Comitê de Promoção Social do Sescoop avança na construção da Diretriz Nacional
Brasília, 21/5/2013 – A Diretriz Nacional de Promoção Social que está sendo elaborada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) está mais perto de se tornar realidade. De hoje até quinta-feira (23/5), o Comitê de Promoção Social do Sescoop se reúne mais uma vez, em Brasília (DF), com o objetivo de concluir o texto da política norteadora para o sistema cooperativista. De acordo com a gerente de Promoção Social da instituição, Maria Eugênia Ruiz Borba, a intenção é finalizar a estrutura do documento neste segundo encontro para, nos próximos, trabalhar o desenvolvimento dos programas que vão compor finalizando o documento neste segundo encontro, nos próximos o grupo se dedicará ao desenvolvimento dos programas que vão compor a Diretriz.
“O objetivo do Comitê é aproveitar as ações, projetos e programas que as unidades já desenvolvem em Promoção Social para fundamentar a Diretriz. É nas ações de Promoção Social que chegamos mais próximos de nosso cliente: as cooperativas e todo seu quadro social”, afirma Eugênia. A gestora ressalta ainda que este tem sido, desde o princípio, um trabalho de construção participativa. Composto por técnicos do Sescoop de todas as regiões do Brasil, o Comitê possui, entre seus integrantes, bastante vivência no tema, porém falta alinhar os conceitos. “Temos a felicidade de contar, em nosso grupo, com estados já bem avançados em ações de Promoção Social, que nos trazem justamente as experiências, as dificuldades vividas e, principalmente, os anseios por ver funcionar esta atividade finalística do Sescoop, mas para que esta construção seja melhor potencializada, nossa preocupação é alinhar os conceitos. Somente assim teremos uma discussão rica com base fundamentada em vivências”, complementa.
E segundo Maria Eugênia, este é justamente o ponto de principal destaque em todo o processo de construção da Diretriz: o consenso entre os estados, numa visão sempre geral dos fatos, produzindo um documento realmente com características nacionais, respeitando as características regionais. “Estamos vendo na prática unidades que possuem mais vivência pensando nas possíveis dificuldades e também facilidades que outras, ainda em fase inicial, podem encontra. É sempre um pensamento nacional, não individual”, reflete.
Estratégico – À frente da gerência de Promoção Social do Sescoop há cerca de um ano e meio, Eugênia acrescenta que a área desenvolve uma atividade que tem função de gestão dentro do Sistema Cooperativista. “No cooperativismo, estamos falando de gente. Este é o grande diferencial quando nos comparamos a empresas mercantis. Nosso foco são as pessoas, a harmonia entre colaboradores, instituição e seus familiares. Quando investimos em qualidade de vida, com certeza vemos o retorno no rendimento dos funcionários. Aplicando políticas de responsabilidade socioambiental, obtemos economia, otimização de recursos e o consequente aumento da rentabilidade da cooperativa. Por isso, nossa intenção é fazer com que a Promoção Social ganhe cada vez mais o espaço que precisa para executar seus benefícios”, avalia a gestora.
Temas – Na primeira oficina do Comitê, realizada em abril deste ano, o grupo avançou bastante na definição de conceitos importantes para a Diretriz. Foram definidos o objetivo geral da política, seus eixos estruturantes e linhas de ação a serem abordadas. De acordo com o moderador das reuniões, Benedito Nunes, a meta é traçar, nos próximos três dias, os objetivos específicos, com o objetivo de dar mais concretude aos resultados esperados do documento. “Vamos imprimir um rimo bastante focado neste encontro para a construção de textos e conteúdos que finalizem o último capítulo da Diretriz. Nossa expectativa é por um produto bastante consistente, contando com a participação efetiva de todos os integrantes”, afirma Nunes.
Metodologia – Dando continuidade ao trabalho iniciado em abril, o grupo segue utilizando a metodologia do World Coffee – neste caso, com a tradução “Café Cooperativo”. Trata-se de uma forma de proporcionar maior leveza e eficiência aos debates, conforme explica Maria Eugênia: “Neste método, as discussões são realizadas em um ambiente criativo e descontraído, proporcionando maior fluência de ideias e argumentações, o que é justamente nosso objetivo para a Promoção Social do cooperativismo brasileiro”.