Ramo Educacional discute Cooperjovem e Aprendiz Cooperativo

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Brasília (12/4) – Integrantes do Conselho Consultivo do Ramo Educacional debateram ontem, durante reunião ordinária, realizada na sede do Sistema OCB, em Brasília, a importância dos programas Cooperjovem e Aprendiz Cooperativo, visando o fortalecimento não só do ramo, mas do movimento cooperativista brasileiro, dentre outros temas. Os conselheiros discutiram a possibilidade de promover uma intercooperação entre as unidades estaduais do Sescoop e as cooperativas educacionais.



A estratégia é garantir uma participação ativa do quadro dos associados das cooperativas não só como público-alvo, mas como atores no processo de implementação das iniciativas do movimento cooperativista.



A Gerência de Desenvolvimento Social de Cooperativas apresentou os detalhes de cada programa. A ideia foi explicar sua vinculação com o objetivo estratégico previsto no Planejamento do Sescoop que é ‘Promover a cultura da cooperação e disseminar a doutrina, os valores e princípios do cooperativismo’ nas cooperativas educacionais e instituições da rede pública de ensino.



Foi destacado o atendimento a mais de 80 mil alunos ao longo de 2015 e detalhada a metodologia de projetos educacionais cooperativos, onde parceiros, professores, alunos e comunidade escolar têm a oportunidade de vivenciar a cooperação e atividades colaborativas, na prática, propiciando as mudanças necessárias a uma convivência mais harmônica.



Para os conselheiros a metodologia utilizada no programa Cooperjovem reforça a identidade cooperativista e constitui-se em verdadeiro promotor da disseminação do cooperativismo. Além disso, os conselheiros também veem estes programas como uma oportunidade de reforçar a importância do negócio cooperativo nas comunidades onde as escolas estão presentes.



A respeito do programa Aprendiz Cooperativo, que cumpre a Lei do Aprendiz, a ideia do conselho consultivo é analisar a viabilidade da participação das cooperativas educacionais no processo de capacitação dos jovens, a exemplo do que já tem ocorrido nos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, fomentando, desta forma, a intercooperação e o fortalecimento do programa.

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