Unimed Araguaína conquista a ISO 9001:2008
Araguaína (12/5) – A Unimed Araguaína acaba de alcançar uma de suas maiores conquistas: a Certificação de Sistema de Gestão ISO 9001:2008. A cooperativa, que completou 24 anos em março, recebeu o certificado no dia 26 de abril, se tornando a primeira cooperativa de trabalho médico do Tocantins com um sistema de gestão da qualidade internacionalmente reconhecido. Araguaína é a segunda maior cidade tocantinense.
O documento, emitido pela empresa certificadora DNV GL, líder mundial em serviços de certificação, atesta que todos os departamentos da Unimed Araguaína atuam de forma integrada e que o trabalho de dirigentes e colaboradores segue normas padronizadas nacional e internacionalmente, visando a boa gestão e o perfeito funcionamento da cooperativa. Na prática, isso representa melhores resultados, maior agilidade, menos retrabalho e desperdício e a redução significativa de possibilidades de erros ou, quando acontecem falhas, a sua identificação e correção imediata.
A certificação ISO 9001:2008 foi recebida com grande alegria por todos na cooperativa, que viram nesta conquista o reconhecimento de um esforço coletivo iniciado em junho de 2014, quando a Unimed Araguaína começou a implantar seu Sistema de Gestão da Qualidade, com o incentivo e apoio do presidente Luiz Carlos de Oliveira e de toda a diretoria. Neste trabalho de implantação de novos processos, mudanças de cultura profissional e adoção de novas normas, a cooperativa contou com a consultoria da empresa Ampliar Assessoria em Desenvolvimento Humano.
Ao longo destes meses, foi realizada uma série de reuniões e cursos para dirigentes e colaboradores, sempre buscando esclarecê-los sobre a importância da certificação, prepará-los e, principalmente, envolvê-los neste processo de implantação das normas de qualidade e do novo modelo de gestão. A gerente geral Valdirene Carvalho explicou que um software foi adquirido para facilitar o acompanhamento dos processos e a troca de informações entre os departamentos.
Ao anunciar a conquista da certificação, durante a reunião trimestral com colaboradores realizada em abril, o presidente parabenizou a todos pelo esforço e o trabalho conjunto que levaram à conquista da ISO 9001:2008. “É com grande alegria que recebemos esse certificado. Estamos muito felizes”, resumiu, ciente de que o sistema de gestão certificado não somente atesta a qualidade do que já vem sendo feito na cooperativa como também possibilita o monitoramento e a melhoria contínua do trabalho.
Benefícios para todos os públicos
A eficiência e qualidade, proporcionadas pelos processos de trabalho atestados pela certificação ISO 9001:2008, impactam diretamente na satisfação e geram muitos benefícios para os usuários, cooperados, prestadores de serviços, instituições parceiras e para os dirigentes e colaboradores da cooperativa.
Dentre esses benefícios estão a certeza, por exemplo, da regularidade na emissão de carteiras, na análise de solicitações de atendimentos e na renovação de contratos. A certificação também proporcionar maior transparência e a garantia da continuidade do trabalho, mesmo com mudanças na diretoria em uma nova eleição, o que é muito importante em uma cooperativa.
A certificação demonstra que a cooperativa adota ferramentas de gestão que melhoram sua produtividade, competividade e funcionamento de todos os departamentos e que os dirigentes e colaboradores estão capacitados e engajados neste sistema de qualidade. (Fonte: Assimp da cooperativa)