Cocapec entra para mercado de franquias

A Cocapec (Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas), que completará 20 anos no mês de julho, está na fase final de formatação da primeira loja com a grife Senhor Café. Esta será a chamada franquia-master e servirá de modelo para as demais que a cooperativa pretende abrir. Anselmo Magno de Paula, gerente do Departamento de Café da Cocapec, revela também que a cooperativa deve iniciar, em breve, a prospecção no mercado externo para abertura de exportações de produtos com maior valor agregado, entre eles, o café torrado.Já foram realizados contatos em Portugal e no Japão. O gerente da cooperativa considera que haverá uma dificuldade inicial bastante compreensível. Cerca de 60% do mercado mundial de café pronto para consumo está em mãos de cinco grandes grupos, como Nestlé, Sara Lee e Procter & Gamble. Menos de 0,1% das 24 milhões de sacas exportadas sai do País com café torrado e moído.Embora não revele valores, a Cocapec informa que, para viabilizar essas iniciativas, está destinando 3% do faturamento advindo da torrefação para ações de marketing, visando ao fortalecimento de suas três marcas próprias. A ênfase é na marca Senhor Café, de café expresso, que hoje já representa 50% da produção. O restante é dividido entre os cafés Tulha Velha e Cocapec.A cooperativa destina 30% de sua produção de café torrado para a capital paulista, onde está presente em cerca de 400 pontos de venda. Outros 30% são direcionados ao consumo da região de Franca e 10% abastecem outras capitais e cidades. Os 30% restantes levam marcas de terceiros, segmento no qual a Cocapec atua há dez anos.

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