Aneel avaliará satisfação do consumidor sobre distribuidoras de energia
Brasília (1º/6) – A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acaba de iniciar a aplicação dos questionários referentes à 16ª edição da pesquisa anual que apura o Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC). Os questionários serão aplicados até 20 de agosto de 2015 para avaliar, a partir da percepção do consumidor, o grau de satisfação em relação ao serviço público de energia elétrica.
Em 2014, das 101 empresas (permissionárias e concessionárias) pesquisadas, 38 delas eram cooperativas. O cooperativismo obteve destaque, conquistando as 15 maiores notas, dentre todos os agentes, na avaliação dos consumidores. Clique aqui para conferir o resultado do ano passado.
Serão entrevistados 25.186 consumidores residenciais de 550 municípios, abrangendo a área de atuação das 63 concessionárias e das 38 permissionárias de distribuição de energia elétrica do país. Os resultados da pesquisa serão divulgados em conjunto com a entrega do Prêmio “Índice Aneel de Satisfação do Consumidor – IASC”.
As distribuidoras concessionárias e permissionárias melhor avaliadas por seus consumidores recebem o referido Prêmio. As 101 concorrentes são agrupadas por tipo (concessionária ou permissionária), por critérios regionais e por número de unidades consumidoras. As distribuidoras melhor avaliadas em cada categoria recebem, além do troféu e do certificado, o SELO IASC – marca que pode ser utilizada nas faturas de energia e no material institucional da empresa – um estímulo para a melhoria contínua dos serviços prestados aos consumidores.
O IASC é um indicador de qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras sob a perspectiva dos consumidores e auxilia a ANEEL nas atividades de fiscalização, no aperfeiçoamento do processo regulatório e, recentemente, contribuiu para o diagnóstico de 16 distribuidoras de energia elétrica que foram convocadas pela Agência para discutir a qualidade do serviço prestado.
O resultado da pesquisa permite às empresas buscarem o aprimoramento contínuo dos serviços prestados aos consumidores em suas respectivas áreas de atuação. Para auxiliar na gestão dessa melhoria contínua, a Agência disponibilizou, em 30/3/15, simuladores baseados no modelo do IASC. (Com informações da Aneel e da Infracoop)