvimento do estado.
E a partir das 16 horas, o público poderá acompanhar um show exclusivo com a dupla sertaneja mineira César Menotti e Fabiano, com o Trio Parada Dura e convidados. A transmissão poderá ser vista pelo YouTube do Sistema Ocemg e também pelas plataformas da 98FM, 98Live e Youtube.
AGENDE-SE
Lançamento Dia de Cooperar 2021 - Programação
- 9 horas – Abertura com Paulo Leite - O apresentador traz personalidades do cooperativismo para um bate-papo sobre sustentabilidade, cooperação e voluntariado. No segundo bloco o jornalista destaca o lançamento do MinasCoop Energia, projeto de energia fotovoltaica viabilizado pelo Sistema Ocemg.
- 12 horas –Aceleradores do Bem - Silvia Castro dá visibilidade a quem está fazendo a diferença no mundo, apresentando reportagens especiais de cooperativas que estão desenvolvendo projetos exemplares de sustentabilidade em suas comunidades.
- 14 horas – 98 Especial Dia C - Bate-papo descontraído sobre o Dia C, falando muito sobre a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pela ONU.
- 16 horas - Show exclusivo - Dupla sertaneja César Menotti e Fabiano, Trio Parada Dura e convidados.
Dia C 2021
Para ter acesso às informações completas e acompanhar o movimento, basta acessar o blog do Dia C: http://diac.minasgerais.coop.br/.
Para Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, o Dia de Cooperar torna-se cada vez mais relevante, ainda mais no atual momento. “Para a realização do Dia de Cooperar 2021, o Sistema Ocemg conta com a parceria essencial das cooperativas mineiras, sempre alertas para as demandas de suas comunidades, para que se mobilizem neste Dia C e prossigam na construção deste legado de transformação social inerente ao cooperativismo”.
Sobre o Dia C
O Dia de Cooperar é um programa de responsabilidade social do cooperativismo brasileiro, iniciado em Minas Gerais em 2009, cujo foco principal é o incentivo ao voluntariado e aos impactos sociais transformadores nas comunidades. Desde 2015 acontece em todo o Brasil, confirmando o compromisso das cooperativas na busca por um país mais justo, com melhores oportunidades para todos.
As milhares de ações voluntárias realizadas, ano após ano, fazem do Dia C o maior movimento cooperativista de voluntariado do Brasil. Os projetos idealizados pelas cooperativas são norteados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e mostram a face humana do setor, que atua em prol do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas.
Em 2020, o Dia de Cooperar registrou em Minas Gerais 267 cooperativas participantes, que realizaram 240 projetos em 355 municípios. Ao todo, 32.123 voluntários foram mobilizados. O esforço culminou em quase 3,6 milhões de pessoas beneficiadas no Estado. Além disso, cerca de 92% do total de ações, tiveram foco em ações de combate e prevenção da disseminação do novo Coronavírus na mitigação dos impactos causados pela pandemia de Covid-19.
Nacionalmente, 7,8 milhões pessoas foram beneficiadas com as iniciativas do Dia de Cooperar 2020, por meio de 2,8 mil projetos, sendo que 2.159 deles foram de iniciativas diretamente ligadas ao combate aos efeitos da pandemia.
Desde a sua nacionalização, o Dia de Cooperar já mobilizou, em todo o país mais de 994 mil voluntários, e mais de 19 milhões de pessoas foram beneficiadas pelas ações de responsabilidade social das cooperativas.
Sistema Ocemg
O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. A Ocemg ainda integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop-Sulene). (Fonte: Sistema Ocemg)
Brasília (3/5/21) – Quando surgiu, em 5 de fevereiro de 1991, a cooperativa era apenas um grupo formado por 41 médicos. Hoje, são mais de 14.500 cooperados, donos de uma instituição financeira forte e rentável, distribuídos em nove municípios de Mato Grosso, com 13 pontos de atendimento.
Em 2020, a cooperativa atingiu R$ 648 milhões em depósitos totais, R$ 529 milhões em carteira de crédito e um ativo total de R$ 863 milhões, com um crescimento de 19,5% nos últimos 12 meses.
Segundo o presidente Ronivaldo Lemos, a Unicred MT está em um processo constante de evolução e os bons números representam o compromisso e a solidez da instituição no mercado, com foco total no cooperado.
"A cada dia procuramos maneiras de ser mais eficientes, em estarmos próximos dos cooperados e atender as suas demandas, com um custo cada vez menor e, consequentemente, distribuindo mais sobras", comenta Ronivaldo.
O presidente reforça que há três décadas a instituição tem uma relação de grande comprometimento com os cooperados, que foi construída com muito suor e respeito. "Hoje, comemoramos esse importante momento projetando muitas ações, novos produtos e serviços, e crescimento da cooperativa para os próximos anos”, destaca.
Entre as novidades para 2021, Ronivaldo antecipa a abertura de uma unidade da cooperativa em Barra do Garças e a previsão de alcançar a importante marca de R$ 1 bilhão de ativos. “Isso colocará nossa empresa em um novo patamar”, acrescenta.
Em meio à pandemia, a Unicred MT tomou decisões rápidas e fez ajustes estratégicos. Reduziu as despesas administrativas para conter os gastos sem perder a eficiência e qualidade do atendimento, criou linhas de crédito específicas para o cooperado, permitiu a prorrogação de parcelas e aumentou o portfólio de produtos e serviços, disponibilizando uma ampla plataforma de investimentos.
Todas essas ações, garante Ronivaldo, permitiram o aumento de receitas e o fortalecimento da cooperativa. "Foi unindo esforços e apoiando uns aos outros que atravessamos esse período e continuamos a andar, com passos largos, por uma estrada ainda cheia de desafios, em direção ao nosso objetivo de ser a principal instituição financeira dos nossos cooperados", conclui.
SOLIDEZ: Depósitos, carteira de crédito, ativos, registraram uma forte evolução, lembra o vice-presidente João Paulo Fortunato. Recentemente, foram pagos R$ 4,3 milhões em remuneração de juros ao capital próprio dos cooperados, representando 100% da Selic acumulada em 2020, limite máximo da legislação. O capital social é um dos principais formadores do patrimônio que faz com que a cooperativa cresça e prospere.
A cooperativa também distribuiu mais de R$ 20 milhões em sobras aos cooperados, após aprovação das contas em Assembleia Geral Ordinária (AGO) virtual realizada no dia 24 de abril. Mesmo diante de todos os desafios impostos pela pandemia, a cooperativa agiu rápido para estar cada vez mais próxima dos cooperados e garantir os resultados obtidos.
"A Unicred MT tem muito a entregar aos cooperados e os projetos são desafiadores, sem deixar de manter um ambiente de trabalho estimulante para os colaboradores e uma cooperativa forte para os cooperados. Temos uma grande satisfação de celebrar 30 anos de uma empresa sólida, que proporciona desenvolvimento e geração de emprego e renda nas cidades onde estamos presentes", frisa João Paulo.
Em comemoração à data, a Unicred MT lançou uma campanha de valorização dos cooperados e colaboradores. Além disso, a cooperativa irá distribuir uma revista especial de 30 anos, abordando toda a sua trajetória nessas três décadas, principais desafios e conquistas alcançadas.
A Unicred MT atua nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Rondonópolis, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sinop e Sorriso. Mais informações: www.unicred.com.br/matogrosso. (Fonte: Unicred MT)