Sescoop forma 1ª turma do Programa de Jovens Lideranças Cooperativistas

"

Amanhã (09/08) o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) vai realizar a solenidade de formatura da primeira turma do Curso de Jovens Lideranças Cooperativistas. O grupo, com 20 jovens, é de Campo Tenente (PR), onde o programa que tem o mesmo nome do curso foi lançado nacionalmente.

O coordenador do programa na unidade do Sescoop no Paraná (Sescoop/PR), Marcelo Martins, está satisfeito com a evolução do grupo. “Há um ano, encontrei jovens individualistas, tímidos e que conheciam pouco sobre cooperativismo. Hoje, o cenário mudou e temos jovens pró-ativos que trabalham em grupo e completamente conscientes sobre o papel do setor cooperativista para o desenvolvimento de sua comunidade”.

Martins usou como exemplo a festa de formatura que eles organizaram na Casa de Cultura Dom Polski, em Campo Tenente. “Eu me surpreendi quando encontrei em minha mesa o convite e a programação elaborada pelo grupo”, diz o coordenador.

Para o coordenador de Promoção Social da Gerência de Apoio ao Desenvolvimento em Gestão (GEADG) do Sescoop, Jorge Toledo, a conclusão da primeira turma do Programa Jovens Lideranças representa uma conquista para o cooperativismo brasileiro. “Formar jovens conscientes do seu papel como voluntário, protagonista e empreendedor cooperativista poderá transformar a realidade de comunidades e cooperativas”.

Ele explica que o curso dá subsídios para avaliar as necessidades quanto à saúde, renda, cultura, educação e do próprio negócio da cooperativa, e propor soluções participativas que envolvam a juventude local. “Estamos dando um grande passo no fortalecimento da rede nacional de jovens líderes cooperativistas. 

O programa, de 290 horas, criado pelo Sescoop, tem o objetivo de fomentar estratégias de gestão de cooperativa e viabilizar alternativas de sucessão nessas organizações, garantindo a continuidade e o fortalecimento do Sistema.

A metodologia de ensino aplicada no programa é bem flexível. Adapta-se às dimensões da cooperativa e sua forma de atuar junto à comunidade. Também respeita as características da região que influenciam o jovem. Ela é composta por abordagem teórico-cognitiva: conteúdos teóricos sobre o papel do líder no sistema cooperativo; abordagem vivencial que inclui atividades, exercícios e provas situacionais, nos quais o jovem poderá experimentar, na prática, o conhecimento adquirido na primeira fase e perceber a eficácia dos conceitos apresentados; e o projeto aplicativo.

O material didático do programa é composto por três livros (módulo básico, intermediário e avançado), livros de exercício e mochila.

"

Conteúdos Relacionados