Profissionais discutem gestão de marcas, intercooperação e criatividade
Carambeí (5/11) – O Fórum de Comunicação do Sistema Ocepar teve início, hoje, no Parque Histórico de Carambeí, na região dos Campos Gerais do Paraná. O evento, que reúne 32 assessores de comunicação de cooperativas dos ramos Agropecuário, Crédito e Turismo, foi aberto pelo presidente da cooperativa Frísia, Renato Greidanus. O evento termina amanhã.
O dirigente ressaltou que a cooperativa, que completou 90 anos em agosto, organizou-se para ser a anfitriã do Fórum. “Estamos vivendo um momento de crescimento, mas também de desafios, com a nova marca institucional Frísia, e os investimentos agroindustriais frutos da intercooperação com as cooperativas Castrolanda e Capal”, afirmou.
AÇÕES – De acordo com Greidanus, a expansão do cooperativismo do Paraná exige ações cada vez mais intensas e contínuas de comunicação. “Os profissionais comunicadores têm uma missão muito importante, que é divulgar o que o setor representa para a economia do estado. As cooperativas são responsáveis por boa parte do Produto Interno Bruto (PIB) paranaense, gerando riquezas e impulsionando o desenvolvimento das regiões em que atuam, mas é necessário que as pessoas saibam disso, recebam essas informações sobre o cooperativismo. É um trabalho que deve ser feito por uma boa comunicação”, enfatizou.
CONHECIMENTO - Segundo o coordenador de Comunicação Social do Sistema Ocepar, Samuel Milléo Filho, esses encontros servem para que os profissionais possam não só renovar conhecimentos mas também trocar informações sobre os trabalhos realizados em cada cooperativa.
“Conseguimos reunir um número bastante representativo de assessores de comunicação e marketing neste evento e, com certeza, a programação está repleta de muitas novidades, especialmente em poder conhecer o processo de mudança implantado pela cooperativa local, que recentemente mudou seu nome para Frísia, isto após 90 anos sendo conhecida como Batavo. Também conhecemos o processo iniciado pelo Sistema OCB, com a gerente de comunicação Daniela Lemke sobre o estudo realizado para uma nova marca para o sistema cooperativista brasileiro. Outro destaque foi a palestra do publicitário Rodrigo Rodrigues, presidente da Opus Múltipla, que falou sobre comunicação integrada. Amanhã, o evento segue com oficinas aplicadas pela Escola de Criatividade de Curitiba”, explicou Samuel Milléo Filho. (Fonte: Assimp Sistema Ocepar)