Distribuidoras lutam contra a fraude no consumo de energia elétrica
Profissionais da Cooperativa Regional de Eletrificação Teutônia Ltda. (Certel), da Cooperativa Permissionária de Serviços Públicos de Energia e Desenvolvimento Rural Taquari Jacuí Ltda. (Certaja) e da AES Sul, reuniram-se no último sábado (18/10), no auditório da Certel, em Teutônia (RS), para compartilhar experiências técnicas e jurídicas sobre fraudes de energia, um problema comum às empresas do setor.
Os principais indícios de irregularidades nas instalações elétricas são detectados a partir do histórico de consumo, informações dos leituristas e denúncias através do teleatendimento.
Para as empresas, esses danos dizem respeito à perda no faturamento e à influência negativa nos índices de qualidade do fornecimento DEC (duração das interrupções) e FEC (freqüência das interrupções), que podem causar ocorrências nas redes de distribuição. A população é prejudicada quanto ao fornecimento da energia elétrica que, além das interrupções, pode causar avarias em aparelhos eletroeletrônicos e onerosidade da tarifa. Sem contar a ocorrência de acidentes com a rede elétrica provocada pelas ligações irregulares.
A energia elétrica furtada através das fraudes implica também na redução do recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), sendo prejudicial para o Estado e, por conseguinte, para toda a população. Portanto, a redução das perdas de energia elétrica, além de financeiramente importante para as distribuidoras, implica na melhoria da qualidade da energia fornecida, reduzindo o número de interrupções provocadas por ligações clandestinas.
“A Certel criou um atendimento gratuito para denúncias de fraudes. Trata-se do Disque Certel Energia que atende pelo telefone 0800 516300”, informa o gerente de distribuição de energia elétrica da Certel, engenheiro eletricista Francisco de Oliveira. (Fonte: Certel)