Sescoop/SC celebra 17 anos de formação profissional e promoção social

Florianópolis (15/9/16) – O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Santa Catarina (Sescoop/SC) completa 17 anos no sábado, dia 17, comemorando resultados expressivos dos trabalhos desenvolvidos com as 260 cooperativas do estado. A entidade se destaca por promover o crescimento do cooperativismo de forma integrada e sustentável por meio da formação profissional, da promoção social e do monitoramento das cooperativas, contribuindo para sua competitividade e para a melhora da qualidade de vida dos cooperados, colaboradores e familiares.

Somente em 2015, os investimentos foram da ordem de R$ 15 milhões para ações de formação profissional, promoção social e outras atividades, num total de 1.471 eventos, que atenderam 121.607 pessoas – entre associados, colaboradores e dirigentes de cooperativas.

Entre os principais programas mantidos pelo Sescoop/SC estão a formação e capacitação profissional, promoção social, monitoramento e desenvolvimento de cooperativas, ações centralizadas, ações delegadas, auxílio educação, programa Cooperjovem, programa jovens lideranças cooperativistas (JovemCoop), mulheres cooperativistas, jovem aprendiz, auxílio-educação, programa de desenvolvimento da gestão de cooperativas (PDGC), formação para conselheiros administrativos e fiscais para cooperativas de crédito (Formacred), monitoramento e auditoria em pequenas cooperativas.

O presidente do Sescoop/SC, Luiz Vicente Suzin, ressalta que a entidade vem cumprindo sua missão de forma exemplar, o que contribui para que as cooperativas sejam mais fortes e conscientes de sua posição. “Representamos um sistema cooperativista considerado referência nacional e, sem dúvida, com as ações de forma estruturada e a disseminação dos princípios cooperativistas, especialmente do quinto (Educar, formar e informar), o Sescoop/SC exerce papel relevante na conquista dessa posição”.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL – O Sescoop/SC se destaca pela quantidade e qualidade dos cursos, treinamentos e capacitações oferecidas para colaboradores, dirigentes e associados. A ênfase da entidade nas ações diretas está no sentido de ouvir as demandas e contratar instrutores com reconhecido conhecimento de formação do sistema cooperativista, visando melhorar continuamente a capacitação dos colaboradores das cooperativas. O treinamento e capacitação faz parte da Formação Profissional e é um dos pilares do Sescoop. Em 2015 foram realizados 44 eventos nesta área.

AUTOGESTÃO – Com a autogestão, o Sescoop/SC apoia a profissionalização da gestão das 260 cooperativas, oferecendo suporte, monitorando ações e contribuindo para que elas estejam estruturadas e preparadas para transpor os desafios que possam se tornar obstáculos ao seu desenvolvimento. A autogestão está baseada no autoconhecimento e na ampla atuação conjunta, cooperativista, entre diretoria, conselho administrativo, fiscal, colaboradores e cooperados.

PROMOÇÃO SOCIAL – A área de Promoção Social do Sescoop/SC visa operacionalizar os eventos centralizados desenvolvidos aos colaboradores, cooperados, familiares e dirigentes das cooperativas beneficiárias de Santa Catarina. As ações objetivam a melhoria da atuação dos envolvidos na gestão das cooperativas, por meio de ações voltadas à educação, à saúde, à cultura, à integração social, à geração de renda e ao meio ambiente, que podem ser desenvolvidas por meio de diferentes estratégias. As ações da promoção social do Sescoop/SC incluem o Programa Cooperjovem, Programa Jovemcoop, o Programa Mulheres Cooperativistas, o Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, entre outros.  (Fonte: Sescoop/SC)

Conteúdos Relacionados