OCB/MS reelege seu presidente durante assembleia

"


A Organização das Cooperativas do Estado do Mato Grosso do Sul  (OCB/MS) realizou sua Assembleia Geral Ordinária (AGO) no dia 16, na qual elegeu Celso Ramos Régis, como presidente e Marcio Portocarrero como vice-presidente para mandato de quatro anos.

Na assembleia também foram empossados os membros natos do Conselho Diretor: Celso Figueira, presidente central da Sicredi Brasil Central, Valdir Pimenta, presidente da Federação das Cooperativas de Eletrificação Rural, dr. Francisco Alberto Dopp, representante da Federal das Cooperativas Médicas do MS e Gervásio Kamitani, representante do ramo agropecuário.

Um novo Conselho de Ética também foi eleito: Antônio Vieira do ramo infra-estrutura, Antônio Kurose do ramo agropecuário e Walter Rodrigues do crédito como titulares e Carlos Marteli do ramo agropecuário, Flodoaldo Alencar do ramo crédito e Lucy Sayegh do ramo saúde como suplentes.
Durante assembleia também foi aprovada a prestação de contas do Conselho Diretor referente ao exercício de 2009, que compreende: Relatório de Atividades; Balanço Patrimonial; Demonstração de Receitas e Despesas.

Autogestão e Responsabilidade Social são discutidos em palestras

No mesmo dia, a OCB/MS recebeu o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, para falar sobre a importância do Sistema de Autogestão. A Ocepar já desenvolve seu programa de autogestão desde 1991 e o cooperativismo paranaense já colheu frutos dessa iniciativa, que surgiu após a Constituição de 1988 que extinguiu a tutela estatal, dando autonomia ao cooperativismo. Atualmente todas as cooperativas registradas na Ocepar participam do programa.

“A autogestão não pode ser entendida como uma fiscalização e sim uma forma de gestão das organizações cooperativas para atingir melhores resultados”, afirmou Koslovski. Segundo ele, a autogestão tem por objetivo a assunção da gestão cooperativa pelos cooperados, líderes e dirigentes; ser efetivamente um instrumento de melhoria empresarial e agregação dos cooperados e tornar ainda mais transparente a administração da cooperativa aos cooperados.

A Ocepar realiza assessoria na constituição de novas cooperativas, principalmente no que diz respeito ao projeto de viabilidade econômica/financeira; organiza os cooperados; faz o acompanhamento econômico/financeiro das cooperativas, realiza capacitação e treinamento e por fim cuida do desenvolvimento e integração.

Todo este sistema faz com que o cooperativismo paranaense tenha aproximadamente 60 mil funcionários, 530 mil cooperados, seja 20% do PIB do Paraná, só as cooperativas agropecuárias representam 55% do PIB agropecuário estadual e exporta para mais de 100 países.
Por fim, Koslovski afirmou que a implementação da autogestão tem que ser entendido como instrumento de gestão permanente das cooperativas.

Outro tema pertinente tratado no dia foi a palestra “Competitividade responsável e sustentabilidade no cooperativismo”, proferida por Benedito Nunes, consultor do Sistema Cooperativo Mineiro-OCEMG. Este tema é tão relevante que será o tema do XIII Congresso Brasileiro de Cooperativismo.“O cooperativismo não veio para mudar o mundo e sim veio fazer diferente no mundo em que vivemos”, declarou Nunes. Ser cooperativamente sustentável é atender as necessidades do presente sem sacrificar as futuras gerações de atenderem suas necessidade e ser eficiente e competitivo em equilíbrio com o politicamente ético, economicamente correto, socialmente justo e ambientalmente responsável, definiu o palestrante.

A competitividade responsável é inerente ao cooperativismo, temos que cooperar para sobreviver. O cooperativismo gera riqueza e distribui o que explica IDH- Índice de Desenvolvimento Humano mais elevado em comunidades onde há cooperativas.

Por isso Nunes ressaltou que a Responsabilidade Social Empresarial é uma relação ética e transparente da organização com todas as suas partes interessadas, visando o desenvolvimento sustentável. E concluiu que a Responsabilidade Social tem que ser vista como uma forma de gestão, que traz reputação e até fortalecimento da marca. (Fonte: OCB/MS)

"

Conteúdos Relacionados