Cooperativismo baiano discute comunicação como ferramenta estratégica de desenvolvimento

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Realizado pela OCEB, Encontro de Alinhamento reúne conselheiros, diretores, gestores e funcionários para construir o futuro do movimento cooperativista no estado da Bahia

Brasília (20/11) – Discutir as nuances da comunicação, bem como seu papel de ferramenta estratégica de desenvolvimento do cooperativismo brasileiro. Este foi o foco da sexta edição do Encontro de Alinhamento Estratégico iniciado hoje pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Bahia (OCEB). O evento e termina amanhã e conta com a participação do presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.

O encontro é voltado aos integrantes dos conselhos diretor, fiscal, administrativo e de ética, além de gerentes e empregados, bem como os principais consultores e prestadores de serviços da unidade estadual da Bahia. O gerente de Planejamento do Sistema OCB, Emanuel Malta, e a gerente de Comunicação, Daniela Lemke, também prestigiaram o encontro e discorreram sobre suas áreas de atuação, bem como sobre a necessidade de se planejar os próximos passos, com vistas ao futuro que se almeja.

O presidente Márcio Freitas disse que discutir a contribuição da comunicação ao planejamento sistêmico é fundamental para que o movimento cooperativista obtenha o empoderamento de que tanto precisa para desenvolver-se.

“Estamos vivendo um momento econômico em que o cooperativismo deve ocupar os espaços e aproveitar as oportunidades. Por isso, temos de trabalhar nossas estratégias com foco na comunicação. Este instrumento é fundamental para mostrarmos à sociedade a força e a ética de nosso movimento. Apenas assim, planejados e organizados, é que poderemos aproveitar esta crise, afinal, vai mais longe quem sabe aonde quer chegar”, comenta o presidente do Sistema OCB.

Márcio Freitas também enfatizou que o Encontro de Alinhamento Estratégico é o momento de promover a integração regional. “Sem dúvida alguma estamos aqui para prestar contas, ouvir críticas, sugestões, demandas e as expectativas de quem vive a rotina cooperativista. Além disso, acredito que, por meio da união, é possível encontrar as melhores soluções e ideias”, argumenta.
 
Ele destacou, também, o trabalho da OCEB no sentido de desenvolver as cooperativas da Bahia, enfatizando o perfil de liderança ativa e inovadora existente no estado baiano, cujos resultados são excelentes. "A Bahia é uma referência quando se fala em persistência, resiliência e trabalho sério, sempre focado em planejamento e governança.”

PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO – O anfitrião, Cergio Tecchio, presidente da organização baiana, por sua vez, destacou a importância do evento para o desenvolvimento sustentável das cooperativas. “Este é um projeto desenvolvido há seis anos consecutivos. É quando toda a nossa equipe está reunida para, de forma coletiva, construir um planejamento organizado, de conhecimento global, com definição de funções e competências”, explica Cergio. Segundo ele, o encontro é um instrumento utilizado para nivelar todas as ações estratégicas com a equipe do Sistema OCEB de forma ampla e aprofundada.

Ao longo do encontro, estão sendo analisados, por exemplo, o andamento do plano estratégico do Sistema OCEB, bem como a execução de ações que foram e estão sendo planejadas para os próximos anos.

BREVE HISTÓRICO – Ao longo dos anos o Encontro de Alinhamento Estratégico passou a funcionar como um fórum para o debate entre os participantes. Neste ano, os participantes puderam assistir à uma palestra intitulada “A comunicação como estratégia para o desenvolvimento do cooperativismo”, ministrada pelo especialista em comunicação, José Luiz Tejon Mejido.

Ele explicou que é fundamental que o cooperativismo tenha uma comunicação sistêmica e forte para falar da essência do movimento à sociedade. "Precisamos impregnar as pessoas com os valores do cooperativismo, mas para isso, é necessário um poderoso processo de comunicação que os decodifiquem à família brasileira", explica.

O especialista afirma, ainda, que a mensagem do cooperativismo precisa ser fácil, simples e atraente e as cooperativas devem promover seus produtos assumindo a marca do movimento do qual fazem parte.

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