Sescoop busca alinhamento institucional do processo de gestão orçamentária
Sistematizar as informações financeiras e orçamentárias do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) foi a tônica que mobilizou cerca de 50 profissionais das áreas de orçamento e planejamento, que durante dois dias, compartilharam experiências e se debruçaram em teorias para concluir a extensa pauta do 1º Encontro de Orçamento. A iniciativa foi da Assessoria de Planejamento do Sescoop, que tem à frente Renata Boaro. "Estamos construindo um trabalho de forma participativa, ou seja, todos podem contribuir para que definitivamente o Sistema trabalhe com dados padronizados e consolidados", disse a gestora.
Assis Carlos Pacheco, do Sescoop/PR, mudou a sua rotina em Curitiba (PR) para atender a essa demanda em Brasília. "Foi importante, pois todo esse trabalho deve culminar com uma unificação de informações que vai permitir que o Sescoop possa compilar esses dados e apresentar à sociedade. Dessa forma, poderemos divulgar com precisão o que estamos realizando, diz o assessor Administrativo.
Para Valéria Hirasike, que é contadora do Sescoop/SC, o evento trouxe, entre outras novidades, uma nova forma de formatar relatórios. "Existe uma forma mais objetiva de fazer relatórios, e acredito que podemos agilizar esse trabalho com as informações que nos foram repassadas nesse encontro", diz.
Ivanildo Jesus, gerente Administrativo Financeiro do Sescoop do Mato Grosso do Sul, acredita que a instituição está no caminho certo. " Neste último ano, tem sido feito um trabalhado intenso para a sistematização das informações que antes eram muito fragmentadas. Creio que daqui para frente, com apoio da tecnologia, teremos dados consolidados e sistemas de informação que compartilhem esses conteúdos".
"