Unimed do Brasil completa 35 anos
A Unimed do Brasil completou 35 anos neste domingo (28/11). A Confederação Nacional das Cooperativas Unimed foi criada para zelar pela marca, responsabilidade social e valores cooperativos das 374 cooperativas Unimed, que hoje detêm 37% do mercado de planos de saúde, um crescimento de 54% em relação à primeira pesquisa deste mercado, em 2003.
De 2001 a 2009, os ingressos da marca aumentaram 176%, de R$ 8,4 bilhões para R$ 23,2 bilhões (enquanto o IGPM no período foi 83,5%). Além disso, o Sistema Unimed representou 26% dos R$ 88,5 bilhões de ingressos de todo o cooperativismo brasileiro em 2009. A Unimed do Brasil presta diversos serviços para o cooperativismo médico mais bem-sucedido do mundo.
A Política Nacional de Responsabilidade Social foi criada em 2001. O Balanço Social Unimed de 2005, divulgado em 2006, registrava investimentos socioambientais de R$ 509 milhões.
Já no de 2009, divulgado em 2010, este valor praticamente foi duplicado para R$ 1, 007 bilhão. A Unimed também é parceira do Programa das Nações Unidas para Desenvolvimento (PNUD) e acaba de lançar o Programa “Unimed Abraça os ODM”, para unificar e potencializar a obtenção dos Oito Objetivos do Milênio (ODM) voltados para a área de saúde.
Dentre as iniciativas no segmento está o programa Sinal, que criou a segunda maior rede de videoconferência do Brasil – a maior digital –, mediante o investimento de R$ 2,5 milhões. O projeto aumenta a produtividade das cooperativas, economiza custos e tempo de seus profissionais, além de facilitar a comunicação. Também foi lançada, em 2009, a OrganiTi – Solução Completa em Tecnologia da Informação Unimed, com produtos que contemplam todos os avanços fundamentais para os negócios da Unimed.
Trata-se de uma solução de gestão integrada que atende às regras do setor e automatiza os processos de uma cooperativa. A carteira de produtos OrganiTi é composta por cinco softwares – Cardio (gestão de planos de saúde), Linfo (medicina preventiva), Hilum (capturador de dados e validador de biometria), Nefron (autorizador) e Cerebrum (BI e DW).
A Unimed do Brasil mantém um escritório jurídico no Rio de Janeiro, sede da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), para amplificar a interlocução com a Agência. A confederação participa de câmaras e grupos técnicos, como o Comitê de Padronização das Informações em Saúde Suplementar (Copiss). E leva as postulações das Unimeds à agência reguladora.
A sinistralidade – custo do atendimento médico-hospitalar – é um dos principais desafios à sobrevivência e ao desenvolvimento dos planos de saúde. Uma das principais iniciativas para blindar as Unimeds contra os custos da medicina suplementar é o Comitê Técnico Nacional de Produtos Médicos (CTNPM). O trabalho do CNTPM tem vários focos: negociação com fornecedores de órteses, próteses e materiais especiais (OPME), padronização desses produtos, obtenção de preços referencias.
Sobre a Unimed
O Sistema Unimed detém 37% do mercado de planos de saúde, por meio de 375 cooperativas, que abrangem 83% do território brasileiro, e têm mais de 16,8 milhões de clientes. É formado por mais de 109,4 mil médicos cooperados, e faturou R$ 23,2 bilhões em 2009.
Outros destaques: a Unimed é, por 16 anos consecutivos, Top of Mind em Planos de Saúde, de acordo com o Instituto Datafolha; conquistou, por 11 anos, o Top of Mind Fornecedores de RH; foi escolhida, pela nona vez consecutiva, a marca de planos de saúde em que os brasileiros mais confiam, na Pesquisa Marcas de Confiança, conduzida pela Revista Seleções/Instituto Marplan no Brasil; Pesquisa da consultoria BrandFinance estimou o valor da marca Unimed em R$ 2,94 bilhões.
(Fonte: Unimed do Brasil)