Ocesp-Sescoop/SP e Centro Paula Souza reforçam parceria
Com o objetivo de capacitar professores orientadores de cooperativas-escolas ligadas a escolas técnicas agrícolas estaduais, ligadas ao Centro Paula Souza da Secretaria de Estado de Educação, o Sistema Ocesp-Sescoop/SP promoveu um encontro nesta quinta-feira (29/5), em sua sede. Vinte e nove professores participaram de palestras que abordaram diversos aspectos ligados a gestão de cooperativas.
“Nossa intenção é buscar mais proximidade com os professores, para compreender as dificuldades e potencialidades das cooperativas-escolas. Como nossa parceria com o Centro Paula Souza é recente, muitas vezes as cooperativas poderiam utilizar melhor os nossos serviços, como orientação jurídica, tributária e os diversos cursos de capacitação”, avalia Andréa Pinheiro, consultora técnica do Sescoop/SP.
As palestras foram ministradas por profissionais do Sistema Ocesp/Sescoop-SP. No início, o consultor Cassiano Faria falou sobre aspectos históricos e gerais do cooperativismo. Na seqüência, Antonio Pedro Pezzuto apresentou uma série de características específicas do ramo agropecuário, e, logo após, Mario César Ralise enfatizou os principais fatores ligados à identidade e gestão cooperativista. Por fim, o advogado Paulo Vieira trouxe noções gerais de tributação nas cooperativas.
Para a professora coordenadora do projeto no Centro Paulo Souza, Eva Chow Belezia, a parceria com o Sistema Ocesp/Sescoop-SP traz benefícios às cooperativas e aos alunos. “Além cumprir uma exigência legal, no caso do registro obrigatório na Ocesp, a relação com o Sistema nos traz orientações fundamentais para a gestão das cooperativas e a capacitação dos alunos.
Vale destacar que o aspecto educacional é o mais importante nessas cooperativas”, salienta Eva. A coordenadora ressalta que as cooperativas geram renda para as escolas e proporcionam aos alunos uma oportunidade de trabalho coletivo. “Eles vivenciam na prática a gestão de um empreendimento econômico”, ressalta.
O Centro Paula Souza criou as cooperativas-escolas em 1994, com o intuito de estimular um trabalho articulado entre alunos, professores e funcionários das ETAEs; co-responsabilizar os alunos pelos projetos agropecuários da escola; integrar a Escola com a comunidade rural através da prestação de serviços, extensão rural e atividades socioculturais, entre outros aspectos. Das 34 Escolas Técnicas Agrícolas Estaduais, 30 já possuem cooperativas-escolas. (Fonte: Ocesp)
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