Cooperativas de consumo terceirizam gestão têxtil de suas lojas
Terceirizar o setor têxtil a fim de aumentar a rentabilidade. A medida foi adotada por três cooperativas de consumo do Estado de São Paulo - Coop, a maior do segmento na América Latina, com 28 unidades de distribuição e sede em Santo André no ABC Paulista; Coocerqui, com três lojas localizadas nas cidades de Cerquilho, Boituva e Itapetininga, e as três unidades da Cooperbarra, em Barra Bonita e Igaraçu do Tietê.
Essa rentabilidade é comprovada pelas organizações que aderem ao processo. Há três anos em parceria com o Shopping das Fábricas, empresa escolhida pelas três cooperativas para a terceirização, a Coop vem realizando uma série de mudanças na área de confecções. Inicialmente, foi feito um projeto piloto em três unidades e logo em seguida foi estendido para as demais, totalizando 14 lojas que trabalham com têxtil. Hoje, esses espaços já estão com um layout mais moderno e maior mix de produtos.
A Cooperbarra também optou pela terceirização e, segundo Vicente Souza Barretos Filho, gerente comercial, o trabalho é bastante diferenciado. “A empresa cuida de tudo, desde o estoque, reposição e mudança de coleções. Não precisamos nos preocupar com nada, sem contar que sua logística é bastante eficiente”, acrescenta o gerente.
Perfil: A Shopping das Fábricas é uma empresa de varejo e está no mercado desde 1993. Especializada na gestão da área têxtil, vem ganhando cada vez mais espaço nos supermercados. Com movimentação média de 80 mil peças de roupas por mês e previsão de chegar a 1 milhão por ano, a Shopp das Fábricas, de acordo com o diretor comercial Linneu Salles Leite Neto, explora, gerencia e abastece este espaço, adequando e modernizando as instalações das lojas.
O centro de distribuição próprio está localizado estrategicamente na Vila Anastácio, em São Paulo, próximo às rodovias Bandeirantes, Anhanguera e Castelo Branco. No local, as peças são etiquetadas, embaladas e enviadas paras lojas e tem capacidade para atender pontos de vendas num raio de até 250 km de distância.
“Confecção também tem prazo de validade. Por isso, é preciso gerenciar não só o abastecimento das peças, como também reposição e substituição a fim de acompanhar sempre as tendências da moda. Podemos afirmar que a Shopping das Fábricas é a solução certa para evitar perdas de estoque e melhorar a rentabilidade por metro quadrado. Queremos ser “Benassi das confecções”, explica o executivo fazendo uma alusão à empresa referência no mercado em gestão de hortifrutis. (MP & Rossi Comunicações)