Planejamento estratégico: sucesso nos negócios
Por: Gabriela Prado (enviada especial)
Alemanha, 8/8/2013 - O que somos e onde queremos chegar como cooperativa de crédito? O questionamento, segundo Odo Steinmann - diretor do Volksbank - é fundamental para a definição de um planejamento estratégico que direcione a cooperativa a um crescimento qualitativo e sustentável. Para isso, Steinmann destaca que as decisões devem ser tomadas conjuntamente, garantindo o alinhamento entre os órgãos diretores e de fiscalização, sempre com foco no cliente. O tema foi tratado durante palestra apresentada aos participantes do Curso de Formação de Conselheiros do Cooperativismo de Crédito (Formacred), promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), em Montabaur, na Alemanha. As atividades ocorrem na Academia das Cooperativas Alemãs (ADG – sigla em alemão).
Satisfação do cliente – “Temos de conhecer bem a realidade e as necessidades dos nossos clientes e da região onde atuamos. É preciso ter em mente, a todo o momento, quais são os nossos propósitos como banco cooperativo, fortalecendo a relação com o nosso público. A ideia é promover, naturalmente, um processo de fidelização, que deve resultar na adesão de novos sócios. Para isso, temos de trabalhar constantemente no sentido de atender aos seus anseios, fornecendo produtos e serviços financeiros adequados, de qualidade, sendo referência, ainda, pela agilidade no atendimento”.
Cenários – “Da mesma forma, devemos considerar, também, o cenário interno, da própria cooperativa, como a capacitação e a mobilização da equipe, e as condições externas. Neste caso, especificamente, nos referimos ao comportamento do mercado, surgimento de novas tecnologias e fatos políticos, por exemplo. Munidos dessas informações, cientes dos pontos fortes e fracos, poderemos definir efetivamente com quais produtos vamos trabalhar, escolhendo os melhores canais de distribuição”.
Administração e controle – “E, para que consigamos cumprir as estratégias estabelecidas, precisamos estar atentos aos prazos, tendo o acompanhamento direto, permanente, dos diretores e dos conselheiros de fiscalização, cada um no seu papel. O trabalho deve ser feito de forma alinhada, baseado em decisões devidamente estudadas e tomadas conjuntamente, contando, simultaneamente, com o importante controle da auditoria. Assim, certamente, garantiremos o bom andamento do que foi planejado e o consequente sucesso do nosso banco cooperativo”.
Sucesso nos negócios – “Com esses focos e disciplina, conquistamos a confiança dos nossos clientes, e isso se reflete em números. Hoje, estamos na ponta, contando com 68 mil membros, sendo, destes, 51% cooperados, percentual que tende a aumentar naturalmente, já que estamos sempre alerta, mostrando a nossa capacidade em atender às suas demandas. Como disse antes, nos organizamos para fazer isso com a maior agilidade possível, tendo, para tanto, uma equipe devidamente capacitada e mobilizada. Por isso, conseguimos cumprir, por exemplo, a meta de dar resposta a um pedido de crédito para a construção de uma obra em 72 horas. Quando se trata de um financiamento para outra finalidade, mais simples, esse tempo reduz para 15 minutos. Fizemos o mesmo para as chamadas telefônicas – de 100, apenas cinco podem ficar sem atendimento imediato. Tem realmente dado certo. O sucesso é crescente e o nosso risco é mínimo. Nos últimos anos, nosso banco tem registrado um total médio de 14 milhões de euros em patrimônio líquido”.