Sescoop promove encontro de alinhamento entre unidades estaduais e nacional
O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) promove durante esta semana, de 11 a 15 de junho, um encontro entre 100 colaboradores de todas as unidades - estaduais e nacional. É o “Encontro da Área Meio”, que tem como finalidade capacitar os profissionais sobre a aplicação do regulamento de licitações e contratos do Sistema S, discutir novas práticas contábeis reacionadas ao Sescoop, de acordo com a legislação vigente, além de tratar sobre questões de auditoria (interna, externa e independente).
“Esta capacitação é uma iniciativa que atende ao planejamento estratégico do Sescoop, no sentido de desenvolver as competências necessárias aos desafios institucionais”, pontuou o superintendente da instituição, Luís Tadeu Prudente Santos, ao abrir oficialmente o evento na tarde desta segunda-feira (11/6). Segundo Tadeu, o objetivo principal é alcançar o alinhamento de conceitos e procedimentos em torno de temas relevantes e recorrentes no dia a dia dos colaboradores do Sescoop para facilitar e aprimorar as tomadas de decisão.
De acordo com a gerente de Pessoas, Ana Cláudia D’Arce de Lima, responsável pela coordenação do evento, foram contratadas duas instituições especializadas nos temas para ministrar as palestras técnicas. “Uma delas é a JML, que possui vasta experiência no regulamento do Sistema S para licitações e contratos, e que nos presta consultoria na área jurídica já há algum tempo. A outra é a MRP Auditoria e Consultoria, que vai tratar das questões contábeis-financeiras e de auditoria, com foco principal nos Comitês de Pronunciamento Contábil”, esclarece a gestora.
O gerente Geral de Operações, Ryan Carlo, ressaltou aos participantes a importância da troca de experiências: “É fundamental que vocês aproveitem a oportunidade para fazer perguntas, esclarecer as dúvidas que possuem e comparar as realidades de cada estado, à luz do entendimento trazido pelos consultores”. Segundo Ryan, o aproveitamento dos colaboradores será essencial para determinar a realização de outras rodadas de capacitação. “Com base nos últimos relatórios de gestão, identificamos como necessário abordar estes temas. Pretendemos dar continuidade ao processo de formação dos colaboradores com outros encontros, que poderão ser semestrais ou anuais, com base na avaliação que obtivermos dessa primeira rodada”, afirmou.
O “Encontro da Área Meio”, que teve início nesta segunda-feira, segue até sexta (15/6), no auditório Antônio Rodrigues Filho, na sede do Sescoop, em Brasília (DF).
"