Sistema OCB/RJ apresenta plano de comunicação interna aos colaboradores
Rio de Janeiro (4/6) – O projeto de Comunicação Interna – Endomarketing do Sistema OCB/RJ foi apresentado aos colaboradores da unidade estadual, na segunda-feira, dia 2. O programa será implantado na instituição por meio da Eleve RH Consultoria e Coaching.
O objetivo é trazer motivação, qualidade de vida, informação e valorização aos colaboradores, visando a uma mudança construtiva, melhorando assim a comunicação interna da empresa e, consequentemente, o atendimento aos clientes externos.
O projeto terá a duração de 120 dias e será dividido em cinco etapas: Pesquisa e diagnóstico, Definição de meta global, Criação dos ícones de comunicação interna, Definição das melhores estratégias de comunicação e Implantação das ações.
A apresentação foi realizada pela diretora da Eleve RH, Shana Allevato. “O endomarketing é uma das ferramentas mais utilizadas para a melhoria do clima organizacional, facilitando as relações entre patrão e funcionário. Os colaboradores fazem parte do processo de conquista, encantamento e fidelização dos clientes externos. E tudo que é feito dentro da empresa, seja bom ou ruim, reflete no cliente externo. Por isso, é importante o endomarketing, afinal, se o funcionário está satisfeito, ele poderá fazer bem o seu trabalho, que é a engrenagem principal para o êxito da empresa”, destacou Shana.
Coordenador de Recursos Humanos do Sescoop/RJ, Valdinei Calixto, entende que a uniformização do processo de comunicação é importante para o sucesso de uma instituição: “A partir do momento em que identificamos os nossos stakeholders (clientes) poderemos criar ações e estratégias para termos uma linguagem única e de fácil entendimento. A função do RH será criar uma boa comunicação e manutenção interna da empresa, aplicando ferramentas do marketing, porém destacando seus valores, cultura e objetivo”, explicou.
O presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, entende que o desenvolvimento do sistema cooperativista passa por uma comunicação mais eficiente.
“Todas as medidas são bem-vindas para o ambiente corporativo. Mas antes de conquistar o mercado e o cliente, é necessário que a empresa priorize o plano de envolvimento de sua administração, para que possa obter excelência e alcançar a satisfação de seus colaboradores”. (Assimp Sistema OCB/RJ)