Mercado consolidado para o cooperativismo de crédito brasileiro
O cooperativismo de crédito brasileiro, apesar de estar inserido no mercado financeiro nacional, mais uma vez demonstra sua força e organização. Nesta semana, o Banco Central do Brasil divulgou os números do segmento cooperativo de crédito e neles a confirmação que a cada dia os brasileiros têm tido a oportunidade de conhecerem os valores e os benefícios do auxílio mútuo que o cooperativismo dissemina.
É fato que o principal objeto das cooperativas de crédito é buscar soluções financeiras e econômicas para seus associados, prestando serviços e oferecendo produtos com qualidade e segurança, aliados aos menores custos de mercado. Afinal, é por esta razão que as pessoas se reúnem por meio de cooperativas, para criarem alternativas inteligentes com o intuito de superarem obstáculos impostos pelo mercado. São essas mesmas pessoas que, de forma democrática e transparente, administram e conduzem a cooperativa.
No caso das cooperativas de crédito, além das pessoas conseguirem empréstimos a juros menores e movimentarem suas contas com muito menos incidências de tarifas, ainda conseguem excelentes taxas de aplicações financeiras. Isso é fácil de explicar, pois as cooperativas de crédito não são obrigadas a recolher o depósito compulsório e não tem por finalidade atingir lucros, tanto que, havendo sobras no final do período, estas são levadas para a Assembléia Geral dos sócios com o objetivo de decidirem em comum acordo o destino destas.
O cooperativismo tem sido reconhecido e apoiado pelo Poder Executivo Federal como mecanismo de regulação de mercado e potencial alternativa para a inclusão de milhares de brasileiros no mercado financeiro, além de promotor de qualidade de vida e melhoria das condições econômica e financeira da população.
Prova desse apoio é o Programa de Capitalização das Cooperativas de Crédito – PROCAPCRED, que injetou R$ 300 milhões no segmento, proporcionando substancial aumento patrimonial para as cooperativas de crédito, elevando consideravelmente o grau de solidez e alavancando significativamente a geração de negócios.
Dentre os principais indicadores de crescimento do segmento, estão a evolução das operações de crédito, que alcançaram 31,7% de crescimento em relação a 2006, crescendo inclusive acima da média do mercado financeiro nacional, que registrou crescimento de 25,2%; outro indicador que cresceu acima da média do mercado foram os depósitos, que se elevaram em 24,4% contra 18,5% da média de mercado; também merece destaque o crescimento do Patrimônio das cooperativas de crédito, que teve seu maior aumento de volume dos últimos 11 anos (aumento de mais de R$ 1,5 bilhões); e, por fim, os Ativos Totais, que saltaram de R$ 30,2 bilhões em 2006, para mais de R$ 38 bilhões em 2007.
Hoje, existem no País 1.443 cooperativas de crédito e mais de 2.500 postos avançados, perfazendo um total de mais de 3.900 pontos de atendimento espalhados por todo o território brasileiro.