Coopeducar irá gerar eletricidade para consumo próprio

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Vitória (2/3) – A Cooperativa Regional de Educação e Cultura de Venda Nova do Imigrante (Coopeducar), irá consolidar um projeto de instalação de uma unidade de microgeração de energia fotovoltaica, que através da captação da energia solar, irá produzir eletricidade necessária para o consumo da instituição escolar. E a sobra dessa energia poderá ser direcionada para a rede convencional, gerando créditos para a escola. Atualmente, 263 alunos estão matriculados na escola, desde o Grupo 2 da educação Infantil até a terceira série do Ensino Médio.

A ideia da produção de energia tem raiz na sustentabilidade, item presente na base de formação integral do cidadão, adotada desde a origem da Coopeducar. O projeto ganhou forma com a atual crise hídrica dos últimos anos, visto que a maior parte da energia elétrica do país é oriunda de usinas hidrelétricas. Com o déficit de recursos hídricos, as ameaças à produção de eletricidade são muito grandes.

O consultor técnico do projeto, Angelo Coutinho, é aluno do último período de Engenharia Elétrica e contou com a orientação do engenheiro eletricista, James William Laranja Ribeiro, para o desenvolvimento da unidade de microgeração de energia.

Angelo esteve na feira das ciências da Coopeducar, onde apresentou o projeto junto com alunos da instituição.  “A partir dos resultados obtidos em simulação, espera-se que este sistema gere em torno de 11.141 MWh (megawatt-hora) anualmente. No caso da unidade de geração da Coopeducar, a instalação fotovoltaica será composta por 28 placas solares”, explica. O mecanismo será suficiente para fornecer 90% da energia consumida na instituição de ensino.

O diretor da instituição, José Adelso Viçosi, diz que a escola considera o projeto como um ganho na área de responsabilidade ambiental. “A ideia foi desenvolvida no ano passado e, nos próximos dias, faremos a instalação da unidade de geração de energia. Esse é um trabalho pioneiro em nossa região e esperamos que se multiplique para outras instituições”, afirma José Adelso.

Os benefícios da energia fotovoltaica são muitos, entre eles: impacta investimentos em sistemas de transmissão e distribuição, baixo impacto ambiental, redução de sobrecargas na rede, diminuição de perdas e economia dos recursos da Coopeducar. A estimativa é que em cinco anos a economia na conta de energia pague os gastos com compra dos equipamentos.

A resolução nº 482/2012 da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) regulou os aspectos técnicos da microgeração de energia e criou a possiblidade de compensação, pois permite ao microgerador se conectar à rede de distribuição. A energia injetada na rede poderá ser compensada com a energia captada. Quando for gerada mais energia do que for consumida, o que for lançado na rede convencional será revertido em créditos.

ENERGIA FOTOVOLTAICA - Os sistemas fotovoltaicos são capazes de gerar energia elétrica através das chamadas células fotovoltaicas. As células fotovoltaicas são feitas de materiais capazes de transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica através do chamado “efeito fotovoltaico”. Hoje, o material mais difundido para este uso é o silício.

O efeito fotovoltaico acontece quando a luz solar, através de seus fótons, é absorvida pela célula fotovoltaica. A energia dos fótons da luz é transferida para os elétrons que então ganham a capacidade de movimentar-se. O movimento dos elétrons, por sua vez, gera a corrente elétrica. As células fotovoltaicas podem ser dispostas de diversas formas, sendo a mais utilizada a montagem de painéis ou módulos solares. (Fonte: Jornal Coopeducar)

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