Sescoop/SP conclui módulo II do Programa de Formação de ADHs 2016

São Paulo (5/9/16) – Pelo segundo ano, o Sescoop/SP está promovendo, nos quatro Núcleos Regionais – Sudeste, Nordeste, Oeste e Centro Paulista –, o Programa de Formação dos Agentes de Desenvolvimento Humano (ADHs), que tem como objetivo valorizar o trabalho do ADH nas cooperativas e desenvolver suas competências.

O Sescoop/SP busca auxiliar na profissionalização da gestão das cooperativas por meio de ferramentas tecnológicas e o ADH, em conjunto com o Sistema de Gerenciamento do Desenvolvimento Humano (GDH), é um dos mecanismos das áreas de Formação Profissional e Promoção Social.

“O Monitoramento tem o PDGC, que dá um panorama da gestão, e o GDA, que aborda índices econômicos e financeiros. Eles atuam de forma casada ao ADH e GDH, dentro do planejamento estratégico que o Sescoop/SP faz com as cooperativas, e permitem a mensuração de resultados da gestão”, explica o gerente de Formação Profissional Alexandre Ambrogi.

Segundo ele, o programa visa desenvolver, principalmente, a competência de gestão do ADH, que tem impacto direto na gestão das cooperativas. “Nós trabalhamos a articulação do ADH como profissional estratégico. Por exemplo, queremos desenvolver sua comunicação e prepará-lo para fazer leituras do impacto das ações da Formação Profissional na gestão da cooperativa. O ADH tem que saber avaliar o que está melhor e o que precisa de mais atenção, para que a cooperativa possa atingir as metas estabelecidas no planejamento estratégico”.

A analista de Formação Profissional Camila Matos afirma que esse acompanhamento possibilita a continuidade do planejamento das cooperativas para os próximos anos. “O ADH é responsável por solicitar as ações de Formação e Promoção que estão vinculadas ao planejamento, então, ele tem que saber avaliá-las para que o desenvolvimento da cooperativa seja um ciclo: realizar a ação, ver se foi efetiva e, com base nisso, promover outras atividades”, detalha.

MÓDULOS – O Programa de Desenvolvimento de ADHs apresenta cinco módulos de 16 horas, como no ano passado, mas passou por algumas alterações com base nos feedbacks dos alunos. Essa edição contou com inscrições de 118 profissionais de 95 cooperativas.

O Módulo I, Gestão de Educação Corporativa, foi realizado durante os meses de julho e julho – cada Regional tem sua data e local – e abordou o papel do ADH nas cooperativas, além de sensibilizar para a importância da Educação Continuada como diferencial competitivo das empresas.

Já o módulo II, Gestão Estratégica de Pessoas, foi encerrado na semana passada – dias 23 e 24 de agosto, na regional Centro Paulista –, e tratou de temas como gestão do clima organizacional, conceitos de liderança e de gerenciamento, feedback e avaliação de desempenho, entre outros. “A ideia foi pensar no desenvolvimento do ADH em conjunto com o desenvolvimento da cooperativa. Nesse módulo, foram desenvolvidas competências como trabalho em equipe, comunicação e planejamento estratégico”, explica Camila.

Ministrado pela instrutora Adiliana Peres, psicóloga especialista em administração de Recursos Humanos, o módulo teve como foco principal o pertencimento dos cooperados a suas cooperativas. “A professora destacou valores e atitudes, como por exemplo, o que o ADH pode fazer pela sua cooperativa e como ele pode ser líder da sua vida e isso ter impacto no seu trabalho”, conta a analista.

De acordo com o cooperado da Uniodonto Americana, Santa Bárbara e Nova Odessa, Robson Cicolin, o 2º módulo do curso foi como uma revolução para os ADHs. "A seleção da docente foi assertiva. Ela navegou pela diversidade cultural das cooperativas participantes e respondeu nossas duvidas de forma simples, clara e objetiva. Nesses dois dias de aula, aprendi um conteúdo programático de grande aplicação, tanto para meu trabalho como conselheiro fiscal da cooperativa, como na profissão de cirurgião dentista e docente universitário", destaca.

Até o final do ano, serão realizados os três módulos restantes do Programa: Treinamento e Desenvolvimento, em agosto e setembro; Técnicas de Negociação, em setembro e outubro; e Gestão de Carreira, em novembro. Além disso, entre setembro e outubro, as quatro regionais receberão as turmas de ADHs formadas em 2015 para o módulo Gestão da Performance, que dará continuidade à capacitação.

Em 2017, o Sescoop/SP promoverá encontros entre as turmas de 2015 e 2016 para que os profissionais avaliem e debatam as ações realizadas e auxiliem a instituição a desenvolver novos projetos. “De forma geral, nós queremos desenvolver um profissional cada vez menos operacional e mais estratégico e fazer com que o ADH saiba o porquê ele realiza aquele trabalho e a importância que ele tem”, conclui Ambrogi. (Fonte: Sescoop/SP)

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