Ocepar conhece a experiência do Cooperjovem de Pernambuco
A reunião foi coordenada pela analista de Desenvolvimento Humano do Sescoop Paraná, Vanessa Cristofolli de Castro, e contou, além dos integrantes do Comitê, com a presença do gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, do técnico da unidade nacional do Sescoop, André de Castro Sena, e da coordenadora do programa em Pernambuco, Maria Madalena do Nascimento.
Resultados - Segundo Leonardo Boesche, os resultados do Cooperjovem no Paraná estão começando a aparecer e são muito positivos. Boesche lembrou que a antiga reivindicação dos educadores das cooperativas de implantar o ensino do cooperativismo nas escolas está sendo atendida agora por meio do Cooperjovem. André de Castro Sena observou que tem percebido resultados muitos animadores do programa em todo o Brasil, e que "o Cooperjovem tem causado um profundo impacto nos municípios onde se encontra funcionando". Ele ainda afirmou que, num momento que se observa a falta de valores na sociedade, "o cooperativismo está disseminando a nação novos valores".
Maria Madalena do Nascimento destacou que o programa desperta nas crianças pernambucanas a importância de cooperar com as outras, possibilitando o trabalho coletivo e, muitas vezes, a criação de cooperativas embrionárias. Uma das experiências gratificantes que relatou foi sobre a mudança de atitude dos professores e alunos do Cooperjovem em relação à Credipajeú, de São José do Egito, no interior do estado. "Antes, as pessoas passavam na frente da cooperativa e nem bola davam, achando que era um banco qualquer" afirma Madalena. Com a implantação do Cooperjovem, os alunos e professores fizeram uma visita à cooperativa e esta se tornou parceira do programa. A partir de então, a comunidade passou a ter uma nova visão da função da Credipajeú. (Fonte: Ocepar)