Tem início a terceira turma do Lidercoop em Belo Horizonte
Brasília (13/2/17) – “O grande desafio do cooperativismo para 2017 é continuar com sua busca por um trabalho solidário, sensibilizando todos para um objetivo comum que é contribuir para que o país retome o rumo do seu desenvolvimento, crescimento, prosperidade e inclusão social. E a formação de líderes e gestores é fundamental para isso".
Com esta declaração, Paulo Paiva, professor da Fundação Dom Cabral (FDC) e ex-ministro do Trabalho (1995 - 1998) do Governo Fernando Henrique Cardoso, iniciou o primeiro módulo do Programa de Gestão Avançada para Lideranças (Lidercoop), "Cenário Político Econômico e Gestão Estratégica de Cooperativas", realizado nos dias 1º e 2 de fevereiro, na Casa do Cooperativismo Mineiro, para 34 gestores e dirigentes de 30 cooperativas.
Implantado em 2015, o Lidercoop é uma parceria do Sistema Ocemg com a FDC. Em seu terceiro ano consecutivo, o programa desenvolve competências de gestão, visão e conhecimento nos participantes, com vistas às várias funções empresariais e de negócios com aplicação nas cooperativas.
Abordando o tema "Gestão Estratégica de Cooperativas", Carlos Bonato, professor de Estratégia e Performance da FDC, explanou sobre a necessidade de renovação da gestão dos empreendimentos. "É preciso acordar para as mudanças de mercado e não acreditar que o modelo que sua empresa ou cooperativa segue é eterno", afirmou.
Na mesma linha, o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, lembrou que formação profissional e a capacitação dos cooperativistas é o melhor caminho para o segmento se destacar. "O cooperativismo tem que ser reinventado diariamente. Por isso é importante capacitar as pessoas", frisou.
Integrante da terceira turma do Lidercoop, o superintendente geral de Gestão Empresarial da Unimed-BH, Alexandre Flores de Almeida, lembrou que a preocupação com a gestão e a formação de lideranças é uma prioridade da cooperativa. "Buscamos sempre um diferencial, e, com certeza, essa parte de treinamento e troca de experiências, é um deles", destacou.
Para a diretoria de Negócios do Sicoob Credivag, Cristiana Silveira, "temos que caminhar para ter cada vez mais alinhamento e produtividade, porque nós temos que dar resultado para os nossos cooperados", comentou. A cada dois meses é realizado um módulo do Programa e o segundo está agendado para os dias 25 e 26 de abril, na sede do Sistema Ocemg. Até o final do ano, serão abordados 12 temas estratégicos, divididos em seis módulos de 16 horas, resultando em um treinamento de 96 horas.
(Fonte: Sistema Ocemg)