Especialista diz que cooperativismo é única alternativa sustentável
Brasília (19/05) – Os cooperativistas brasileiros precisam investir em marketing e devem perder o medo de aparecer. Essa é a opinião do consultor em gestão comercial e agronegócio José Luiz Tejon Megido, também diretor do grupo O Estado de São Paulo. Ele encerrou o Seminário Internacional de Mercado Cooperativo, ocorrido em Curitiba (PR), nos dias 15 e 16, dentro da programação da Expocoop 2014. O evento foi realizado pelos sistemas OCB e Ocepar.
Com uma palestra fundamentada em diversas pesquisas e também em muita descontração, Tejon chamou a atenção dos líderes cooperativistas presentes para o fato de que em muitas cidades, as cooperativas produzem itens de excelência, mas não dominam o mercado local.
“Vejo que o cooperativismo como a única alternativa de vida saudável no planeta, nos próximos anos. É esse movimento de pessoas que vai garantir qualidade de vida e igualdade social ao país”, argumenta o especialista.
Segundo ele, é necessário quebrar paradigmas para que o cooperativismo tenha a força de marcas reconhecidas em todas as partes do mundo. “A Coca-cola vende um bilhão de litros por dia, mas ela não comercializa o refrigerante. Ela comercializa felicidade. E as cooperativas podem fazer isso, pois está na natureza delas ser prósperas, já que todos trabalham em prol de todos”, enfatiza.
Para finalizar sua participação no seminário, Tejon disse que no mercado da atualidade, as cooperativas tem um grande potencial competitivo: “elas têm confiabilidade, competência e acessibilidade”.