Reconhecimento e valorização marcaram evento de premiação do Cooperjovem
Notícias negócios
Na última sexta-feira (7/10), Maringá (PR) recebeu aproximadamente 500 professores e voluntários para compartilharem ideais para ensino em sala de aula e aplicação do Programa Cooperjovem. Esse foi o objetivo do 3º Encontro do Cooperjovem, programa promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e coordenado pelo Instituto Sicoob no estado, com apoio das cooperativas filiadas ao Sicoob Central Unicoob. O tema deste ano foi ‘quem ensina transforma, o conhecimento é o caminho para grandes mudanças’.
O Programa Cooperjovem tem como objetivo fomentar o cooperativismo por meio da educação, nas escolas. “Este objetivo é alcançado com a inserção de uma proposta educacional, baseada na relação ensino-aprendizagem, construída a partir dos princípios, valores e práticas da cooperação, que embasam a doutrina do cooperativismo. Ao estabelecer um diálogo entre educador e educando, a proposta facilita a integração e cria um clima de confiança, respeito e cooperação, ou seja, a escola torna-se uma extensão da família” explica a gerente de Desenvolvimento Social de Cooperativas do Sescoop, Geâne Ferreira.
A programação do evento deste ano trouxe palestras com o professor e coach Nailor Marques Jr, e do consultor organizacional Eduardo Shinyashiki. Houve também apresentação de projetos das escolas e professores participantes e premiação de participantes do Concurso Cultural. Durante a premiação, um reconhecimento especial ao Sescoop Nacional foi entregue às representantes da instituição, Geâne Ferreira e Edlane Melo, pela parceria com o Instituto Sicoob na promoção do programa.
"O Instituto Sicoob é um parceiro importante para a realização do Cooperjovem no Paraná, Pará, Amapá e agora Rio de Janeiro. Receber esse reconhecimento demonstra o compromisso e a relevância estratégica dele para o Instituto", completa Geâne.
Depoimentos - “Mais uma vez nossa meta foi fazer um evento onde o professor e o ensino fossem valorizados, o caminho oposto que percebemos nas administrações públicas, mostrando que o professor é o principal ator na propagação de conhecimento e desenvolvimento social”, explicou o presidente do Instituto Sicoob, George Hiraiwa.
“Acreditamos que os professores são os grandes advogados destes princípios em sala de aula e contribuem para a propagação de seus princípios pelas comunidades e, consequentemente, seu desenvolvimento sustentável”, destacou a gestora do Instituto Sicoob, Emanuelle Soares.
Para a professora Claudia Mertens Suhre, de Dois Vizinhos, o Programa Cooperjovem mudou a realidade, principalmente dentro do ambiente escolar, com reflexo na sociedade. “Onde havia preconceito, agora é aceitação. A atitude dos alunos mudou, o respeito fala mais alto depois do Cooperjovem”, resumiu.
Segundo a professora Gislaine da Silva Tosse, de Loanda, o Cooperjovem é um programa que dá assistência ao aluno, mas muito contribui ao educador. “O Cooperjovem nos oferece subsídio, indo além da proposta e preparando ambos para o futuro”, destacou.