Aos 56 anos, Coop prevê crescimento de 13,8% em 2010
Maior cooperativa de consumo da América Latina, a Coop completou 56 anos de varejo nesta semana, com muitos motivos para comemorar. A previsão é fechar 2010 com faturamento de R$ 1,55 bilhão – uma receita 13,8% maior do que em 2009. Segundo o presidente da cooperativa, Antonio José Monte, no primeiro semestre a Cooperativa registrou crescimento real de 8,5%, desempenho superior aos 5,6% computados pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Neste ano foram inauguradas duas unidades de distribuição, em Santo André e Mauá, no ABC Paulista, mas não alcançou sua meta de cinco novas lojas por não encontrar lugares adequados. “Estamos com duas empresas especializadas em geomarketing analisando terrenos no ABC e no interior de São Paulo que possam abrigar novas unidades de distribuição. Enquanto isso, continuamos com a construção da nova central de panificação, em Mauá, em ritmo acelerado. Sua estrutura conta com capacidade produtiva três vezes maior do que a atual, em Ribeirão Pires e será capaz de sustentar a demanda de futuras novas lojas Coop”, explica Monte.
Outra frente de trabalho da Coop tem sido a prospecção de postos de combustível. Ainda neste ano deverá ser inaugurado um na cidade de São José dos Campos, no bairro Morumbi. “Além desse posto, estamos com outras cinco praças – Santo André, São Bernardo, Tatuí, Piracicaba e Sorocaba – aguardando liberação dos projetos junto aos órgãos competentes locais”, esclarece Edson Borréia, gerente de Postos de Combustíveis da Coop.
Pioneirismo
Com uma estrutura organizacional enxuta e seguindo o modelo matricial, a Coop se destaca no mercado em oferecer cesta básica com preços inferiores aos de seus concorrentes, tendo sido a pioneira no varejo brasileiro a disponibilizar drogaria dentro de suas unidades de distribuição, a lançar a TV Corporativa como uma nova ferramenta de mídia indoor, além de lançar a etiqueta eletrônica de gôndolas, evidenciando ao seu cooperado que o preço pago no caixa é o mesmo mostrado na prateleira.
Perfil
Atualmente, a Coop possui mais de 1,5 milhão de cooperados e 30 unidades de distribuição, localizadas no ABC, São José dos Campos, Sorocaba, Piracicaba, Tatuí e São Vicente. Na região do ABC, a Cooperativa detém 24% de share e no ranking 2009 da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) ocupa o 12º lugar em fornecimento bruto.
Campanha de aniversário
Para comemorar seus 56 anos, a Coop está com uma campanha de aniversário, denominada “Promoção Bola Dentro”. Para esta ação, um Renault Clio teve todo o seu espaço interno preenchido com bolas plásticas e até 30 de novembro, os cooperados deverão preencher cupons respondendo a pergunta de quantas bolas plásticas foram colocadas dentro do veículo.
O ganhador da promoção que levará o Renault Clio será aquele que acertar ou mais se aproximar da quantidade de bolas. A abertura do carro será no dia 07 de dezembro e, caso haja empate, o valor do veículo - registrado na nota fiscal - será dividido entre os ganhadores na forma de vales-compras
Esta campanha é válida para todas as unidades da rede e, embora o carro fique exposto na unidade Industrial, em Santo André, as demais lojas poderão visualizá-lo pela TV Coop, que apresentará imagens do Renault Clio de vários ângulos. Para facilitar os cálculos, haverá também nas lojas totens com as dimensões do carro e da bolinha. (Fonte: Ocesp)