MBA do Sistema OCB/Sescoop-PA aprimora a gestão de cooperativas

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Planejamento, conhecimento e competências valem ouro no mercado atual. Tendências na Gestão de Cooperativas foi o módulo em discussão no MBA em Gestão de Cooperativas, com prof. Dr. Roberto Morais, realizado no último mês, em Belém. O Curso de Pós-Graduação e Extensão (latu sensu) em Gestão de Cooperativas (MBA em Gestão de Cooperativas), é uma parceria entre a Organização das Cooperativas Brasileiras e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Pará (OCB/Sescoop-PA) e a Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo (Escoop), localizada no Rio Grande do Sul. O próximo módulo do MBA  em Gestão de Cooperativas será Relações Públicas e Comunicação Empresarial,com prof. Ms. Sandro Kirst, carga horária de 20 h, dias 17 e 18/05, em Belém.

No módulo sobre Tendências, o objetivo foi compreender o sistema cooperativista como uma forma de gestão diferenciada entre os tipos de empresas existentes e demonstrar a importância do cooperativismo no cenário econômico e, principalmente, no cenário social, além de apresentar as principais tendências do cooperativismo contemporâneo. De acordo com o professor Dr. Roberto Morais, o módulo tratou basicamente de processos administrativos, novas tendências em planejamento, organização, direção e monitoramento, temas emergentes na área da Gestão (Gestão do Conhecimento e Gestão de Competências).
 
"Possuir conhecimento é determinante do sucesso econômico. Sobre tendências, duas delas são bem significativas, que é a profissionalização da gestão e a intercooperação, que apesar de ser um princípio, no ambiente cooperativo ainda é muito pouco praticado. Há uma tendência na formação de Centrais, de federações, em alguns casos, até de consórcios, fusões, etc, estas são algumas da principais tendências na gestão. E ao se falar na gestão do relacionamento, deve-se olhar duas perspectivas no ambiente de trabalho: as relações interpessoais, atitudes e comportamentos. E quando se olha para fora, há também o relacionamento com o cliente. Então de que maneira, a cooperativa vai efetivamente tratar o cliente na busca de melhores resultados e maior competitividade. Na verdade, essa questão do relacionamento tem um vínculo muito grande com as competências, com o que chamamos de capital intelectual. Integra o capital intelectual, o relacionamento com o cliente externo, a parceria, este desenvolvimento e demais questões dessa ordem. Sendo competência uma tendência, é um tema recorrente dentro de Gestão, mas no cooperativismo ainda é novo, pois se falava muito em educação cooperativista e agora que está se partindo para esse processo de gestão do conhecimento que amplia um pouco mais o leque", conclui.
 
O módulo abordou a Gestão do Conhecimento como a gestão dos ativos intangíveis baseados, sobretudo, na competência dos profissionais de uma determinada organização. De fato, os ativos intangíveis, conhecidos também como capital intelectual, estão disseminados por toda a organização. Além das competências das pessoas, deve-se considerar, também, as suas redes de relacionamentos.
 
Para os alunos do MBA, Laís Melo e Deivison Pinheiro, representantes da Cooperativa Coopsai, do município de Barcarena, o curso está superando as expectativas. "O MBA veio pra somar com os meu conhecimentos. De acordo com a nossa realidade, consigo levar para o dia a dia da cooperativa e tento multiplicar a aprendizagem. No futuro, pretendo inclusive utilizar todo o conhecimento como instrutora e contribuir assim com outras cooperativas", disse Laís.
 
O módulo abordou ainda sobre planejamento, os desafios da administração da organização  num ambiente global e sobre processo de longo prazo através do qual uma organização estabelece aonde quer chegar e como quer chegar para o cumprimento de sua missão. "Temos que analisar na perspectiva do planejamento estratégico, precisamos planejar não apenas o hoje, mas  principalmente o amanhã, daqui a quatro, cinco anos" , explica Roberto Morais.
 
"Isto é, pensar como enxergar a organização lá na frente e esta é uma dificuldade que temos porque a maioria dos gestores, independente se são de cooperativas ou não, ainda têm uma visão de curto prazo, ainda não têm uma visão sistêmica de negócio. No MBA, estamos aqui para trabalhar o negócio, um cooperativismo empresarial, e é esta linha que estamos tratando, visando sempre a melhoria da qualidade e a competitividade. A realização do MBA em Belém é uma grande iniciativa do Sistema OCB/Sescoop-PA. Em Manaus, a Escoop está com duas turmas, temos esta em Belém, outra no Acre. A Região Norte está começando a se voltar pra isso e deve dar uma alavancada muito grande. A turma em Belém é muito heterogênea, a formação dos participantes é muito boa, são gestores que estão se reciclando e podem tomar decisões de fato em suas cooperativas, que interagem no MBA, trazem sua vivências dentro do contexto da discussão e podem levar soluções para as empresas, aplicar, e compartilhar da forma mais prática possível o que estamos discutindo em sala de aula", declarou.
 
O Prof. Ms Roberto Morais é Bacharel em Administração e Ciências Contábeis (FAPCCA); Especialista em Recursos Humanos (PUCRS); Mestre em Engenharia de Produção (UFSM); Doutor em Desenvolvimento Regional (UNISC); Vice-Diretor de Pesquisa e Pós-graduação da FACCAT. Ex-Conselheiro do CRA/RS; Membro do Conselho Editorial da Editora Fundo de Cultura (RJ); Conselheiro da Escola Superior do Cooperativismo (Escoop). Conferencista, palestrante e consultor; Escritor – autor dos livros:  Planejamento estratégico: um bem ou mal necessário?; Administração: conceitos e práticas; Diversos artigos publicados em revistas, jornais e anais de congressos.
(Fonte: OCB/Sescoop-PA)
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