Hospital Unimed recebe segunda avaliação positiva

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Envolvimento da alta gestão no processo de qualidade, divulgação e entrega do manual de captação de órgãos, metodologia de controle de validade por cores dentro do almoxarifado, gestão com responsabilidade social e cartilha que incentiva o aleitamento materno.

Estes foram alguns dos pontos fortes destacados pela equipe do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), durante a segunda avaliação de manutenção do título da Acreditação Hospitalar no Hospital Unimed Chapecó. O processo de avaliação foi feito recentemente durante visita periódica dos avaliadores Alexandrer Aredes, Renata Bozzuto e Silvana Camelotti.

Os resultados foram apresentados para os membros da diretoria, do setor de Gestão da Qualidade e do Marketing. “A equipe do IQG visita os setores do hospital, com o objetivo de observar as rotinas, gerenciamento de riscos, protocolos clínicos e demais documentos que garantam a qualidade e a segurança prestada ao paciente”, explica a coordenadora de Gestão da Qualidade da Unimed Chapecó, Kátia Meneghini.

O certificado da Acreditação foi conferido ao Hospital Unimed Chapecó em dezembro de 2009, de acordo com as diretrizes da Organização Nacional de Acreditação (ONA). A metodologia estabelecida pela ONA prevê visitas periódicas para avaliação da continuidade dos trabalhos desenvolvidos durante o processo de certificação.

Os profissionais responsáveis pela avaliação fazem parte de uma equipe multiprofissional com experiência em hospitais de grandes centros de referência nacional, proporcionando um benchmarketing entre a rede de hospitais acreditados. A primeira avaliação de manutenção do título foi no mês de julho de 2010 e os resultados foram excelentes.

Acreditação Hospitalar
A Acreditação Hospitalar representa uma evolução na área da saúde, com mudança substancial nas instituições acreditadas.  É a implementação da qualidade nos serviços de saúde, onde todos os processos são monitorados em busca de melhoria contínua.

Também é tecnicamente conceituada como um procedimento de avaliação dos recursos institucionais, que garante a qualidade da assistência aos pacientes por meio de padrões previamente aceitos.

A Acreditação é composta por três níveis: segurança; processos e resultados. Entre as vantagens do processo, estão o estímulo à melhoria contínua da qualidade; valorização na imagem da instituição; redução de desperdícios; redução de custos dos procedimentos; aumento da segurança dos clientes; além de ser um sistema de gestão reconhecido nacionalmente.
(Fonte: MBComunicação)

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