Professores conhecem técnicas para trabalhar a cooperação de forma lúdica
Florianópolis, 15/7/2013 - Transmitir técnicas para o desenvolvimento do teatro nas escolas com foco para a cooperação. Com este objetivo, o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop/SC) promoveu na última semana, em Chapecó, a Oficina de Teatro destinada a professores e profissionais de cooperativas que fazem parte do Programa Cooperjovem.
A coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patrícia Gonçalves de Souza, ressaltou que após participarem do treinamento, os professores têm o desafio de montar uma esquete teatral para ser apresentada até o final do ano para toda a comunidade escolar, com foco para a cultura da cooperação e o cooperativismo.
O treinamento foi conduzido pelo ator, consultor empresarial e especialista em educação não formal e liderança de equipe João Carlos de Oliveira, e pela doutoranda em educação, pesquisadora nacional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, coreógrafa, consultora empresarial, assessora de projetos voltados à área de cultura local e qualidade de vida, Carmem Machado.
De forma lúdica e divertida, foram transmitidas ferramentas para que os professores trabalhem o teatro e valorizem os alunos. “A expressão corporal permite entender as relações de pertencimento, oportunizando a compreensão sobre o mundo e a formação de uma visão crítica”, salientou Carmem.
Segundo Oliveira, quando surgiu a proposta, a ideia foi facilitar a cultura da cooperação na comunidade onde os alunos e professores estão inseridos. “O programa veio para somar essa necessidade que o professor tem de estabelecer elos com a comunidade e o teatro é uma ferramenta poderosa de diálogo, troca de ideias e cultura da cooperação”.
O ator ressaltou, ainda, que as ferramentas lúdicas levam o professor a enxergar as possibilidades e facilitar o entendimento do aluno no sentido do que é a cooperação. “Não queremos o discurso pronto, queremos sentimento. Quando as pessoas percebem o local onde estão inseridas, começam a dar sentido aos valores como, por exemplo, ajuda mútua, solidariedade, camaradagem e, principalmente, respeito”.
Oliveira reforçou que hoje uma das maiores ferramentas que a sociedade tem é a educação. “Aliar o cooperativismo à educação representa valorizar o desenvolvimento da sociedade”, concluiu.
Nesta semana, o treinamento será ministrado para duas turmas no município de Torres.Os cursos serão realizados nos dias 16 e 17 e 18 e 19, das 8h30 às17h30, no Guarita Parque Hotel.
COOPERJOVEM
O ano de 2012 encerrou com mais de 72 mil alunos e 3.100 professores capacitados pelo Programa Cooperjovem em 165 municípios brasileiros. Desenvolvida em 13 Estados, a iniciativa é implementada por unidades estaduais do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (SESCOOP), órgão vinculado à Organização Brasileira das Cooperativas (OCB), em parceria com as Secretarias de Educação, cooperativas e escolas.
Em Santa Catarina, o Sescoop trabalha em parceria com 25 cooperativas, atendendo 76 escolas de 43 municípios. Somente no ano passado, participaram do programa 522 professores e mais de 18 mil alunos da educação infantil e do ensino fundamental. “Isso significa que mais de 25% dos alunos beneficiados pelo Cooperjovem no Brasil são de nosso Estado”, comemora a coordenadora de promoção social do Sescoop/SC, Patrícia de Souza.
A iniciativa almeja que a cooperação, base do sistema cooperativista, seja experimentada durante os processos de ensino-aprendizagem.
(Fonte: Sistema Ocesc / MB Comunicação)