Alunos de MBA em Gestão Cooperativista comemoram fim do 11º módulo
Manaus (15/04) – Os alunos do MBA em Gestão de Cooperativas participaram, nos dias 11 e 12 de abril das aulas referentes ao 11º módulo, que abordou o tema "Marketing para Cooperativas". A temática possibilitou aos pós-graduandos, conhecer ferramentas e metodologias para valorizar a cooperativa como produto diante de todos os seus públicos. O módulo teve carga horária de 20 horas e foi ministrado pelo professor Cláudio Roberto D’Ávila Filho.
O ponto de partida do curso foi o planejamento da organização que é a formulação do plano estratégico, o qual pode ocorrer a partir de duas visões diferentes: uma tradicional, de que a cooperativa produz e o mercado absorve seu produto; outra, baseada na visão do mercado-alvo. Enquanto na visão tradicional o setor de marketing da cooperativa é considerado secundário, na visão do mercado-alvo ele se encontra no mesmo nível da produção e das finanças.
Segundo a assessora jurídica do Sistema OCB/AM, a advogada Karen Souza, as aulas foram bastante proveitosas. Karen disse que o professor deu uma visão geral do assunto e falou da importância de se manter uma boa comunicação. “Aprendemos sobre a segmentação de mercado e de como é relevante às cooperativas e cooperados investirem no bom atendimento”, finaliza a assessora. (Assimp Sistema OCB/AM)