Cooperativismo de berço

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Na edição desta terça-feira (7/4), falamos sobre a importância de disseminar entre crianças e jovens os valores e princípios cooperativistas. Hoje (8/4), apresentamos um exemplo claro de aplicação desse aprendizado. Trata-se do perfil do estudante Leandro Ferreira, da cidade de São Roque de Minas (MG).

PERFIL

Consolidada como orientação da maior importância para o ensino e a profissionalização, a prática cooperativista, quanto mais cedo puder ser compartilhada, melhor. É assim que os fundamentos que levam ao aprendizado do empreendedorismo ganham espaço na vida de jovens como o mineiro Leandro Ferreira, de 12 anos, que destaca: “Depois que conheci o cooperativismo, minha vida mudou e comecei a ver as coisas de forma diferente. Sempre penso sobre o que aprendi e isso aumenta a minha vontade de ajudar”.

Aluno da quinta série do sexto ano do Instituto Ellos de Educação, instituição mantida pela Cooperativa Educacional São Roque de Minas, ele teve o primeiro contato com os fundamentos cooperativistas na sala de aula, por meio do Programa Cultura Empreendedora e Cooperativista, implantado pelos estabelecimentos de ensino da cidade mineira no fim do ano passado. “Quando surgiu o projeto na minha escola, achei muito legal. Li os livros dessas matérias, me interessei e quero aprender cada vez mais”, comenta.

“Assim como outras lideranças de nossa escola, o Leandro apresenta características do comportamento empreendedor que devem ser desenvolvidas ao longo do processo escolar”, valoriza a diretora-presidente da Cooperativa Educacional de São Roque de Minas, Maria José de Faria Leite, que informa estar no cronograma a inclusão da disciplina Educação Financeira nas escolas. “Com isso, almejamos um crescimento pessoal e coletivo. A formação de lideranças cooperativistas e empreendedoras comprometidas com o desenvolvimento da comunidade é um dos objetivos da nossa escola e também do Projeto Cooperar para Empreender.”

O projeto, lembra ela, estimula os alunos a descobrirem seus talentos e conciliarem valores do cooperativismo com uma visão empreendedora. Para Leandro, as aulas ajudaram a desenvolver uma preocupação maior com o bem comum. “Entendi que o importante é pensar em ajudar o próximo e não pensar só em si. Daí, quando começaram as aulas, fui me interessando cada vez mais pelo assunto, que era novo pra mim”, relembra.

Assim como os demais alunos, o adolescente tem a oportunidade de vivenciar os conceitos cooperativistas desde a educação infantil. “Pra falar a verdade, as aulas de cooperativismo são as de que eu mais gosto”, resume. “E eu percebo que os meus colegas também ficam interessados, porque a gente apreende coisas diferentes, novas.”

A experiência do jovem estudante o faz recomendar o estudo sobre o cooperativismo a todos, a partir da comunidade em que vive. O aprendizado, defende, é uma motivação para continuar a explorar o tema. Leandro diz que, quando se tornar adulto, pretende continuar a colocar em prática tudo que o projeto lhe ensinou. “Quero usar isso como exemplo sempre, a fim de ter um mundo melhor não só pra mim, mas para todos”, filosofa.

PARCERIA

A Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de São Roque de Minas (Sicoob Saromcredi) acompanha a Cooperativa Educacional desde sua fundação, em 1999. Além de apoiar o funcionamento da instituição por meio do repasse do Fundo de Assistência Técnico Educacional e Social (Fates), a Saromcredi atua com colaboradores que participam de trabalhos voluntários.

A importância da introdução do cooperativismo nas escolas é destacada pelo presidente da Saromcredi, João Carlos Leite: “Entendo como uma oportunidade especial para a construção de nossas futuras gerações, a partir da formação de líderes e sucessores que atuarão nas comunidades de forma consciente, solidária e empreendedora, especialmente na formação do ser humano, através de reflexões e vivências dos valores e princípios cooperativistas. Por isso, nossa preocupação é oferecer a filosofia cooperativista às crianças desde os três anos de idade, pois sabemos que durante a fase infantil é que se forma a base do caráter humano”.

Este ano, o Programa Cultura Empreendedora e Cooperativista será expandido para os demais municípios da área de atuação do Sicoob Saromcredi. Cássia, Delfinópolis, Medeiros, Pratinha, São João Batista do Glória e Vargem Bonita já são cidades que prosperam a partir desse projeto.

AULA DE CONSCIENTIZAÇÃO

Na casa de Leandro Ferreira, aprendizagem é uma atividade bilateral: os pais educam os filhos, que, muitas vezes, retribuem e levam a eles novos conhecimentos. A prática cooperativista, por exemplo, passou a fazer parte do cotidiano da família por meio de Leandro Ferreira e de seu irmão Rafael Henrique Ferreira, de 5 anos, quando eles começaram a aprender sobre o tema dentro da sala de aula.

Em pouco tempo, os pais dos meninos perceberam as mudanças de postura dos dois. Segundo a mãe, Natália Vanessa Ferreira, as atitudes deles se voltaram para a coletividade. “Meus filhos mudaram para melhor, por isso considero as aulas sobre o cooperativismo extremamente importantes para a formação educacional de qualquer criança”, exalta. “Acredito que esse aprendizado faz e fará toda a diferença na vida deles, como estudantes, profissionais e seres humanos.”

O pai, Edvander Ferreira, fazendeiro e comerciante, conta que sempre estimulou a prática de atividades paralelas à escola, a fim de buscar o desenvolvimento do lado social dos garotos. Diz que passou a se interessar pelo cooperativismo a partir das experiências relatadas pelos filhos.

Assim funciona, na prática, a introdução dos fundamentos cooperativistas no ensino: os alunos atuam como agentes disse¬minadores, ao estimular os pais e a comunidade a participarem das palestras abertas promovidas pela escola. A iniciativa, segundo a mãe de Leandro, levou mudanças significativas a toda a região. A cidade começou a gerar mais renda, o que acarretou em melhorias na saúde, no lazer e na educação de toda a comunidade.
 

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