Sescoop apresenta nova metodologia do Cooperjovem
Brasília (9/04) – A gerente de Desenvolvimento Social do Serviço Nacional de Aprendizagem ao Cooperativismo (Sescoop), Maria Eugênia Ruiz, está em Curitiba, desde ontem, apresentando a nova metodologia do Cooperjovem. Ela participa também do Encontro de Educadores realizado pelo Sistema Ocepar, na capital paranaense.
O encontro, que termina hoje, foi aberto pelo superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. “Temos de preparar a nova geração para manter e ampliar a força do cooperativismo. É preciso cuidar e aperfeiçoar os jovens preparando-os para o futuro”, afirmou Ricken.
Segundo Maria Eugênia, a reformulação da metodologia foi realizada, em 2013, a partir de um levantamento das ações do programa em todas as unidades que o adotaram.
“Fizemos um mapeamento das boas práticas de cada unidade e cooperativa-madrinha e alinhamos o conceito para ter uma identidade sistêmica no Cooperjovem. Nosso objetivo é fazer do programa uma tecnologia social que poderá ser aplicada em qualquer local do país”, explicou.
De acordo com Maria Eugênia, as mudanças na metodologia “conversam” com a proposta do Ministério da Educação e Cultura, sendo transversal e interdisciplinar. “Acrescentamos, na reformulação, uma proposição metodológica de alinhamento para a formação de professores”, concluiu.
FINALIDADE – O Cooperjovem tem por objetivo fomentar o cooperativismo por meio da escola, com uma proposta educacional construída a partir dos princípios, valores e da prática da cooperação.
NÚMEROS – Atualmente, o programa beneficia mais de 90 mil estudantes de 475 escolas, em 13 estados brasileiros, com o apoio de 3 mil professores. Em todo o país, 106 cooperativas adotaram o Cooperjovem, abrangendo 165 municípios.
Participam do Encontro de Educadores, coordenadores do programa nas cooperativas parceiras no Paraná, instrutores convidados, professores e representantes do Sescoop Espírito Santo e do Sescoop Rio de Janeiro, além dos profissionais do Sescoop Paraná.
PARANÁ – O Cooperjovem no Paraná é adotado por 14 cooperativas, abrangendo 64 municípios, 224 escolas e 550 professores, beneficiando cerca de 11 mil estudantes. (Com informações do Sistema Ocepar)