Encontro de comunicação discute desafios e novidades do setor
O Sistema Ocemg-Sescoop/MG sediou nos dias 7 e 8 de junho a 12ª edição do Encontro Estadual dos Profissionais de Comunicação das Cooperativas Mineiras. O evento aconteceu em Belo Horizonte (MG) e contou com cerca de 80 participantes de 65 cooperativas mineiras.
A abertura oficial foi feita pelo superintendente do Sistema, William Bicalho, que lembrou aos participantes a responsabilidade que cada profissional tem ao divulgar o que as cooperativas realizam no estado. “Vocês possuem uma força e uma função de extrema importância no sistema cooperativista. Nunca se esqueçam de que o cooperado é a razão de ser do cooperativismo. Assim, com certeza, a comunicação terá mais resultados positivos sempre”, afirmou.
O primeiro dia do Encontro foi marcado por palestras e apresentação de cases focados no universo cooperativo. O tema “Valores e Princípios do Cooperativismo na Construção da Identidade Organizacional” foi exposto por Taís Motta, especialista em cooperativismo e mestranda em Ciências da Comunicação, que iniciou sua palestra apontando como a mídia se tornou espaço público. Taís Motta ressaltou ainda a importância de estar inserido nos meios de comunicação. “Hoje quem não está na mídia, não existe. É o nosso presente e futuro certo também”.
“Marketing Estratégico para o Cooperativismo” foi a questão abordada pela doutora em Comunicação Social Elizete de Azevedo Kreutz. Para ela, algumas dicas são fundamentais para aqueles que desejam alcançar a excelência no trabalho de comunicação das cooperativas. “Estudar o contexto sócio-histórico (questão espaço/tempo) e manter uma equipe unida contribuem para a eficiência da produção e transmissão das mensagens”, garantiu.
Já na parte da tarde, o público assistiu a apresentações de cases de sucesso de duas expressivas cooperativas mineiras: Sicoob Credicom, com José Augusto Ferreira e Ismael Libânio, e Cemil, com Warlei Tana. Encerrando as atividades do dia 7, Fabiana Aragão, especialista em imagem pela UFBA, apresentou o tema “Estudo de Caso de Marketing aplicado à Cooperativa”.
No segundo dia, duas palestras abrilhantaram o evento. A primeira foi “A importância das Mídias Sociais como Canal de Comunicação”, por Hugo Godinho, e finalizando o Encontro, o jornalista Getúlio Neuremberg fez uma análise sobre a conjuntura atual brasileira à luz da comunicação. O evento foi encerrado pelo presidente do Sistema, Ronaldo Scucato. (Fonte: Ocemg)
"