Sescoop contribui para a melhoria da educação profissional

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Brasília (12/09) – O Brasil é um dos países do mundo com a menor taxa de qualificação profissional entre os jovens. E para mudar essa realidade, o governo federal junto com as instituições formadoras (como o Sescoop), órgãos de fiscalização e entidades de representação de empregados e trabalhadores formaram o Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional (FNAP).

Nesta quarta-feira, mais de 100 pessoas reuniram-se, em Brasília, na segunda reunião ordinária da FNAP, onde foram apresentadas as atividades desenvolvidas em 2013. O evento também serviu para que as entidades participantes esclarecessem as suas dúvidas, referentes aos últimos normativos publicados no País.

REPRESENTAÇÃO - As analistas de Desenvolvimento e Gestão, Edlane Resende Batista e Adalgisa Rodrigues Maia, estiveram presentes no evento, representando a Unidade Nacional do Sescoop – que ocupa uma das cadeiras no Fórum. As discussões também foram acompanhadas por analistas de formação profissional das unidades do Sescoop de São Paulo e do Paraná.

Confira o que foi destaque na reunião do Fórum:

PRONATEC – Um dos assuntos tratados foi o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). De acordo com Edlane Batista, para assegurar o bom desempenho do programa será necessário um ajuste legal na Portaria MEC nº 168/13. “Para expandir as ações da aprendizagem é necessário articular diversas políticas paralelas e, para isso, será preciso adequar o artigo 44 que estabelece que os cursos só serão pagos pelo programa Bolsa-Formação Trabalhador quando realizados por empresas não vinculadas aos Sistemas Nacionais de Aprendizagem”, explica a representante oficial do Sescoop, no FNAP.

TEORIA E PRÁTICA – outro assunto bastante discutido foi a exclusão da obrigatoriedade de o jovem ter de receber 80 horas de treinamento, antes de assumir um posto de trabalho. Essa exclusão consta da portaria nº 723/12, alterada pela nº 1005/2013. Ambas determinam, ainda, a publicação do Catálogo Nacional de Aprendizagem Profissional, no qual já constam os cursos oferecidos pelo Sescoop.

JUVENTUDEWEB – Uma ferramenta que promete fortalecer a divulgação dos cursos e, consequentemente, melhorar a mão de obra nacional é o portal JuventudeWeb. “Nesse ambiente virtual, apresentado na reunião do Fórum, as instituições formadoras devem se cadastrar, informando os detalhes de seus programas de aprendizagem, cursos e informações que estimulem a participação de jovens e adultos”, relata a analista Edlane.

AÇÕES – O Plano Nacional de Aprendizagem passou por uma avaliação. Os participantes sugeriram ações para assegurar o alcance das metas do documento. As sugestões vão desde a promoção da aprendizagem na esfera da administração pública federal, planos de comunicação até a elaboração de medidas que favoreçam a tomada de financiamentos.

“É importante ressaltar o quanto se tem trabalhado pela inclusão educativa e profissional do jovem. No Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional, somos estimulados a debater entre nós – instituições formadoras, órgãos de fiscalização e representação de empregadores e trabalhadores – com o objetivo de mudar o cenário da qualificação profissional no Brasil, por meio da proposição de ações que visam à efetividade na oferta dos programas de aprendizagem”, conclui a representante do Sescoop Nacional.

Para saber mais sobre o FNAP, acesse:  http://portal.mte.gov.br/politicas_juventude/aprendizagem.htm.


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