Cooperativas apostam na intercooperação para vencer a crise
Tema, tratado na 19ª edição da revista Saber Cooperar, apresenta a atuação conjunta em busca de conquistas que, cada vez mais, sinalizam ampliação de mercados
Brasília (16/2) – Uma planejada e estruturada conjugação de forças e interesses institucionais resulta em comprovados ganhos de escala, aumento da competitividade e redução de custos. A partir do desenho de uma nova estratégia de gestão, as cooperativas brasileiras, atualmente, têm se destacado por um bem-sucedido modelo de negócios com base nessas matrizes que orientam o conceito de intercooperação, importante ferramenta na otimização logística e ampliação de mercados.
No Paraná, quatro cooperativas de porte já se beneficiam da intercooperação. Localizada em Cascavel, a Cooperativa Central Regional Iguaçu Ltda (Cotriguaçu) – formada por um consórcio que agrupa C Vale, Coopavel, Copacol e Lar – segue o exemplo de outras uniões contratuais que exercem conjuntamente a comercialização, a aquisição de insumos, o transporte e a distribuição dos produtos, e configura mais uma experiência compartilhada de êxito econômico e eficiência operacional.
O assunto é um dos destaques da 19ª edição da revista Saber Cooperar. Clique aqui para ler (avance até a página 42)