Cooperativas de consumo se unem para ganhar escala
Cooperativas de consumo, que atuam em sistema de supermercados, assinaram acordo para constituir uma central de negócios. Com a união, a ideia é ganhar força para negociar preços com fornecedores a exemplo do que já fazem as grandes cadeias de supermercados.
A central também quer ganhar escala para alcançar o mercado externo, que as cooperativas de pequeno porte não são capazes de acessar, segundo Marcio do Valle, vice-presidente da maior cooperativa de consumo, a Coop que ocupa o 12º lugar no ranking de supermercados da Abras (Associação Brasileira dos Supermercados). "Também teremos que oferecer contrapartidas, talvez de logística, aos fornecedores. Mas só de ter escala maior já encontraremos melhores oportunidades de negócios", afirma Valle.
A central, que deve começar a operar no início de 2011, já abrange cooperativas de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina, que registraram juntas R$ 2 bilhões de faturamento anual em 2009. Outra meta é a integração de projetos de marketing e tecnologia, segundo Edivaldo Del Grande, presidente da Ocesp (Fonte: Organização das cooperativas de São Paulo).
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