Casa do Cooperativismo Goiano realiza 1º Coocenso e 2º Coomunica
Goiânia (12/8) – Esta segunda-feira (10/8) foi um dia movimentado na Casa do Cooperativismo Goiano. Dois eventos foram realizados, um com o objetivo de apresentar os números do Censo do Cooperativismo Goiano e o outro para falar de mídias sociais com os comunicadores das cooperativas goianas. O presidente do Sistema OCB/GO, Joaquim Guilherme Barbosa de Souza, fez a abertura conjunta de ambos os eventos e, após seu discurso, os grupos se dividiram em dois.
Ele destacou a necessidade de um dia de trabalho para aprimorar conceitos e atualizar as ferramentas que promovam o desenvolvimento das cooperativas goianas.
O 1º Coocenso – Reunião de Avaliação do Programa de Visitas e Censo do Cooperativismo Goiano – aglutinou dirigentes cooperativistas de todo o estado, que conheceram os resultados e a evolução do movimento cooperativista em Goiás, por meio dos números do Censo.
Os presentes também puderam ver como são coletadas as informações das cooperativas através do Programa de Visitas e também puderam sugerir pontos para otimizar o trabalho e até informações extras que podem ser levantadas na pesquisa. As cooperativas que participaram das dez edições do Censo receberam um certificado.
O presidente da Cooperativa Agropecuária Mista de Bela Vista de Goiás (Cooperbelgo) João Batista da Paixão Júnior, disse que nestes 10 anos, os cooperados passaram a entender o que é cooperativismo, mas que ainda é preciso melhorar muito. “Cooperbelgo tem 43 anos de fundação, é uma das cooperativas mais antigas do estado e isso já significa que não estamos estagnados e que estamos no caminho certo. Nos próximos 10 anos vamos crescer muito mais”, ressaltou.
Para o diretor de Negócios do Sicoob Engecred, Ricardo Elias, receber o certificado significa consolidar a participação da cooperativa junto a OCB-GO. “Nós temos usado as informações da melhor forma, procurando sempre difundir o cooperativismo, nas suas mais diversas modalidades”, ressalta.
COOMUNICA – O 2º Coomunica – Encontro de Jornalistas e Comunicadores de Cooperativas do Estado de Goiás – reuniu na Casa de Cooperativismo os profissionais de todo o estado para aprimorar o conhecimento na divulgação do trabalho e de produtos de suas cooperativas. Além disso, eles tiveram a oportunidade para discutir o fortalecimento da imagem e da comunicação do setor para a população goiana e de todo o país.
O palestrante André Rodrigues falou que há um esforço dos jornalistas em fazer um bom jornalismo e é isso que vai prevalecer diante de tantos meio e formas de se fazer a notícia. “O bom conteúdo é o que vai prevalecer, porém há que se respeitar o consumidor desse conteúdo adequando o formato para que continue a gerar interesse”, afirmou.
No período da tarde, o palestrante Fernando Leroy, mostrou as estratégias de marketing digital e mídias sociais para os presentes. Ele destacou que os comunicadores precisam pensar estrategicamente, conhecer o público para quem escreve o comportamento e principalmente conversar com esse público. Leroy também apresentou formas de fazer o planejamento estratégico da comunicação digital, ferramentas para fazer o monitoramento da reputação e estratégias de otimizar a presença da cooperativa no ambiente digital. (Fonte: Assimp Sistema OCB/GO)