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Sistema Cecred agora é Sistema Ailos

Brasília (11/7/18) – Com mais de 650 mil pessoas ligadas ao sistema e presença nos três estados do Sul do país, a Cecred é uma das principais entidades cooperativistas do país. Ao todo são 13 cooperativas filiadas, que juntas geram mais de R$ 6,5 bilhões em ativos. O crescimento e a busca por inovação presentes na história da instituição motivaram uma reestruturação de marca e uma das principais características deste novo momento é a evolução da identidade.

Por isso, desde o último dia 3/7, o Sistema Cecred passou a ser Sistema Ailos. O nome é baseado na palavra Ayllu, originada no século XVI, na região dos Andes, e denomina a base da sociedade Inca caracterizada pelo trabalho cooperativo.

A mudança, de acordo com o presidente do Conselho de Administração do Sistema Ailos, Moacir Krambeck, pretende destacar os objetivos centrais da instituição, que preza por ser uma organização estruturada e ao mesmo tempo simples, onde todos possam ser beneficiados. “Com esse posicionamento, não estamos apenas acompanhando as mudanças do mundo e sim fazendo parte delas. Quando se fala de economia colaborativa as pessoas são os agentes da transformação e esse conceito passa a estar presente em várias frentes”, argumenta.

O executivo explicou que, na prática, as agências continuam operando como antes, mas que, gradualmente, ocorrerá a substituição de produtos como cartões e talões de cheque, de forma prática e ordenada.

“Nossa essência permanece a mesma, assim como os serviços e a proximidade com os cooperados. O que será alterado é o visual das cooperativas ligadas ao Ailos, que passa a ser mais moderno e condizente com o nosso propósito. Nas fachadas de cada posto de atendimento, por exemplo, prevalecem as novas cores, mas com o nome da cooperativa”, comenta.

Confira abaixo a entrevista com o presidente do Conselho de Administração do Sistema Ailos.

 

O que motivou essa mudança de marca?

Moacir Krambeck - A mudança de marca foi motivada pela necessidade de evoluir e acompanhar as transformações do mundo, da sociedade, e principalmente, para acompanhar nossos cooperados. É uma maneira de fortalecer ainda mais nossa relação de confiança e aproximação e reafirmar nossa essência cooperativista. Essa evolução reflete a integração com os mais de 650 mil cooperados e com todas as cooperativas que integram o Sistema.

 

O que a palavra Ailos significa?

Moacir Krambeck - Ailos foi criado a partir do nome original Ayllus que era a organização social de um povoado Inca. Esse povoado era organizado em pequenas comunidades, ou seja, em Ayllus. As ferramentas usadas e o alimento originado da sua agricultura eram compartilhados entre os seus membros. Temos aqui, portanto, um registro de uma sociedade verdadeiramente colaborativa, que é a base do nosso novo posicionamento de marca.

 

Na prática, o que vai mudar?

Moacir Krambeck - A base das mudanças está no posicionamento de marca que passamos a assumir: a instituição financeira da economia colaborativa. Com esse posicionamento, não estamos apenas acompanhando as mudanças do mundo e sim fazendo parte delas. Quando se fala de economia colaborativa as pessoas são os agentes da transformação e esse conceito passa a estar presente em várias frentes: no novo nome, na comunicação e na nova arquitetura de marca, onde os logotipos de todas as cooperativas passaram a ser padronizados visualmente, facilitando a identificação das cooperativas singulares que fazem parte do Sistema Ailos. No entanto, as cooperativas singulares são as mesmas, com os mesmos nomes. Nosso propósito é a crença no cooperativismo como o melhor modelo para o cooperado e para o futuro da sociedade.

 

Haverá substituição de cartões, talões de cheque e outros produtos do Sistema?

Moacir Krambeck - Haverá uma mudança gradual. Os produtos começarão a ser substituídos conforme acabarem os estoques (no caso dos talões de cheque) ou conforme o seu vencimento (no caso dos cartões).

 

Poderia nos adiantar as linhas gerais da estratégia de consolidação da nova marca?

Moacir Krambeck - Vamos destacar os objetivos centrais da instituição, que preza por ser uma organização estruturada e simples, onde todos possam ser protagonistas do desenvolvimento local. Esse movimento transformador trazido pelo cooperativismo de crédito é a nossa essência. Atuar pelo fortalecimento da comunidade fazendo com que os cooperados sejam os membros ativos é uma característica muito presente e queremos reforçar isso por meio de uma marca que a evidencie ainda mais.

 

De forma mais ampla, quais os desafios/oportunidades do SNCC?

Moacir Krambeck - Acredito que Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) tem como desafio básico, transformar o cooperativismo de crédito efetivamente numa rede, independentemente de marca, uma só infraestrutura que atenda aos 9,3 milhões de cooperados em todo o país. Com certeza, haveria uma redução de custos significativos aos cooperados e melhoraria, em muito, a sustentabilidade das cooperativas.

 

Segundo informações do Banco Central (2017), a média de idade dos associados a uma cooperativa de crédito é 45 anos. O Sistema Ailos tem se preocupado em atrair o público jovem para sua carteira?

Moacir Krambeck - A faixa etária de cooperados do Sistema Ailos está em 38 anos de idade, sendo que a idade modal é de 28 anos. A mudança da marca reflete um novo posicionamento de marca bastante atual e que se comunica com todos os públicos, inclusive o jovem que já está muito presente nas nossas cooperativas. O Sistema Ailos está sempre preocupado em gerar oportunidades para que todos, independentemente da idade, sejam agentes transformadores da comunidade onde estão inseridos.

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