Repasse da metodologia do Programa Cooperjovem será em Brasília

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Brasília (21/08) – Técnicos e instrutores dos 13 estados que desenvolvem o Programa Cooperjovem estarão em Brasília, entre os dias 17 e 19 de setembro, para o repasse da nova metodologia referente ao programa e à formação de professores e educadores da ação. O repasse das informações é uma realização da Gerência de Promoção Social do Sistema OCB.
 
Nesta terça-feira, dia 20/08, analistas da Gerência de Promoção juntamente com as representantes do comitê do Programa Cooperjovem, Ilana Maciel, do Sistema OCB/CE, e Adriana Sandre, do Sescoop/SP, revisaram o conteúdo de formação dos instrutores e propuseram algumas adaptações ao material que, agora passa a ter características que atendam às mais diversas realidades dos estados brasileiros.

De acordo com a representante do estado do Ceará, Ilana Maciel, o impacto desta mudança na prática pedagógica poderá ser percebido a partir dos processos de planejamento, execução, avaliação e gestão das atividades escolares. “O grande diferencial da Metodologia de Formação dos Educadores é o desenvolvimento dos Projetos Educacionais Cooperativos (PEC) que, construídos coletivamente, permitem a avaliação do contexto escolar, identificação das situações-problema, definição das prioridades e proposição de soluções com foco na melhoria do processo de ensino-aprendizagem, do ambiente escolar e porque não dizer da sua comunidade”, afirma a gerente de Formação do Sistema OCB/CE.

Já a paulistana Adriana Sandre afirma que a nova proposta unificada conferirá mais força ao Programa, perante as cooperativas e às secretarias de educação e diretorias de ensino dos 13 estados. “O programa tem agora uma metodologia unificada o que reforça a necessidade de uma implementação única em cada unidade federativa, pois sua aplicação é a mesma de Norte a Sul do País. Além disso, o Cooperjovem ganha a marca de um sistema importantíssimo: o Sistema OCB que é quem cuida do cooperativismo brasileiro”, avalia Adriana.

Para a gerente de Promoção Social do Sistema OCB, Maria Eugênia Ruiz, a formação de educadores na referida metodologia é uma importante etapa do Programa Cooperjovem, que busca assegurar a construção de conhecimentos, além do desenvolvimento de habilidades e atitudes voltadas à prática pedagógica, pautada na cultura da cooperação e sustentada nos valores e princípios do cooperativismo.

“Estamos otimistas com os impactos de resultados que esta nova metodologia viabilizará para o Sistema Educacional e, também para o Sistema Cooperativista visto que, mais uma vez, se apresenta como instrumento de organização que viabiliza a transformação social e desenvolvimento humano”, avalia Maria Eugênia.

Saiba mais
– O Cooperjovem é desenvolvido pelo Sescoop desde o ano 2000, com o objetivo de fortalecer os princípios do cooperativismo e estimular a cultura da cooperação entre os alunos de cooperativas educacionais e escolas públicas dos ensinos fundamental e médio. Atualmente, 13 estados executam o programa (AL, GO, MS, PA, PB, PE, PI, PR, RN, RO, SC, SP e TO). O ano de 2012 foi encerrado com números impressionantes: mais de 72 mil alunos participantes; mais de 3,1 mil professores capacitados; mais de 160 municípios brasileiros atendidos.

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