Delegação técnica da Botsuana virá ao Brasil em junho
Brasília (10/04) – No próximo mês de junho o Brasil receberá uma delegação da República de Botsuana que passará por um treinamento em gestão de cooperativas. Esse é um dos desdobramentos do acordo de cooperação firmado entre os governos do Brasil e de Botsuana, em 2005, por meio da Agência de Cooperação Brasileira, visando ao desenvolvimento do Cooperativismo e do Associativismo naquele país. O treinamento será realizado pelo Sistema OCB.
Hoje à tarde, o presidente do Sistema, Márcio Lopes de Freitas, recebeu a embaixadora, Bernadette Sebage Rathedi, para tratar do assunto e um acordo foi assinado para garantir a visita técnica ao Brasil. A reunião ocorreu, na Casa do Cooperativismo, em Brasília.
A ideia é capacitar lideranças cooperativistas e representantes de órgãos reguladores e promotores do cooperativismo em Botsuana na gestão específica de cooperativas de produtores de hortaliças. Todo o projeto é financiado pela Agência de Cooperação Brasileira.
O Sistema OCB, segundo o acordo de cooperação técnica, tem a responsabilidade de receber a delegação de Botsuana e organizar o workshop em gestão de cooperativas. Além disso, uma equipe técnica do setor cooperativista brasileiro realizará duas missões a Botsuana, com o objetivo de comprovar os resultados do projeto.
NÚMEROS – A República da Botsuana está localizada na região sul da África e possui números impressionantes: dois milhões de habitantes, sendo que 39% ainda vivem na zona rural. Do total geral, 81% são alfabetizados e 30% da população estão contaminados com o vírus do HIV. O país tem o tamanho do estado da Bahia, mas 85% de seu território estão cobertos pelo deserto do Kalahari.
ECONOMIA – O país africano possui uma forte pecuária e produção de sorgo, milho, feijão, girassol e amendoim. Além disso, a economia também se baseia na extração de diamantes, cobre, níquel, sal, carbonato de potássio, carvão, ferro, prata e produção têxtil.
COOPERATIVISMO – Os ramos mais representativos são: Crédito, Produção e Consumo. Além disso, há dois outros ramos que o Brasil ainda não tem: Multi-porpose, responsável pelo suprimento de commodities e serviços agrícolas; e Marketing, cuja finalidade é realizar prospecção de mercados e liberação de crédito para produção.